quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cerveja Caseira - Mameluca - Serra Três Pontas

Ainda quando estava em São Paulo, no Empório Laura Aguiar, com os cervejeiros caseiros Rodrigo Casarin e Bruno Moreno de Brito, tivemos a grande oportunidade de experimentar duas cervejas caseiras já famosas produzidas em parceria pelo Bruno Moreno da cervejaria Serra Três Pontas, o Leonardo Satt da cervejaria Prima Satt e o Luciano Silva da cervejaria Noturna. De início fomos de Mameluca, uma bela imperial Rye India Pale Ale. 


Rótulo Mameluca - Foto by Cervejaria Serra de Três Pontas

Bastante criatividade no rótulo com muita informação sobre a cerveja, o que já de cara mostra que o objetivo é informar e agradar.  

Mameluca - foto by MRMonich (Desculpem pela qualidade da foto)

No copo, um belo líquido bem escuro, espuma de cor castanha mais clara, de boa altura, excelente consistência e ótima duração.

Bom destaque para os aromas com lúpulos americanos dominando. Cítricos, principalmente com maracujá. Herbal também aparece e os aromas de maltes simplesmente não aparecem. 

O sabor já inicia bem complexo com domínio do torrado, lembrando café e um leve caramelo. Toques também de pão de centeio e um leve condimentado picante. O centeio é presente pelo gosto específico e também pelo picante que gerou. O álcool, apesar de alto, não desequilibra. Na verdade dá um toque diferenciado. O retrogosto é longo, amargo e com um leve picante e licoroso.

É uma cerveja com bastante corpo, pouca carbonatação, complexa e com muita personalidade. Cerveja bem interessante, feita com cuidado, onde os 90 IBUs estão bem equilibrados e o conjunto de lúpulos (Cascade, Citra e Simcoe) dá um toque especial com os cítricos e herbais.

Sigo eu, feliz por beber cervejas feitas na panela e com muita qualidade e criatividade.

Até o próximo....

2 comentários: