sábado, 16 de junho de 2012

Mastra Negra. Uma Stout Uruguaia.

Tenho a grande alegria de ter amigos de verdade. Já ganhei várias cervejas deles e continuo ganhando. A cada viagem que fazem lembram de trazer alguma cerveja lá para casa. Essa cerveja uruguaia eu já ganhei duas vezes. Primeiro foi o Marcelo Duarte Brussain que foi visitar sua casa em Montevideu e a trouxe na mala. Esses dias o nosso amigo Felipe Romer foi ao Uruguai e trouxe um kit da mastra de presente. Aos amigos, MUITO obrigado. Vocês sabem comprar bons presentes.. A Mastra Negra é realmente uma bela cerveja.


Mastra Negra. Foto By Monich
A bela aparência dessa cerveja agrada. Um líquido bem escuro que não deixa passar nem um pouco de luz. Um creme bege formou com uma boa altura, apresentou uma consistência média e excelente persistência. 
Os aromas não apresentaram surpresas. Torrefação, toques de café, fermento bem presente, leve acidez e um herbal de lúpulo. 
Gostei dos sabores que essa cerveja apresentou. A torrefação é bem predominante com o café mais presente mas também senti um toque de caramelo. O amargor também está presente com um herbal moderado. A percepção alcoólica é de que ela tem menos do que os 6,2% descritos no rótulo. O retrogosto é curto, seco, amargo e também senti um salgado bem de leve. 
Pelo visual e aromas fiquei esperando uma cerveja mais encorpada, porém ela apresentou-se bem leve e até um pouco aguada. A carbonatação estava média baixa conforme esperado. A sensação é de estar tomando uma cerveja caseira, bem feita, muito equilibrada. 
Bela cerveja que merece ser degustada novamente. Pelo que percebi é refermentada na garrafa e feita de forma artesanal.

Resumex:
Estilo: 13E. American Stout.
Álcool (%): 6,20%
Ingredientes: Água, maltes, lúpulos, clarificantes, levedura e açúcar.
Cervejaria: Cervejaria CNS Ltda
Website: 
http://www.mastra.com.uy
Localização da Fábrica: Montevideo - Uruguay
Tipo de Copo: Tulipa
Envase: Garrafa
Volume: 355 ml
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus
Preço Médio: R$ 12,00
Onde comprar: Em Joinville eu encontrei no quiosque da Beer Code no Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 06/02/2012.


Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 13. Stout é subdividido em seis:
13A. Dry Stout
13B. Sweet Stout ou Cream Stout
13C. Oatmeal Stout
13D. Foreign Extra Stout
13E. American Stout
13F. Russian Imperial Stout
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os  ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Mastra Negra é classificada como 13E. Conforme informações do próprio BJCP deve ter aromaa de moderado a forte de maltes torrados, frequentemente apresentando café torrado ou chocolate amargo. Na aparência a coloração é geralmente preta, embora algumas possam parecer marrons muito escuros. Colarinho de bege claro a marrom claro, abundante e persistente. Normalmente turva.
No sabores de malte torrado moderado a muito alto, frequentemente com sabor de café, grãos torrados de café, chocolate escuro ou meio amargo. Pode apresentar um caráter de café levemente queimado, mas este caráter, se presente, não deve ser proeminente.


Curiosidades:
  • No Website da Mastra encontrei as seguintes informações: IBU: 26; SRM: 30; DO: 1058; DF: 1012; alcohol: 6,2%.
  • Conforme informações da própria Cervejaria a Mastra é a primeira cerveja "puro malte" fabricada no Uruguai.
  • As cervejas produzidas pela Mastra não são pasteurizadas e, em função disso, oferecem ao público a tradição da cerveja em seu estado natural.
  • As cervejas produzidas pela Mastra são fermentadas durante 7 dias, maturadas a uma baixa temperatura por mais 7 dias e são carbonatadas naturalmente durante um período de 25 dias. O gás presente na Mastra é gerado por uma segunda fermentação que ocorre na garrafa.
Cerveja em Vídeos:
Encontrei esse vídeo no website da cervejaria e vale a pena ver.

Mastra - Cerveja Artesanal



Meu Ranking no Estilo:
Esse é um ranking novo. Vamos criá-lo então:
01 - Mastra Negra

Como é prazeroso receber um presente que você realmente gosta. 
Sigo eu, degustando boas cervejas, sejam elas ganhas ou compradas.
Até o próximo...

Um comentário:

  1. Solicito o contato do responsavel pelo blog. Gostaria de propor uma parceria promocional por ocasião do evento Brasil Brau 2013.
    Aguardo.
    Att,
    Daniela Barbosa
    daniela.barbosa@glbr.com.br

    ResponderExcluir