quinta-feira, 16 de maio de 2013

Chimay Blue Cap feita com carinho pelos Monges.

Tem cervejas que possuem uma carga de história que lhes conferem uma mística e uma procura maior em função disso. Nessa linha considero todas as cervejas feitas pelos Monges Trapistas. Uma dessas é uma Abadia em que os Monges vivem às custas da produção de queijo e vinho. Chimay Blue é a cerveja que resolvi comprar e degustar bem aos pouquinhos, para aproveitar bem toda essa história.


Chimay Blue Cap - Foto by MRMonich

A garrafa apresenta um formato e rótulo diferenciado e de bom gosto. Já no copo um líquido cor marrom pinhão, creme perolado, altíssimo, com uma excelente consistência e ótima persistência. O creme é um dos destaques dessa cerveja.
Gostei da complexidade dos aromas, com bastante presença de malte, frutas escuras, ameixa e levedura.
Melhor ainda são os sabores, mais complexos ainda, que lembram um licor, caramelo, malte, leve tostado. Cerveja sedosa, com álcool aparente e amargor leve. O retrogosto é  doce e alcoólico. Bastante corpo, pouca carbonatação e esquenta bastante a garganta. Digna dos Monges.

Resumex:
Estilo: 18E. Belgian Dark Strong Ale
Álcool (%): 9%
Ingredientes: Água, cevada, lúpulo e fermento.

Cervejaria: Baileux - Chimay.
Site: http://www.chimay.com/
Localização da Fábrica: Chimay - Hainaut - Bélgica
Tipo de Copo: Cálice Trapista
Temperatura de serviço: entre 10 a 12 graus.
Envase: Garrafa

Volume: 330 ml
Preço Médio: R$ 18,00
Onde comprar: 
 Em Joinville Já encontrei no Angeloni, e no Empório Dublin.
Degustada em: 17/11/2012


Curiosidades:
  • A cerveja trapista é um tipo de cerveja produzida sob a supervisão de monges da Ordem Trapista. Dos 171 mosteiros trapistas existentes no mundo apenas oito produzem cerveja certificadas. Seis estão na Bélgica, um na Holanda e um na Áustria.
  • Para receber o selo "Authentic Trappist" a cerveja deve ser produzida dentro do mosteiro, essa produção não pode atrapalhar o trabalho normal do mosteiro e o lucro  obtido deve ser utilizado para obras sociais e na ajuda de outros mosteiros.
  • A Chimay foi a primeira cervejaria a incluir o termo "Ale Trapista" em seus rótulos.
  • A Chimay é uma das cervejas trapistas e é produzida por monges na abadia de Scourmont, na Bélgica.
  • A produção de cervejas nessa abadia iniciou em 1862.
  • Atualmente são produzidas três cervejas que são distribuídas, Chimay Rouge, Chimay Bleue, e Chimay Blanche. No mosteiro também é produzida a Patersbier, porém ela é exclusiva para consumos dos monges.
  • A água para a produção das cervejas é retirada de um poço localizado dentro dos muros do mosteiro. Os bagaços de malte, sobra da produção do mosto de cerveja, são recicladas para a alimentação do gado e das vacas que produzem leite para produção dos queijos Chimay.
  • Isso mesmo, além das cervejas o mosteiro também produz quatro variedades de queijo: Chimay com cerveja, cuja casca é embebido em cerveja Chimay. Chimay Grand Classic, um queijo prensado semi-duro. Chimay Grand Cru, feito a partir de leite pasteurizado e amadurecido por seis semanas. Antigo Chimay, um queijo duro envelhecida durante, pelo menos, seis meses.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 18. Belgian Strong Ale é subdividido em cnco:
18A. Belgian Blond Ale
18B. Belgian Dubbel
18C. Belgian Tripel
18D. Belgian Golden Strong Ale
18E. Belgian Dark Strong Ale
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. Essa Chimay Blue é classificada como 16E - Belgian Dark Strong Ale. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo são mais escuras, mais maltadas e menos frutadas. Possuem aromas e sabores complexos e alto teor alcoólico.

Cerveja em Vídeos:
Encontrei vários vídeos da Chimay mas são específicos de análises e degustações. Nada oficial. Então separei o video apresentado no próprio website da cervejaria e outro da matéria apresentada no Globo Rural:

Comercial Chimay 

Reportagem Globo Rural



Ranking no Estilo:
Nova líder nesse ranking. Está na hora de atualizar:
01 - Chimay Blue Cap
02 - Maredsous 8 Bruin
03 - Leffe Radieuse
04 - Wäls Quadruppel

Sigo eu, em busca de boas cervejas e histórias para registrar.

Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário