segunda-feira, 20 de maio de 2013

Prost Bier Bock - Direto de Estrela.

Tenho muitas boas lembranças da cidade de Estrela, do meu tio Ademar Miers (Onkel Tico), das sobremesas da tia Nina, dos meus primos Ricardo (Cado) e Roberto (Beto) e das minhas primas Deise e Denise. Teve uma época em que os colégios estaduais aqui em Joinville estavam em greve e acabei passando uma semana lá em Estrela. Cidade aconchegante, muito bela e banhada pelo rio Taquari.
Quando o Rafael Correa disse que encontrou umas cervejas diferentes de Estrela pedi uma em sua próxima viagem e fui atendido.
Prost Bier Bock - Foto by MRMonich

Nada de especial no rótulo. Já no copo, uma bela aparência com um líquido cobre que contra a luz apresenta uma bela cor rubi. Creme branco, de boa altura, excelente consistência e boa duração.
Aromas sem surpresas com caramelo e toffee bem presentes.
No sabor um leve dulçor, com um bom amargo bem inserido e lúpulos herbais. Retrogosto curto e adocicado.
Cerveja de corpo médio baixo,  de carbonatação média e incrivelmente mais leve que outras bock. Na verdade faltou, na minha opinião, potência, mais corpo e mais álcool.

Resumex:
Estilo: 5B. Traditional Bock
Álcool (%): 5,00 %
Ingredientes: Água, malte de cevada, malte de trigo, lúpulo
Cervejaria: Borhgouti & Borgouthi Bebidas Ltda

Website: http://www.prostbier.com.br/
Localização da Fábrica: Estrela - RS
Tipo de Copo: Tulipa e Caldereta
Envase: Garrafa
Volume: 600 ml
Temperatura de serviço: 
entre 8°C. e 12°C
Preço Médio: Não tenho ideia
Onde comprar: Em Joinville ainda não encontrei essa Bock mas acho que vi outras cervejas deles no Beer Code.

Degustada em: 18/11/2012

Curiosidades:

  • A Prost Bier foi fundada em 2006 na cidade de Estrela buscando resgatar a cultura de produção de cerveja perdida com a saída da antiga Cervejaria Polar da cidade. 
  • As cervejas da Prost Bier são produzidas sem qualquer tipo de conservantes e estabilizantes, com malte e lúpulo provenientes da Alemanha e da República Tcheca e água do Aquífero Guarany.
  • Não encontrei informações sobre a cerveja Bock no Website da Cervejaria.
  • Curioso o fato de utilizar malte de trigo nessa cerveja.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 5. BOCK é subdividido em quatro:
5A. Mailbock / Helles Bock
5B. Traditional Bock
5C. Doppelbock
5D. Eisbock
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Prost Bier Bock é classificada como 5B - Traditional Bock.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", Uma Traditional Bock deve ter teor alcoólico entre 6,3% a 7,2%. Vejam que pelo estilo ainda faltou um pouco de álcool na Saint Bier mas, sinceramente, acho que se tivesse mais álcool ia atrapalhar o sabor. As cervejas desse estilo tem forte aroma de malte e quase nenhum de lúpulo, são encorpadas, com carbonatação moderada e álcool levemente perceptível.

Cerveja em Vídeos:
Foi muito difícil achar informações sobre a cervejaria e sobre a cerveja. Seria demais querer achar algum vídeo.


Meu Ranking no Estilo:
Já é a sétima cerveja degustada do estilo 5B. Traditional Bock. Vamos então atualizar o ranking no estilo:

01 - Anchor Bock Beer
02 - Bierland Bock
03 – Kaiser Bock
04 - Therezópolis Rubine
05 - DaDo Bier Royal Black

06 - Prost Bier Bock
07 - Saint Bier Bock
08 - Petra Bock


Sigo eu, bem atrasado nas postagens (vejam a data de degustação dessa) mas em dia com as degustação. Está bem difícil colocar em ordem..


Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário