segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Província Pilsen - Mas não é bem assim uma Pilsen!

O Edson luis de Souza, vulgo Velho, grande amigo meu há mais de 30 anos, foi fazer uns trabalhos lá prás bandas de Caxias do Sul e mandou uma mensagem. Tem cervejas por aqui, quer que eu leve? Sem dúvida, respondi. Mesmo morando em Jaraguá, trouxe as cervejas até Joinville e não aceitou o pagamento. Amigo é amigo. Várias garrafas e latas e entre elas escolhi a Província Pilsen para degustar primeiro. Muito obrigado Edson.


Província - Foto by Monich

Essa é uma cerveja que não encontramos nos supermercados por aqui em Joinville.

Boa aparência dessa cerveja, com destaque para o líquido dourado médio. Um creme branco, de boa altura, boa consistência e média duração.

Inicialmente precisou de uma ajuda para os aromas aparecerem, mas logo o malte apareceu bem presente e agradável. Lá no fundo um leve toque de lúpulo herbal melhorou o aroma, mas em seguida percebi leve metalizado.

O malte é realmente o destaque dessa cerveja. Um leve dulçor aceitável e agradável aparece. Fiquei esperando o amargor que não veio. O Retrogosto é curto e mais maltado.
Cerveja de corpo médio-baixo, porém com uma boa carga de malte, média carbonatação, refrescante e agradável. A quantidade de malte agradou porém faltou amargor e mais um pouco de carbonatação. De qualquer forma, sempre vale a experiência.

Resumex:

Estilo: 1B. Standard American Lager
Álcool (%): 5,0%
Ingredientes: Água, malte, carboidrato, lúpulo, antioxidante INS 316 e estabilizante INS 405.

Cervejaria: Fabricado pela Santamate Ind. e Com. Ltda para a Cervejaria Riograndense Ltda
Site: www.cervejariaprovincia.com.br
Localização da Fábrica: Santa Maria - RS
País: Brasil
Tipo de Copo: Caldereta
Envase: Lata
Volume: 473 ml
Temperatura de serviço: entre 0 a 4 graus.
Preço Médio: R$ 3,00.
Onde comprar: Em Joinville não encontrei. O jeito é pedir para algum amigo trazer.
Degustada em: 29/05/2012

Curiosidades:

  • A cervejaria foi fundada em 2003 e atualmente tem uma capacidade para produzir mais de 60 milhões de litros de cerveja por ano.
  • A Cerveja Província é produzida em um moderno parque fabril na cidade de Santa Maria, na BR 392 – Km 5, ocupando uma área de 10 hectares e uma área construída de 12.000 metros quadrados.
  • Conforme informações do Website da Província, essa é uma cerveja gaúcha com jeito uruguaio. Produzida com lúpulo importado e ingredientes cuidadosamente selecionado.

Cerveja em Vídeo:
Nada de comerciais da Província mas encontrei um vídeo com uma interpretação de Pirisca Grecco no Dhomba e ao que tudo indica a Cerveja Província estava patrocinando o evento.

DHOMBA



Meu Ranking no Estilo:
Mais uma para engrossar o maior dos rankings. Vamos atualizar então:
01 - Bierland Pilsen
02 - Eisenbahn Natural
03 - Mythos Hellenic Lager
04 - OPA Bier Chopp Pilsen
05 - OPA Bier Cerveja Pilsen
06 - Bierbaum Lager
07 - CERPA Draft
08 - Estrella Damm Barcelona
09 - Devassa Loura
10 - Polar Export
11 - Schneider
12 - Província Pilsen13 - Paceña
14 - Norteña
15 - FIX Hellas
16 - Super Bock
17 - Quilmes
18 - Budweiser
19 - Sol México 
20 - Dos Equis
21 - Cerpa Gold
22 - Samba
23 - Glacial
24 - Skol Beats
25 - Conti Bier
26 - Sol Brasil
27 - Malta

Sigo eu, agradecendo muito aos amigos pelos presentes e já com novas cervejas para experimentar.

Até o próximo...

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cerveja Caseira Maruim IPA - James Jimenez


A maioria dos cervejeiros caseiros tem o dom de sempre fazer cervejas cada vez melhores. Claro que o objetivo é sempre ajustar as receitas antigas ou arriscar uma receita nova, mas temos que entender que não é um trabalho tão simples.
O James Jimenez tem conseguido muito evoluir suas receitas e essa desse post é a primeira sua desse estilo. Já recebi outras dessa que postarei futuramente. Hoje é a vez da Maruim IPA.


Maruim IPA - foto by Monich
Conforme informações do James essa é uma cerveja feita com Água, malte de cevada especial, lúpulo, levedura e açúcar invertido. Pelos cálculos dele ficou com 7,50% de graduação alcoólica.

O James é um cervejeiro caseiro de Joinville e fundador e responsável pela Cerveja Artesanal Caseira Maruim.
Por ser uma cerveja caseira não temos ela comercialmente para comprar. Você só consegue experimentá-la em um dos eventos cervejeiros promovidos pelos amigos ou diretamente com o produtor.

Excelente aparência com um líquido cobre, levemente turvo, creme bege claro de boa altura, excelente consistência e muita persistência.

Bastante aroma com o cítrico predominando. Também aparece um frutado e um tuti-fruti.

Gostei bastante do sabor dessa cerveja. Inicia com um amargor potente, um dulçor bem equilibrado. É uma cerveja bastante maltada, com toques de biscoito, e leve fermento. O retrogosto é longo, amargo, alcoólico e seco.

Cerveja de corpo médio, com carbonatação média-baixa e que esquenta a garganta pelo álcool presente. Muito bom exemplar de uma cerveja feita em casa. 

Sigo eu, confirmando a evolução das cervejas dos amigos e também tentando evoluir com as minha. Um salve especial para as cervejas caseiras.
Até o próximo....

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cerveja Diabólica com 6,66%

Já estava registrada a frase na letra do Matanza, "Bebendo que o diabo é mais Feliz".
Essa cerveja veio diretamente do Psycho Carnival 2012 em Curitiba em que essa cerveja é mais uma atração no evento. Nossos amigos Eduardo e Grazi a trouxeram de lá e nos presentearam novamente. Excelente presente essa Diabólica


Diabólica - foto by Monich
A aparência dessa cerveja chamou a atenção positivamente com um líquido bem acobreado, translúcido e brilhante. Creme bege, quase cobre, de excelente altura, muito denso, que durou bastante mesmo e deixou belas marcas no copo.
Os aromas já não surpreenderam tanto pois os adocicados dominam com caramelo e mel. Os lúpulos não dão as caras nos aromas, uma pena. 
O sabor inicia bem maltado e traz um amargor potente mas um tanto curioso. Mesmo assim, o dulçor ainda ganha a briga. Nessa cerveja o retrogosto é médio curto e mais maltado. 
É uma cerveja de bom corpo, com carbonatação média baixa e que chega a ser levemente enjoativa pelo dulçor. A impressão é que o amargor ficou curto e faltou a cerveja ficar mais seca. O dulçor dominou demais. 
Mesmo assim é uma bela cerveja. Destaque também para o percentual de álcool declarado 6,66%.

Resumex:
Estilo: 14A. English IPA
Álcool (%): 6,66%
Ingredientes: Água, malte e lúpulo.
Cervejaria: Produzida pela Way Beer
Site: http://www.cervejadiabolica.com/blog/
Localização da Fábrica: Pinhais - PR - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Pint
Envase: Garrafa
Volume: 310 ml
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Preço Médio: R$ 15,00
Onde comprar: Em Joinville eu só encontrei essa cerveja no quiosque da BeerCode no Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 26/04/2012


Curiosidades:
  • Quando foi lançada, durante a 10ª edição do Psycho Carnival em 2009, a Diabólica era literalmente uma produção caseira. No entanto, após a surpreendente repercussão Brasil logo passou a ser produzida em uma microcervejaria. Desde então a cerveja Diabólica produziu festas memoráveis e passou a ser encontrada nos melhores bares da cidade.
  • A cerveja Diabólica é inspirada nas clássicas ales inglesas. A quantidade de malte é muito bem calculada para alcançar a maldade desejada de 6,66% abv. O aroma traz uma refrescância levemente cítrica e a cor é avermelhada, parecendo um braseiro. O paladar é complexo, tendo como característica a harmonia entre o dulçor do malte e o amargor. O final é limpo, amargo e refrescante.

Mais sobre o Estilo:

Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 14. India Pale Ale - IPA é subdividido em três:
14A. English IPA
14B. American IPA
14C. Imperial IPA
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Diabólica é classificada como 14A. English IPA.
Conforme o BJCP, as cervejas desse estilo normalmente possuem aroma médio ou médio alto de lúpulo de natureza floral, terrosa ou  frutada. A cor varia de âmbar dourado até cobre claro, mas a maioria vai de âmbar pálido a médio e com tons alaranjados. Deve ser límpida, mas pode ser levemente turva caso tenha passado por dry hopping. No sabor deve apresentar lúpulo de médio a alto, com amargor de lúpulo de moderado a assertivo. O sabor do lúpulo deve ser similar ao aroma (floral, terroso, frutado, e/ou levemente gramíneo). O sabor do malte deve ser de médio-baixo a médio-alto, mas deve ser perceptível, agradável e deve dar suporte ao lúpulo. O malte deve apresentar um caráter inglês que lembre pão, biscoito, tostado e/ou caramelo.

Cerveja em Vídeo:
O vídeo abaixo fez um baita sucesso durante o Psycho Carnival e também rolaram diversas divulgações pelas redes sociais. Vale a pena ver de novo.


Ceveja Diabólica 666 - Azar de quem foi pro céu.



Meu Ranking no Estilo:
Revisando essa cerveja para o estilo 14A essa é incrivelmente a primeira desse estilo que estou degustando. Vamos criar um novo ranking e procurar outras desse estilo para comparar:
01 - Diabólica


Como é gratificante presentear amigos com boas cervejas. Tanto quanto ser lembrado e receber algumas de presente. Fica a sugestão. Ajude seus amigos a conhecer e apreciar cervejas diferentes, mas sem ser xarope.

Sigo eu, presenteando, sendo presenteado mas sempre com alegria, sem xaropisses.

Até o próximo......

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Blond Ale Caseira do Felipe Bosini


Trocar garrafas de cervejas feitas em casa com outros cervejeiros caseiros é muito gratificante. Tanto pela construção da coletividade quanto pela avaliação sincera de sua produção.

Nesse mundo paralelo de apaixonados por fazer cerveja conheci o Felipe Bosini de Blumenau e combinamos de trocar uma cerveja no Festival que ocorreu em março.

Ele e os amigos tinham feito, na primeira brassagem, um Belgian Blond Ale e tive o prazer de receber uma de suas garrafas.


Belgian Blond Ale do Felipe Bosini - foto by Monich

A Aparência é surpreendente com um líquido dourado escuro, creme branco, muito alto e bem formado, com uma boa consistência e que durou bastante.

Aromas leves com um frutado sutil e leve lúpulo floral.

Agradável no sabor, com predominância do malte e sabores frutados, com toques de abacaxi e maracujá. Amargor leve e com o fermento também aparecendo um pouco no sabor. Retrogosto persistente e maltado. 

Cerveja de corpo médio pela boa carga de malte, com uma carbonatação média alta que refresca mesmo com essa complexidade.

Muito boa cerveja, bem agradável e de aparência que convida ao primeiro gole.

Parabéns ao Felipe e aos amigos pelo resultado dessa primeira produção. 
Demorei um pouco para postar e sei que provavelmente vocês já fizeram várias outras brassagens. Espero que estejam tão boas como essa.

Obrigado por essa e separem mais algumas para trocarmos novamente.

Sigo eu, trocando e degustando também as caseiras.
Até o próximo....

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Green Cow IPA da Seasons - IPA de respeito.

Em um de nossos encontros de Terça-feira do Instituto Joinvilense da Cerveja, lá no quiosque BeerCode, encontramos uma novidade não pasteurizada. Para quem gosta de apreciar um bom volume de lúpulo, essa é uma cerveja que deve ser degustada. Tem um amargor bem potente e interessante. Além das que experimentamos lá, resolvi levar uma garrafa da Seasons Green Cow para casa.


Green Cow IPA - foto by Monich
Aparência incrível. Líquido cobre, brilhante e bem translúcido. Um creme branco de boa altura bela consistência e média duração, deixando belas marcas no copo. 
Aromas excelentes que realmente apresentam um diferencial nessa cerveja. A carga de malte aparece nos aromas e até um leve caramelo e um melaço, mas o floral e cítrico do lúpulo domina logo. 
Sabor incrível com uma pancada de amargor logo muito bem equilibrada pelo dulçor caramelado do malte. O dulçor e o amargor ficam brigando por atenção mas o amargor é realmente o destaque. O retrogosto é bem longo, amargo e seco. 
Cerveja com um bom corpo e carbonatação média. Essa cerveja deixa a sensação de que aqui no Brasil estamos fazendo cervejas incríveis também. 
Bela surpresa essa Season Green Cow. A vaca verde apresenta uma aposta ousada dessa cervejaria mas que já vem mostrando resultados muito positivos.
Recomendo muito essa cerveja para quem gosta de amargor extremo.

Resumex:
Estilo: 14B. American IPAÁlcool (%): 6,20%
Ingredientes: Água, malte, lúpulo e fermento.
Cervejaria: Cervejaria Seasons Ltda.
Site: http://www.cervejariaseasons.com.br
Localização da Fábrica: Porto Alegre - RS - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Pint
Envase: Garrafa
Volume: 500 ml
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Preço Médio: R$ 18,00
Onde comprar: Em Joinville eu só encontrei essa cerveja no quiosque da BeerCode no Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 26/04/2012


Curiosidades:
  • É realmente estranho o nome dessa cerveja. Conforme informações disponíveis no Website da Seasons o nome é uma homenagem especial para as vacas pois elas se alimentam do bagaço de malte que é sobra da fabricação da cerveja. Uma brincadeira considerando que essa cerveja leva muito lúpulo é o que de as vacas ficam verde ao comerem o bagaço. É muita criatividade!
  • Também é possível ver no website da Seasons os ingredientes utilizados na fabricação dessa cerveja, como: 
  • maltes e grãos: 2-row Pale Ale, Munich II, Vienna, Crystal 140.
    lúpulos: 100% Centennial.
    água: triplamente filtrada e devidamente ajustada com ácidos e sais minerais
    fermentos: US-05
    Dados técnicos: 15º Plato OG: 1.060 IBU: 62 Cor: 12,8 ºSRM ABV: 6,2%
  • A Seasons destaca-se por suas receitas originais e diferenciadas, pela qualidade e pelo forte envolvimento no movimento de fabricação de cerveja artesanal.

Mais sobre o Estilo:

Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 14. India Pale Ale - IPA é subdividido em três:
14A. English IPA
14B. American IPA
14C. Imperial IPA
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Green Cow é classificada como 14B. American IPA.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo normalmente possuem aroma de lúpulo logo ao servir, cor âmbar-dourado ao cobre-claro, pouca mas persistente espuma e características dos lúpulos americanos que são perfumados, cítricos e florais.

Cerveja em Vídeo:
Não encontrei um vídeo específico da Green Cow mas encontrei outros vários de entrevistas com o pessoal da Seasons. Separei essa feita pelo Raphael da All Beers.
Acesse o Link e veja o vídeo




Meu Ranking no Estilo:
Eu mesmo fiquei surpreso que essa é apenas a segunda cerveja que eu degusto desse estilo. Então vamos atualizar e beber outras:
01 - Green Cow IPA

02 - Colorado Indica


Sugiro sempre aos amigos várias cervejas diferentes. O mais importante é ir buscando informações e garimpando novas cervejas.

Sigo eu, garimpando e estudando sempre.

Até o próximo......

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Thwaites IPA Indus Pale Ale - Mas é IPA mesmo?

Encontrar uma cerveja dessas no supermercado e ainda por cima vinda direto da Inglaterra não é tão comum. Mesmo não sendo realmente uma IPA. Mas o supermercado Angeloni está surpreendendo com sua carta de cerveja. Aos poucos estamos percebendo o quanto está aumentando o espaço para cervejas boas e diferentes nesse supermercado. Aproveitei e levei das Thwaites IPA para casa. 


Thwaites IPA - foto by Monich
Muito boa aparência com um líquido laranja escuro, quase dourado, levemente opaco. Creme bem branco, com boa altura, pouca consistência e pouca duração também, porém deixou muitas marcas no copo.
Aromas agradáveis mas sem surpresas. Leve mel, panificação e frutado. Lúpulos herbal e cítricos, em um bom equilíbrio.
O sabor chama a atenção com boas surpresas. Mesmo sendo uma cerveja inglesa, pareceu americana com um amargor potente e dominante. A doçura do malte quase não aparece e até fez falta um pouco. O retrogosto é bem longo, seco e amargo Apesar da potência é uma cerveja leve e também poderia ter mas carga de malte. A carbonatação é média baixa e deixou uma sensação de cerveja com presença. 
Mesmo depois de viajar tanto e ficar um tempo na prateleira essa cerveja agradou bastante, principalmente pelo bom amargor. Não só repeteria como passei novamente no supermercado e aproveitei uma excelente promoção dessa cerveja por R$ 2,90 e levei logo 12 delas.

Resumex:
Estilo: 10B. American Amber Ale
Álcool (%): 4,60%
Ingredientes: Água, malte, cereais, lúpulo e gás carbônico.
Cervejaria: Daniel Thwaites Brewery
Site: http://www.danielthwaites.com
Localização da Fábrica: Blackburn - Condado de Lancashire - Inglaterra
Tipo de Copo: Pint
Envase: Garrafa
Volume: 500 ml
Temperatura de serviço: Entre 5 a 7 graus
Preço Médio: R$ 11,00
Onde comprar: Em Joinville eu encontrei essa cerveja no supermercado Angeloni.
Degustada em: 26/04/2012.

Curiosidades:

  • A cervejaria foi fundada em 1807 por Daniel Thwaites, na cidade de Blackburn, em Lancashire, na Inglaterra.
  • Essa cerveja da Thwaites é produzida com quatro variedades diferentes de lúpulo para dar sabor e aromas.
  • O nome para essa cerveja é uma homenagem aos Indus que estariam viajando para as Índias Orientais - trocando algodão de Lancashire por exóticos prazeres do Oriente na época em que Daniel Thwaites estava iniciando sua carreira de cervejeiro. A Indus Pale Ale celebra as Ale daquele período.
  • Particularmente acho bastante atrativo esse tipo diferenciado de garrafa. Chama atenção para a compra

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 10. American Ale é subdividido em três:
10A. American Pale Ale
10B. American Amber Ale
10C. American Brown Ale
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. Ao que tudo indica, a Thwaites Indus Pale Ale é classificada como 10B - American Amber Ale. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", cervejas desse estilo são parecidas com as American Pale Ale, porém mais encorpadas e com caramelo do malte mais perceptível. São cervejas bem carbonatadas e com boa retenção de espuma.

Cerveja em Vídeo:
Não encontrei vídeos comerciais da Thwaites Indus Pale Ale, mas encontrei um vídeo de um pessoal que também gosta de degustar cervejas.

Degustando a Thwaites Indus Pale Ale


Meu Ranking no Estilo:
Essa é a segunda cerveja desse estilo que eu degusto e fica fácil atualizar o ranking no estilo:
01 - Thwaites Indus Pale Ale
02 - Mocinha Canoinhense

Sigo eu, tentando, nessa semana, postar mais do que degustar, reduzindo assim o estoque de pendências e ficando ainda com mais vontade de beber as que estão na geladeira.

Até o próximo...

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Rasen Dunkel - Mais uma cerveja escura nacional.

Demorei muito para degustar essa cerveja, mesmo assim ela valeu a pena. A ganhei de presente no amigo secreto promovido pelos Blogueiros Brasileiros de Cerveja. O Confrade que me enviou o presente foi o Luciano do Blog O Mestre Cervejeiro. Nada mais justo que enviar uma cerveja da região dele e essa Rasen Dunkel veio direto de Gramado juntamente com um belíssimo copo. Valeu Luciano, muito obrigado mesmo.


Rasen Dunkel - foto by Monich

A aparência não chamou atenção. Com um líquido escuro cor de café médio mas que contra a luz ficou avermelhada. Um creme bege que não subiu tanto, apresentou média consistência e durou pouco, ficando somente aquele fiozinho de espuma. Leves marcas no copo. 
Os aromas agradaram bastante com o café predominando, um torrado simples, caramelo e chocolate bem leves e ainda um defumado muito sutil e bem inserido.
No sabor um equilíbrio entre o café, o caramelo, leve chocolate amargo, um toque defumado e amargor na medida. Retrogosto longo, suave e torrado.
É uma cerveja de corpo médio, carbonatação média baixa, que agrada a cada gole. Muito boa representante do estilo. Apenas parece que possui mais álcool que os 4,8% porém não desequilibrou.

Resumex:
Estilo: 4C. Schwarzbier (Black Beer)
Álcool (%): 4,80%
Ingredientes: Água, malte, lúpulo e levedura.
Cervejaria: Rasen Bier Ltda
Site: http://www.rasenbier.com.br/
Localização da Fábrica: Gramado - RS - Brasil
Tipo de Copo: Caldereta ou Tulipa
Envase: Garrafa
Volume: 600 ml
Temperatura de serviço: Entre 8 a 12 graus
Preço Médio: R$ 16,00
Onde comprar: Em Joinville eu só encontrei essa cerveja no quiosque da BeerCode no Joinville  Garten Shopping.
Degustada em: 23/04/2012.

Curiosidades:
  • A Dunkel da Rasen é produzida com 4 tipos de malte e 2 tipos de lúpulo e respeita a  a Lei de Pureza Alemã.
  • A Rasen Bier Foi fundada em dezembro 2008. 
  • Para a criação de receitas foi contratada a mestre-cervejeira Kátia Jorge, que já trabalhou para Brahma ,Eisenbahn, Devassa entre outras.
  • Rasen é uma palavra alemã e que em português significa "Gramado", isso mesmo, Gramado.
  • Em 2012 a Rasen Bier está investindo R$ 600 mil na ampliação da produção, por intermédio da aquisição de um equipamento que enxágua, abastece, lacra, pasteuriza e rotula as garrafas, reduzindo o processo manual.  A capacidade da Rasen saltará de 28 mil litros para 64 mil litros por mês.
    Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/caixaforte/2012/07/07/rasen-bier-de-gramado-aposta-em-tecnologia-para-ampliar-producao/


Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 4 Dark Lager é subdividido em três:

4A. Dark American Lager
4B. Munich Dunkel
4C. Schwarzbier ou Black Beer
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Rasen Dunkel é classificada como  4C. Schwarzbier ou Black Beer.
Conforme o BJCP, uma Munich Dunkel tem aromas de malte de baixo a moderado, com pouco dulçor no aroma e/ou notas de malte torrado frequentemente percebidos. A coloração vai de de marrom médio até bem escuro, frequentemente com reflexos de cor rubi ao granada, mas nunca totalmente preta. Colarinho volumoso, persistente e com tons de bege. Sabor de malte leve a moderado e podem fornecer um paladar de chocolate amargo que persiste no final, mas nunca com gosto de queimado. Amargor de médio-baixo a médio.

Cerveja em Vídeo:
Não encontrei nada de novos vídeos da Rasen. Então, vou aproveitar e repetir o último vídeo postado.

Rasen Rock


Meu Ranking no Estilo:
Com essa temos seis cervejas degustadas do estilo 4C. Schwarzbier (Black Beer). Então, vamos atualizar esse ranking no estilo:
01 – Eisenbahn Dunkel
02 – Köstritzer
03 - Bierbaum Dunkel
04 - Rasen Dunkel
05 - Petra Schwarzbier
06 - Bohemia Escura

Sigo eu, degustando e postando todas, sejam elas nacionais ou importadas, caras ou baratas, compradas ou presenteadas, boas ou ruins, não importa. O que importa é o registro.

Até o próximo...