quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Zehn Bier Heller Bock

Com a percepção de que o mercado de cervejas de diferentes estilos vem crescendo também eu vou procurando cervejas de outros estilos. Encontro muita cerveja importada mas as nacionais, mesmo de cervejarias artesanais, em sua maioria, são dos mesmos estilos. Aos poucos uma ou outra se arrisca. Entre essas buscas encontrei a surpreendente Zehn bier Heller Bock.
Zehn bier Heller Bock
Na aparência ficou devendo um pouco. Um líquido de cor cobre claro, levemente turvo. Um creme branco fosco, quase bege, de média altura, com média consistência e que durou muito pouco.
Aromas bem agradáveis com destaque para o malte caramelado e leve tostado. É perceptível um leve lúpulo floral e também o álcool.
No sabor o intenso malte domina apresentando também o alto teor alcoólico, adocicando e esquentando. Porém o amargor do lúpulo logo aparece para ajudar no equilíbrio. 
O retrogosto é seco, amargo e alcoólico.
Apesar da complexidade é uma cerveja de corpo leve mas que mostra sua força, esquenta bem e apresenta uma baixa carbonatação.
Sem dúvida é uma cerveja intrigante, diferente e que merece ser explorada.
De um estilo pouco conhecido no país das praias e do carnaval mas que, mesmo esquentando um pouco a garganta ao invés de refrescar é garantia de bom gosto.

Resumex:
Álcool (%):  6,80 %
Ingredientes: Água, malte pilsen, malte caramelizado, lúpulo e levedura.
Cervejaria: Hezbier Cervejaria Ltda.
Website: http://www.zehnbier.com.br/
Estilo: 5A. Maibock/Helles Bock.  
Tipo de Copo: Tulipa
Volume:  600 ml
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus
Preço Médio: R$ 11,00
Onde comprar: Em Joinville na Brothaus e no Angeloni.
País de origem: Brasil
Localização da Fábrica: Brusque - SC
Degustada em: 28/09/2011.

Curiosidades:
  • A Cervejaria ZeHn bier foi fundada em 2003 pela família Zen, uma das mais tradicionais de Brusque.
  • O nome ZeHn foi dado a partir de uma alteração do sobrenome da família, acrescentando um H, que corresponde à primeira letra do nome do empresário Hylário Zen, autor da idéia e líder do projeto.
  • Desta forma a palavra "ZeHn" (que quer dizer "dez" em alemão e cuja pronúncia é "tzehn") foi incorporado à cervejaria e ao nome do próprio chope..
  • Essa cerveja é uma Lager tipo Bock de baixa fermentação e médio amargor, produzida a partir da combinação de 2 maltes especiais: Pilsen e Caramelo. 
  • A sugestão é harmonizar a ZeHn Bier Heller Bock com carnes de caça, queijos fortes, salsichas e sobremesas.
  • O Mestre Cervejeiro da ZeHn Bier é o Sr. Curt Zastrow, formado pela escola Doemens Akademie de Munique, com diploma da Câmara da Baviera e especializado na arte de produzir chopp e cerveja artesanais.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 5. Bock é subdividido em quatro:
5A. Maibock / Helles Bock
5B. Traditional Bock
5C. Doppelbock
5D. Eisbock
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Zehn bier Heller Bock está mais ajustada para o estilo 5A. Maibock / Heles Bock. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo são mais claras e amargas que as tradicionais Bock. Elas têm forte aroma de malte com cor que varia de dourado forte a âmbar. Com espuma branca, cremosa e persistente e corpo médio.

Cerveja em Vídeos:
Não encontrei muitos vídeos sobre a cerveja mas esse feito pelo também blogueiro Celso (http://www.gazetadopovo.com.br/blog/bardocelso/vale a pena assistir novamente:

Zehn Bier

Ranking no Estilo:
Essa é a primeira cerveja do estilo Maibock / Helles Bock que eu degusto, então vamos criar um novo ranking no estilo.
1 - Zehn Bier Heller Bock

Sigo eu, retomando os posts e degustando tudo que ainda tem na geladeira.
Esses dias me perguntaram se todas as cervejas merecem post ou somente as diferentes. Em verdade vos digo, a ideia é registrar as percepções amadoras deste que descreve. Sendo assim até as sem álcool valem.
Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário