quarta-feira, 20 de abril de 2011

4a Brassagem - Produção Própria - Black Hawk Down - Again

Era metade de janeiro. Dia 15 para ser exato. Planejei a quarta produção própria. Fiz alguns ajustes na receita para preparar novamente a Black Hawk Down.
Como não é fácil encontrar alguém para ajudar em um fim de semana no verão, apareceu apenas o meu velho amigo Marcos Alberti, obrigado. Se bem que a Mimi sempre dá aquela força, seja na hora de organizar tudo, na moagem do malte e até no cuidado na hora da fermentação.
Mi, o que seria de nós sem você?
É bem provável que eu tenha perdido várias das fotos e, inclusive os vídeos, porque só encontrei algumas. Mas vamos lá
Tudo tranquilo, consegui malte, fermento e lúpulo com o Dorval, como sempre.
Revisei a receita com os ajustes e começamos a brincadeira lá pelas 9 horas da matina.
Já fazendo a circulação
Nessa primeira foto já estávamos fazendo a recirculação do mosto para filtrá-lo um pouco.

Dá-lhe colocar água prá ferver
Enquanto o Marcos fazia a recirculação eu já aproveitava para colocar a água da lavagem para esquentar.

Tudo com bastante atenção
Lógico que rola um monte de conversa, várias bebericadas e também um rock'n roll durante a produção, mas sempre com atenção total no serviço.

Mais água
Vai cerca de 35, 36 litros de água no processo. Então precisamos de 2 galões.

Mosto indo para fervura
Aqui a recirculação já terminou e o mosto então é recolhido para a fervura. 

Lavagem do malte
Enquanto extraímos o mosto já aproveitamos para fazer a lavagem para a extração de MAIS mosto ainda.

Olha a cor dessa delícia.
Esse é o mosto ainda antes da fervura, mas olhando a foto já relembro o cheiro característico do malte torrado.
Bom, antes disso e depois disso eu perdi as imagens e videos.
O que tenho é o que mais interessa, fotos dessa cerveja pronto e sendo degustada.

Um brinde com SAÚDE para todos.

1 imagem vale mais do que 1.000 palavras

1 imagem vale mais do que 1.000 palavras
1 imagem vale mais do que 1.000 palavras
Sinto informar que dessa brassagem nasceram 22 garrafas de 600 ml, mas que nenhuma delas está mais entre nós...
Sigo eu, organizando as coisas para não atrasar tanto nos posts, degustando boas cervejas e fazendo outras, que eu gosto.
Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário