quarta-feira, 30 de maio de 2012

1906 Reserva Especial - Que tal uma espanhola?

Essa vienna espanhola apareceu aos montes aqui em Joinville, exclusivamente no supermercado Angeloni. Vários amigos falaram dela então passei lá e comprei uma 1906 Reserva Especial.
1906 Reserva Especial - Foto by Monich
O visual agrada com um líquido dourado escuro bem brilhante, um creme perolado de média altura, pouco consistente mas de boa persistência, deixando marcas no copo.
No aroma também foi bem com toques leves e predominantemente maltados. É possível sentir também um sutil biscoito, um leve açúcar queimado e caramelo e ainda um levíssimo herbal.
No sabor, a carga de malte deixa ela levemente adocicada. Também parece que foi maturada com alguma madeira e tem toques de whisky. O álcool aparece em excesso e a cerveja ficou um pouco enjoativa. O retrogosto fica mais alcoólico e licoroso.
É uma cerveja de médio corpo, com uma carbonatação média baixa que dá a sensação de whisky gelado, alcoólico e que esquenta a garganta.
Na minha opinião faltou amargor, o álcool estava em excesso e a cerveja é enjoativa. Vale a experiência de uma garrafa mas, dificilmente compraria meia ou mais.


Resumex:
Estilo: 3A. Vienna Lager
Álcool (%): 6,5%
Ingredientes: Água, malte de cevada, milho e lúpulo.
Localização da Fábrica: La Coruña - Galícia - Espanha
País de origem: Espanha
Tipo de Copo: Caldereta
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Envase: garrafa
Volume: 330 ml
Preço Médio: R$ 4,00
Onde comprar: Em Joinville só encontrei nos supermercados Angeloni.
Degustada em: 30/01/2012

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 3. European Amber Lager é subdividido em dois:
3A. Vienna Lager
3B. Oktoberfest/Märzen
Aroma: Moderado de malte especial Alemão (de Viena e / ou malte Munique). Um leve aroma de malte tostado pode estar presente. Similar, embora menos intensa do que a Oktoberfest. Característica limpa de lager, sem ésteres frutados ou diacetil. Pouco a nenhum aroma de lúpulo nobre. Aroma de caramelo é inapropriado. A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. 1906 Reserva Especial é classificada como uma Vienna Lager.
A Amber Lager tradicional foi desenvolvida por Anton Dreher, pouco depois do fermento das lager ser isolado pela primeira vez. Perto de ser extinta em sua região de origem, o estilo continuou no México, onde foi levado por Santiago Graf e outros cervejeiros austríacos, no final do século XIX.
Lamentavelmente, a maior parte das cervejas deste estilo, que são fabricadas hoje, usam suplementos que diminuem a complexidade e a riqueza do malte característicos das melhores cervejas Amber Lager.
Fonte: http://www.eisenbahn.com.br
Cervejas desse estilo deve ter uma aparência límpida de cor que vai do avermelhado ao cobre, com espuma branca, persistente e larga. O sabor deve ser leve mas com uma complexidade sutil. Deve ter a presença do amargor e final seco sem a percepção de doçura.

Curiosidades:



Cerveja em Vídeo:
Essa cervejaria investe bastante em seus comerciais e também é famosa por patrocinar eventos esportivos e culturais. Encontrei alguns vídeos legais que copio abaixo:

1906 - Ouro Líquido.


Reclame 1906.


1906 e a Cultura.


Meu Ranking no Estilo:
Nenhuma surpresa nessa atualização do Ranking no Estilo:

01 – Eisenbahn 5
02 - Bierland Vienna
03 - 1906 Reserva Especial

Pelo que entendi essa cervejaria está com intenções de montar fábrica por aqui. Talvez essa cerveja 1906 tomada mais fresca melhore. Mesmo assim acho que seria legal que fossem produzidas cervejas diferenciadas. Mais do mesmo já temos bastante.

Sigo eu, de volta aos posts de registro de degustação e BEM atrasado. Essa, para lembrar, degustei em janeiro/12..
Até o próximo......

Nenhum comentário:

Postar um comentário