sábado, 2 de julho de 2011

Bitburger Premium Pils. "Bit" para os íntimos.


Aquela pesquisa básica na padaria Brothaus já virou rotina. E não é que sempre tem alguma cerveja nova. Encontrei lá a Bitburger Premium Pils. Tinham outras, mas escolhi essa porque as Pilsen alemâs têm a minha preferência.
Bitburger Premium Pils By Monich

As Pilsen alemâs têm a minha preferência só que, logo de cara, dá para perceber que há algo diferente com essa. A aparência já não chama muito a atenção com um líquido dourado bem clarinho, creme branco que subiu pouco, com boa consistência mas baixa persistência.
Nada de surpreendente no aroma também. Apenas malte e um leve floral de lúpulo.
O sabor estava bom com um maltado em evidência e logo o amargor vem, mas de leve, e encerra com um toque seco. O amargor seco fica no retrogosto.
É uma cerveja leve, de carbonatação média, agradável mas que, na minha opinião, poderia ter mais potência de malte e de amargor. Mesmo assim é uma boa cerveja.
Acredito que seja uma boa opção para iniciar novos degustadores pela característica leve e pelo amargor não tão intenso. Mesmo não sendo uma excelente Pilsen, vale uns repetecos sim.

Resumex:
Estilo: 2A. German Pilsner (Pils)
Álcool (%):  4,80 %
Ingredientes: Água, malte, e lúpulo.
Cervejaria: Bitburger Brauerei.
Grupo: Bitburger
Localização da Fábrica:  Bitburg - Alemanha
País de origem: Alemanha
Tipo de Copo: Pilsen
Temperatura de serviço: entre 0 a 4 graus
Volume degustado:  garrafa de 500 ml
Preço Médio: R$ 8,90
Onde comprar: Em Joinville encontrei na Brothaus.
Degustada em: 17/04/2011

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 2. Pilsner é subdividido em três:
2A. German Pilsner - Pils
2B. Bohemian Pilsener
2C. Classic American Pilsner
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Bitburger Premium PIls é classificada como 2A - German Pilsner - Pils. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo possuem um caráter menos maltado e mais lupulado. Com espuma branca, cremosa e persistente.

Curiosidades:
  • Na Alemanha essa cerveja é muito consumida e conhecida como "Bit".
  • Fato curioso ocorreu na Copa de 2006. A patrocinadora oficial e com direitos exclusivos de venda de cervejas durante o campeonato era a Budweiser. Depois de muitas reclamações e inclusive discussões jurídicas para proibição do uso do nome "Bud" por parecer "Bit" (Desculpa na verdade), A alemã Bitburger e a norte-americana Anheuser Busch acertaram um acordo. A "Bud" pôde usar seu nome durante a Copa na Alemanha, sendo que a "Bit" pôde ser vendida nos estádios.
Cerveja em Vídeo:
Separei dois vídeos da Bitburger. O primeiro é um excelente comercial da cerveja e outro é uma confirmação da relação com o futebol alemão.

Bitburger - Excelente Comercial

Bitburger - Patrocinadora do Futebol Alemão


Meu Ranking no Estilo:
Com a Cordoba são cinco cervejas degustadas nesse estilo. Ainda é muito pouco. Vou buscar outras dessas pois tenho um carinho especial por cervejas desse estilo. Vamos atualizar o ranking no estilo então:
01 - König Pilsener
02 - Wernesgrüner
03 - Krombacher Pils
04 - Warsteiner Premium Verum
05 - Bitburger Premium Pils
06 - Cordoba Dorada

Sigo eu, nesse frio degustando as mais encorpadas que esquentam e também as refrescantes porque não dá para ficar em um único estilo.
Até o próximo...

2 comentários:

  1. Estou tomando uma bit agora, não a conhecia, me informei bastante aqui no seu blog.
    obrigado!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, muito obrigado pelo acesso e comentário.
      Essa realmente é uma bela cerveja.
      Um abraço e Saúde.
      Monich

      Excluir