segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Três Lobos - A American Pilsen da Série American Extreme da Backer


Há produtos que realmente se vendem pela embalagem. Com cervejas não é diferente. Um rótulo diferenciado, bem desenhado faz toda a diferença e chama a atenção na prateleira. Faz com que você, ao menos, pegue a garrafa, veja melhor o rótulo, leia as informações e lógico, avalie o preço. Esse foi o caso com a Três Lobos American Pilsen. Chamou atenção, analisei e comprei.


Três Lobos American Pilsen - foto by MRMonich


Rótulo bem criativo e de bom gosto. 
No copo um líquido laranja, quase dourado, límpido e brilhante. Espuma bem formada, de cor branca, que subiu bastante, apresentou uma ótima consistência, teve uma duração média e deixou belas marcas no copo.
Belos aromas com toque de malte mas predomínio total dos lúpulos, com presença herbal e cítricos lembrando maracujá.  Como havia lido o rótulo acabei percebendo um pouco do açúcar mascavo no aroma também.
Gostei bastante do sabor também com um equilíbrio bem presente. Mesmo com o leve dulçor de malte aparecendo o amargor equilibra e domina bem. A cerveja apresenta mais seca que maltada e também aparece o açúcar mascavo. O retrogosto é longo, seco e amargo.
A cerveja é de corpo leve, carbonatação média baixa e bem refrescante. 
Gostei dessa proposta da Backer com cervejas extremas. Essa Três Lobos American Pilsen se mostrou bem melhor do que eu pensava. Destaque para os aromas e para o amargor assertivo. 
Na verdade não parece nada com uma pilsen e vale a pena mesmo experimentar.

Resumex:
Estilo: 2C. Classic American Pilsner
Álcool (%): 5%
Ingredientes: Água, malte de cevada, lúpulo e açúcar mascavo
Cervejaria: Cervejaria Bäcker

Site: http://cervejariabacker.com.br
Localização da Fábrica: Belo Horizonte - MG - Brasil
Tipo de copo: Pilsner
Temperatura de serviço: entre 0°C. e 4°C
Envase: Garrafa
Volume: 355 ml
Preço Médio: R$ 12,00
Onde comprar: Em Joinville eu encontrei no Beer Code.
Degustada em: 06/01/2013

Curiosidades:
  • A Cervejaria Backer iniciou suas atividades como brewpub chamado Cervejaria Três Lobos e criou um grande movimento em Belo Horizonte.
  • Em 1999 foi registrada em cartório como a primeira cerveja artesanal de Minas Gerais e foi fundada pelos irmãos Halim e Munir Lebbos.
  • O local para instalação da cervejaria foi escolhido a dedo no Bairro Olhos d'Água, aos pés da Serra do Curral.
  • No final de 2010 a Backer apresentou uma novidade, a série American Extreme chamada 3 Lobos. Um Kit de quatro cervejas diferenciadas, inspiradas em cervejas americanas, inclusive com rótulos bem desenhados. 
  • Logo de início a série gerou alvoroço, principalmente porque seus rótulos são "parecidos" como os da cervejaria americana "Flying Dog". Houve até quem culpou a 3 Lobos pela suspensão da exportação das Flying Dog para o Brasil, mas isso não foi a verdade.
  • O kit 3 Lobos da séria American Extreme é composto de quatro cervejas. Além da Três Lobos American Pilsen, fazem parte a Exterminator - American Wheat, a Pele Vermelha - American IPA e a Bravo - Imperial Porter.
  • A Três Lobos American Pilsen apresenta um amargor medido em 31,5 IBU.



Mais sobre o Estilo:

Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 2 Pilsner é subdividido em três:
2A. German Pilsner - Pils
2B. Bohemian Pilsener
2C. Classic American Pilsner
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Três Lobos American Pilsen é classificada como 2C Classic American Pilsner. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", Classic American Pilsner é uma versão americana do Bohemian Pilsener. Cervejas desse estilo são claras, brilhantes, com boa espuma. Podem utilizar milho e arroz em suas fórmulas, gerando alta refrescância. O lúpulo é perceptível mas sem muito exagero.

Cerveja em Vídeos:
O único vídeo que encontrei foi esse institucional da Backer:

Vídeo Institucional


Ranking no Estilo:
Sendo essa a terceira cerveja degustada 
desse estilo, vamos atualizar o ranking:
1 - Três Lobos American Pilsen
2 - Saint Bier Pilsen Premium
3 - Sul Americana

Sigo eu, bem feliz por encontrar agora muita variedade de cerveja aqui na cidade.

Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário