sábado, 14 de abril de 2012

Camila Camila. Música e Cerveja. Duas Paixões.

Atualmente podemos encontrar várias opções de cervejas comemorativas e muitas delas relacionadas com músicas ou bandas. Desde produções artesanais até outras comerciais famosas. Sugiro acessarem o post
http://eubebosim.com/cervejas-que-nao-podem-faltar-na-sua-playlist/ do Bruno Couto e também o post
http://www.allbeers.com.br/2012/01/degustacao-blitzkrieg-hop-cerveja.html do Raphael que apresenta a caseira Blitzkrieg Hop.
Além dessas temos várias outras caseiras como a Holy Led Ale e a Dark Side of The Wheat do grande cervejeiro caseiro Luis Kohlbach.
Mas o post de hoje é para uma cerveja da Bamberg que fez uma homenagem especial e muito merecida aos 25 anos da Banda gaúcha Nenhum de Nós. É a cerveja Camila Camila. Isso mesmo.

Bamberg Camila Camila - Foto by Monich
Vejam o que chamo de aparência convidativa.
Líquido dourado claro, creme branco, alto, de excelente consistência e muita duração.
Sintam bem os aromas destacados. O malte é bem presente e consegui sentir ainda um leve melaço, um toque de floral e algo que lembrou "mato verde". Aromas realmente muito bons. Se na aparência e nos aromas ela foi bem, no sabor foi melhor ainda.
O malte dá as caras logo no primeiro gole lembrando bem as cervejas alemãs. Logo em seguida o amargor é bem apresentado de forma muito equilibrada.
Esse amargor fica no retrogosto acompanhado de um final seco. Mesmo com um maltado bem carregado é uma cerveja bem leve com alta carbonatação e que dá a sensação de refrescância com qualidade.
Essa é realmente uma cerveja que surpreendeu. O ano de 2011 apresentou várias novidades mas essa Bamberg Camila Camila ganhou minha atenção. Não só pela qualidade da cerveja mas também pela ousadia em homenagear o Rock Nacional. Lembrando, 25 anos de banda, ainda ativa, emplacando músicas de qualidade, não é para qualquer um. Parabéns também ao Nenhum de Nós por ser referência e inspiração.


Resumex:
Estilo: 2B.Bohemian Pilsener
Álcool (%): 5,0%
Ingredientes: Água, maltes de cevada e lúpulo.
Cervejaria: Bamberg Ind e Com de Bebidas Ltda
Localização da Fábrica: Votorantim - SP - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Pilsner
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 19,00
Onde comprar: Em Joinville só no Beer Code no Shopping Garten.
Degustada em: 16/12/2011

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 2. PILSNER é subdividido em três:
2A. German Pilsner - Pils
2B. Bohemian Pilsener
2C. Classic American Pilsner
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor.
A Camila Camila é classificada como 2B. Bohemian Pilsener.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", Uma Bohemian Pilsner deve ter teor alcoólico entre 4,2% e 5,4%. É um estilo refrescante e com acentuado sabor de malte. Amargor equilibrado. A cor pode variar de amarelo-palha a dourado-profundo mas é sempre cristalina. A espuma deve ser branca, densa, cremosa e duradoura.

Curiosidades:
  • ...A personagem da música, teve um final feliz, hoje ela tem 42 anos e não conviveu muito tempo com seu agressor, por causa da idade dela calculei a lupulagem da cerveja para 42 IBU.
  • Quer saber mais dessa história? Qualquer curiosidade sobre essa cerveja eu buscaria direto na fonte, então sugiro muito que vocês acessem o post sobre a Camila Camila do próprio produtor. Lá você encontra também toda a explicação sobre a cerveja e o rótulo:
    http://cervejariabamberg.blogspot.com.br/2011/08/camila-camila.html
Cerveja em Vídeo:
Não encontrei vídeo sobre a cerveja mas entendo que cabe a homenagem.

Camila Camila ao Vivo.




Meu Ranking no Estilo:
Essa é a segunda Bohemian Pilsener que eu degusto, então vamos atualizar o ranking no estilo. Só que aqui a parada é dura. As pontuações das duas estão praticamente as mesmas. Mínimas diferenças mas ranking é ranking
1 – Wäls Pilsen

2 - Bamberg Camila Camila

Há tempos venho sonhando com a possibilidade de tomar mais Bamberg por aqui, sobretudo na forma de chope, que seria muito demais. Temos que entender que a fábrica não é tão perto e que essa logística não é tão simples. Mesmo assim continuo sonhando. Hoje já conseguimos encontrar garrafas das cervejas Bamberg. Quem sabe um dia teremos Chope também!! Que assim seja!
Sigo eu, sonhando, degustando e postando.
Até o próximo......

Nenhum comentário:

Postar um comentário