terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mais uma excelente Coruja. OTUS Lager.

Degustar cervejas é um treino para o olfato, visão e paladar. É engraçado como vamos nos acostumando com os aromas e sabores do lúpulo, por exemplo. Atualmente eu venho preferindo cervejas mais lupuladas e amargas, então automaticamente as com menos lúpulo parecem doces. É um treino perceber se está realmente doce ou no ponto com o amargor tardio, etc... Só que, de vez em quando encontro umas cervejas muito boas, mesmo que um pouco mais adocicadas que o meu gosto e essa Coruja OTUS Lager foi uma delas.

Coruja OTUS Lager By Monich
Aparência surpreendente. Líquido amarelo brilhante, turvo, quase dourado. Excelente creme branco que subiu bastante, estava com uma consistência muito boa e teve também uma duração exemplar.
Aromas simples mas agradáveis. Cereais e fermento dominam, seguidos de um leve dulçor de mel e um floral do lúpulo
No sabor o adocicado do malte e um leve toque de mel sobrepõe o leve lúpulo e deixam essa cerveja um pouco mais doce que o normal. Mas mesmo assim agrada muito e diferencia-se das demais do mesmo estilo.
De retrogosto fica a refrescância e o leve doce do malte.
É uma cerveja leve, bem carbonatada e que agrada pois o dulçor, mesmo que dominante, não é exagerado. Além do que é uma cerveja bem refrescante e indicada para quem o lúpulo não agrada tanto.
A cervejaria Coruja está inovando nas receitas e conseguindo agradar bem vários diferentes degustadores ou bebedores de cervejas. Parabéns Coruja e desejo que elas cheguem mais perto logo.

Resumex:
Estilo: 1C. Premium American Lager
Álcool (%): 4,50%
Ingredientes: Água cervejeira, maltes especiais, lúpulos importados e fermentos lager.
Cervejaria: Bebidas Coruja Ltda.
Localização da Fábrica: Porto Alegre, mas é produzida em Forquilinha – SC
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Chopp ou Caldereta
Temperatura de serviço: entre 2 a 4 graus.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 8,00.
Onde comprar: Ainda não encontrei em Joinville.
Degustada em: 23/04/2011

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 1. LIGHT LAGER é subdividido em cinco:
1A. Lite American Lager
1B. Standard American Lager
1C. Premium American Lager
1D. Munich Helles
1E. Dortmunder Export
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Coruja OTUS Lager é classificada como 1C. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", Uma Premium American Lager deve ter teor alcoólico entre 4,6% a 6,0% e conter maior teor de malte de cevada o que força bem o aroma, torna a cor mais dourada e levemente doce. Em função disso, é utilizado mais lúpulo para aumentar o amargor.

Curiosidades:
  • A Coruja, em sua fabricação, segue a Lei de Pureza Alemã.
  • O nome Coruja foi escolhido porque a coruja é uma ave de comportamento noturno, como os bons apreciadores de cerveja. Além disso, ela é frequentemente ligada à sabedoria e ao mistério, como os grandes mestres cervejeiros e suas receitas secretas.
  • O nome OTUS dessa cerveja vem do nome da coruja (Asio otus). Esta coruja habita a Europa e América do Norte e é parcialmente migratória.
  • O rótulo da coruja contém muitas informações como quantidade de IBUs, temperatura de serviço, densidade original em graus plato, sugestão de harmonização e ainda os ingredientes e informações legais.
  • O Website da Cervejaria Coruja é realmente bem diferenciado e criativo. Não deixe de visitar.
  • Início da fabricação 2004 e já em 2006 a Coruja ganha o título de melhor chopp de Porto Alegre segundo a revista veja no guia comer e beber.
Cerveja em Vídeo:
Como não encontrei videos novos sobre a Cerveja Coruja, segue um que já publiquei anteriormente.
Coruja - Cerveja VIVA

Meu Ranking no Estilo:
Agora com essa Coruja já são dezenove cervejas degustadas do estilo 1C. Premium American Lager. Vamos atualizar o ranking no estilo:
01 – Heineken
02 - Coruja Extra Viva
03 - Coruja OTUS
04 - Bierbaum Gold
05 – Petra Aurum
06 - Stella Artois
07 - Bamberg Pilsen
08 - Zillertal
09 - Paulistânia
10 - DaDo Bier Lager
11 - Eisenbahn Pilsen
12 - Carlsberg
13 - Kaiser Gold
14 - Isenbeck
15 - Cerpa Export
16 - Miller Genuiine Draft
17 - Brahma Extra
18 - Birra Moretti
19 - Amstel Pulse

Cada vez que analiso o ranking acho que devo degustar todas novamente em um teste cego para validar a posição de cada uma. Quem sabe um dia.
Sigo eu, degustando, analisando, pontuando, ranqueando e postando sempre.
Até o próximo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário