Várias conversas e estudos sobre maltes, lúpulos, temperatura de mostura e tudo mais. Além disso os investimentos em equipamentos e tecnologia cervejeira não para.
Mas o que mais agrada mesmo são os encontros para degustação. Esse sim é o prêmio do cervejeiro caseiro. Poder trocar garrafas e percepções sobre as cervejas produzidas e degustadas.
Fazer cervejas de baixa fermentação é um grande desafio. Primeiro pelo controle de temperatura necessário e também por todo o tempo a mais que demora para ficar pronta. Mas depois de pronta ficam muito boas.
Resolvi degustar a Maruim Pilsen, cerveja caseira feita em panelas pelo amigo e cervejeiro caseiro James Jimenez aqui de Joinville mesmo.
Maruim Pilsen - Foto by Monich |
Se tem uma coisa que a maioria dos cervejeiros caseiros tem é criatividade. Dá uma olhada no rótulo dessa cerveja. Cores que chamam atenção e a figura do Maruim que ficou muito boa.
A aparência ficou muito boa. Líquido dourado bem claro, levemente turvo, creme branco de média altura, boa consistência e que durou bastante. Não é fácil conseguir deixar a cerveja assim mas sabemos que o James usa um segredinho (gelatina) para ajudar.
Destaques para os aromas que estavam bem presentes com toques de biscoito, bastante herbáceo do lúpulo e um condimentado com um fundinho de pimenta bem agradável.
No sabor a potência do amargor vem logo de cara mas equilibra em seguida. É possível sentir o sabor do malte e ainda um pouco de biscoito também. O retrogosto é amargo e picante.
É uma excelente cerveja, bem leve, refrescante, saborosa, fácil de beber e com uma carbonatação agradável.
Parabéns ao James por essa e vamos que vamos porque tema mais algumas artesanais na fila.
Sigo eu, degustando caseiras, artesanais, comerciais, importadas e algumas até vencidas.
Até o próximo....
Vlw Monich
ResponderExcluir