quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Witbier com Estilo!

Como a Hoegaarden foi a primeira que degustei, resolvi pesquisar bastante sobre tudo. Estilos, copos, ingredientes, fábricas no mundo, etc...
Talvez a empolgação seja de início, mas vou aproveitar para registrar o que tenho.
Pelo que pesquisei o estilo Witbier é uma variação das WeissBier (Cerveja de Trigo) porém com o requinte Belga, pois aceita outras especiarias na fórmula.
Esse estilo é também conhecido como Belgian White ou ainda como Biere Blanche em francês.
O estilo é antigo com mais de 400 anos, porém a história do estilo está muito ligada com a história da própria cervejaria Hoegaarden que depois de desaparecer na década de 50 foi reavivada por Pierre Celis em 1966.


As cervejas desse estilo possuem uma coloração opaca com uma leve turbidez. Como normalmente não são filtradas apresentam trigo suspenso que combinado com as leveduras apresentam um tom esbranquiçado. Talvez daí o nome.


Em função dos seus ingredientes especiais como semente de coentro e casca de laranja, além do próprio trigo, o gosto é refrescante, sobressaindo o trigo mas com um toque cítrico. Também é possível perceber sabores frutados (banana e maça), condimentados (cravo) e florais.


Algumas outras cervejas que encontrei desse estilo e que ainda pretendo degustar. Tá dada a dica para quem quiser presentar o amigo. hehehe.


























Exemplar nacional, produzido em Porto Alegre
















Pesquisando, postando e seguindo aprendendo.
Acho que sobre Witbier chega.
Certo certo mesmo é experimentar outras para poder comparar, mas isso fica para depois.


Um abraço e até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário