segunda-feira, 30 de abril de 2012

DaDo Bier Ilex. Essa tem Malte e Mate também.

Estou ficando bem atraído por cervejas com adição de frutas, condimentos, flores, etc.. Andei provando algumas ultimamente. Uma delas é bem original e merece destaque porque é produto da primeira microcervejaria nacional, a DaDo Bier. Nada mais justo do que a homenagem ao estado de origem dessa cervejaria e a criação de uma cerveja com Mate (Ilex Paraguaienses) a DaDo Bier Ilex.


DaDo Bier Ilex - Foto by Monich
Líquido amarelo claro palha, levemente turvo. Essa turbidez provavelmente gerada pelo mate. Creme  bem branco, bem formado, com ótima altura, média consistência e boa duração. Não deixou marcas no copo. 
Aromas muito leves, com presença de fermento, biscoito e um quase sumido malte. Nada de presença de lúpulo nem algo que lembre o MATE.
Na medida em que a cerveja foi esquentando os aromas foram melhorando, mas apenas reforçando o já descrito. 
No sabor predominou o malte. Ela pareceu levemente adocicada mas, quem conhece o gosto do MATE consegue percebê-lo bem de leve. Mas ele está lá. Também o álcool apareceu destacado apesar dos 5% informados no rótulo.
O retrogosto é curto e maltado. É uma cerveja leve, refrescante com média carbonatação e fácil de beber. Esperava um pouco mais de amargor e também mais aromas. 
Entendo que cervejas com especiarias não devem deixar de ser cervejas para ser especiarias com cerveja. Mesmo assim, cabia mais MATE nessa cuia. De qualquer forma é uma bela experiência que deve ser apreciada.


Resumex:
Estilo: 23. Specialty Beer - Spice/Herb/Vegetable Beer
Álcool (%): 5,0%
Ingredientes: Água, maltes, lúpulo, erva mate e fermento.
Cervejaria: Santamate Ind. e Com. Ltda.
Site: http://cervejaria.dadobier.com.br/
Localização da Fábrica: Santa Maria - RS
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Tulipa
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Envase: Garrafa.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 15,00.
Onde comprar: Em Joinville é possível encontrá-la no quiosque BeerCode no Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 20/11/2011

Curiosidades:
  • Conforme informa o Website oficial da cervejaria, a DaDo Bier Ilex é a primeira cerveja do Brasil produzida com erva mate. 
  • O nome Ilex é uma homenagem já que ela é elaborada com Ilex paraguariensis (erva mate), além de lúpulo e um blend de maltes importados.
  • Vejam que acima eu achei que ela estava mais alcoólica que os 5%. No Website eles informam que ela tem um teor alcoólico de 7% vol. Enviei mensagem perguntando. Vamos aguardar o retorno.
Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) Specialty Beer não é um estilo e sim uma categoria. Nela são colocadas todas as cervejas que não pertencem aos demais estilos. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", alguns exemplos dessas bebidas se apresentam com denominações próprias como:
Honei Beer
Imperial Porter
Classic American Cream Ale
Non-alcoholic-Beer
Malzbier
Malt Liquor
English Pale Mild
Isso não determina que não sejam excelentes cervejas. Apenas não possuem estilos próprios.
De qualquer forma elas devem usar no mínimo 20% de malte de cevada em sua produção e não devem ser nem parecer artificiais.

Cerveja em Vídeo:
Já postei essa vídeo mas vale a pena reprisar. É o vídeo de 15 anos da DaDo Bier.


15 Anos
 

Meu Ranking no Estilo:
Mesmo não sendo essa a primeira cerveja que eu degusto desse estilo, ela vai aparecer como única, por enquanto, nesse ranking. Isso porque para a Pumpkin eu acabei criando um ranking separado. Vamos criar esse então:
01 - DaDo Bier Ilex

Sigo eu, surpreso em como temos cervejas com adição de condimentos, frutas, etc.. Algumas regionais, outras nacionais. Vamos procurar e encontrar mais dessas.
Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário