quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nó de Pinho! Cerveja Tipo Kulmbach.

Quando meu amigo Felipe Romer Batista me fez um grande favor de trazer as cervejas da Cervejaria Canoinhense ele fez o serviço completo. Trouxe o quarteto. Assim como nessa semana recebi um novo quarteto, agora do meu amigo Sadilmar que falta pouco para virar cervejeiro caseiro também. Muito obrigado Sadil. Muito obrigado Felipe. Dessa vez a cerveja degustada foi a Nó de Pinho do tipo Kulmbach.

Nó de Pinho By Monich
Novamente vale ressaltar que as cervejas da Canoinhense são fabricadas de forma bem rústica e artesanal utilizando a mesma levedura a muito tempo. Pra terem uma ideia, o resfriamento do mosto é feito com ventiladores, conforme informações do Sadilmar que visitou a fábrica. Mesmo depois do falecimento do Mestre Rupprecht Loefler, a cervejaria continua em funcionamento e produzindo. Vamos então para minhas percepções.
Líquido escuro mas que contra a luz aparece avermelhado. Creme bege de média altura, com boa consistência, média duração mas que sobrou só um fiozinho.
O aroma é bem estranho. Percebe-se um café bem de leve mas tinha algo avinagrado.
Parece-me que o fermento dessa cerveja é bem peculiar pois já de início o sabor é bem amargo e um pouco avinagrado também. Não é tão fácil de degustar. Precisa ser bebida em pequenos goles. Na boca restou um forte amargor.
É uma cerveja única, de um corpo médio, com baixa carbonatação e que deixa uma sensação azeda. De alguma forma não é ruim, mas muito diferente. 
Ideal mesmo é tomá-la da fonte e ver se tem alguma diferença.
Definitivamente é uma cerveja para tomar lentamente.

Resumex:
Álcool (%):  3,20 %
Ingredientes: não declarados.
Cervejaria: Cervejaria Canoinhense.
Estilo: 4C. Schwarzbier (Black Beer). Somente encontrei essa classificação no site do Brejas.  
Tipo de Copo: Tulipa, Pilsner
Volume:  600 ml
Temperatura de serviço: entre 0 a 4 graus
Preço Médio: R$ 5,00
Onde comprar: Em Joinville não encontrei.
País de origem: Brasil
Localização da Fábrica: Canoinhas - Brasil
Degustada em: 16/03/2011.

Curiosidades:
  • A Cervejaria Canoinhense é bem famosa por ser antiga e diferenciada.
  • No rótulo dessa cerveja é possível identificar a imagem de um "Nó de Pinho" que é uma parte bem resistente da árvore de nome Pinheiro.
  • Para saber mais sobre a cervejaria Canoinhense sugiro acessarem o Blog
    Cervejas do Mundo.
  • Quanto ao tipo de cerveja KULMBACH. Pesquisei várias fontes e não há um registro de que seja um Estilo de cerveja. Kulmbach é um distrito da Alemanha, na região de Oberfranken, estado de Baviera. Distrito famoso pela festa da cerveja de Kulmbach, onde é possível degustar a Kulmbach Bier ou cerveja de Kulmbach.
  • No blog OBIERCEVANDO encontrei informações sobre o estilo Eisbock que, ao que tudo indica, teve origem na Cervejaria Reichelbräu na cidade de Kulmbach. http://www.obiercevando.com.br/conteudo_ver.php?id=145
  • Fora isso, não encontrei outros detalhes sobre esse tipo de cerveja. 
Cerveja em Vídeos:
Vale o reprise do único vídeo que encontrei.
Por não ser uma cerveja produzida em larga escala não há vídeos comerciais sobre ela. O que encontrei e achei válido foi esse belíssimo vídeo do programa Bytes and Beer sobre as cervejas da Canoinhense:

Bytes an Beer - Cervejas da Canoinhense


Ranking no Estilo:
Apesar de já ter degustado outras cervejas do tipo Schwarzbier prefiro não comparar essa cerveja com outras desse estilo e sim decidir que ela é a melhor cerveja do tipo KULMBACH que eu já degustei.
1- Nó de Pinho.

Sigo eu, descobrindo lições de vida, boas cervejas e muita história. Algumas eu registro aqui.
Até o próximo...

2 comentários:

  1. Que teor baixo, deve ser bem peculiar essa em. Voce sentiu que esse avinagrado era natural, ou tem chance de estar contaminada?

    ResponderExcluir
  2. Pois é João. As outras também são baixas. A Mocinha, por exemplo, tem 2%.
    Degustei novamente essa cerveja e já estava bem melhor. Mesmo assim o amargor é forte e bem diferente. De qualquer forma vale pela história.
    Abs.
    Monich

    ResponderExcluir