sexta-feira, 15 de abril de 2011

Backer Trigo. As nacionais também mandam muito bem!

Detalhe importante. Somente agora consegui postar todas as cervejas degustadas em 2010.
Inicio hoje as postagens das produzidas e degustadas em 2011. Seguimos firme.
Aproveitei para degustar mais uma de trigo na seguida. Como a última tinha sido a Paulaner eu preferi selecionar uma nacional. Essa cerveja o meu amigo Negherbon trouxe de Porto Alegre em uma de suas andanças por lá. OK, eu sei que a Backer é uma cerveja produzida  em de Belo Horizonte - MG, mas não chega por aqui. Então, valeu Neghe pela Backer Trigo.
Backer Trigo.
Na aparência o destaque ficou com a coloração que puxou um pouco mais para o laranja e bem turva. O creme estava branquinho, só que subiu pouco, estava com média consistência e durou menos do que eu esperava.
O aroma realmente estava bem perfumado com grande destaque para o cravo e para o fermento e menos para a banana. De qualquer forma foi um bom convite ao primeiro gole.
O sabor acompanhou bem os aromas predominando o cravo, com um adocicado aparente, uma leve picância, fermento perceptível e banana bem de leve. Também percebi uma leve acidez e um azedo mas que não estavam ruim. Faltou ainda, para o meu gosto, um leve amargor. O retrogosto é um pouco ácido e um pouco adocicado.
É uma cerveja leve, com um bom corpo, boa carbonatação, bem refrescante e justa para o estilo. Boa opção para dias quentes ou para harmonizar em um almoço.
Caso encontrasse ela por aqui, sem dúvida, compraria mais algumas para reforçar a degustação. Como não acho, vou dependendo dos amigos.


Resumex:
Estilo: 15A. Weizen/Weissbier
Álcool (%):  5,00%
Ingredientes: Água, maltes, malte de trigo, lúpulo e antioxidante INS 316.
Cervejaria: Cervejaria Três Lobos.
Site: http://cervejariabacker.com.br
Localização da Fábrica: Belo Horizonte - MG
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Weizen
Temperatura de serviço: entre 5 e 7 graus.
Volume:  355 ml
Preço Médio: R$ 6,25
Onde comprar: Em Joinville não encontrei.
Degustada em: 08/01/2011


Curiosidades:
  • A cervejaria Três Lobos nasceu em setembro de 1998.
  • A Backer Trigo, conforme informações do Website da Três Lobos é uma cerveja refrescante de alta fermentação e paladar suave, apresenta notas de cravo e aromas frutados. Guarda os mistérios das receitas alemãs.
  • Sugestão de Harmonização: salsicha de carne de vitelo branca com mostarda doce, frutos do mar ao vapor, lagostas, massas com molhos leves, sushi, saladas, comida mexicana, tailandesa, indiana e chinesa.

Cerveja em Vídeo:
Não encontrei divulgação da Backer Trigo em vídeo. Fica para a próxima.


Meu Ranking no Estilo:
O ranking de cervejas degustadas no estilo 15A. Weizen/Weissbier está evoluindo. Vamos atualizar o ranking por estilo:
01 – Edelweiss Weißbier Hefetrüb
02 - Primátor Weizenbier
03 - Franziskaner Heffe-Weissbier Hell
04 - Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb
05 - Licher Weizen
06 – Bierland Weizen
07 - Eisenbahn Weizenbier
08 - Backer Trigo
09 - Schneider Weisse Unser Original TAP 7
10 – St. Gallen
11 - OPA Bier
12 - Schlau Hefeweizen
13 - Erdinger WeissBier
14 - Bohemia Weiss
15 - Petra Weiss Bier
16 - Erdinger Champ


Mais um bom exemplar nacional de cerveja de trigo. Boa Surpresa
Sigo eu, iniciando os posts das degustações de 2011 e já com muita coisa atrasada. Vamos correr atrás do prejuízo.
Até o próximo...

4 comentários:

  1. Belíssima Foto! Eu gosto das Backers, tem um pessoal que faz olho torto pra elas, mas eu acho um dos melhores custo benefício que temos. As que mais gosto são a Pale Ale e a Pilsen!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não esperava muito dessa Backer mas realmente fiquei surpreso pelo belo conjunto.

    ResponderExcluir
  3. Sou do Rio de Janeiro,e gostaria de saber se voces estao investigando se houve possibilidade dos lotes contaminados terem sido adulterados por alguem por razoes pessoais contra a empresa para "queima-los" do mercado.
    A concorrencia deveria ser suspeita tambem...
    Desculpe..estou olhando de fora,e senti falta do olhar do jornalismo investigativo nos noticiarios que ate agora ainda nao levantaram essa hipotese...
    So estao batendo em voces.Nao levantaran outras possibilidades.
    Quem ganha e perde com tudo isso???
    Nem curto cerveja...mas isso ta parecendo uma armadilha. E de repente vcs cairam nela.
    Ou ate mesmo pode ter sido falha interna de voces mesmo e eu posso estar equivocada tb.
    Estou so tentando entender..
    Espero q tudo fique as claras p os telespectadores e p usuarios principalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo contato. Estou aproveitando a quarentena para reativar o Blog.
      Também estamos acompanhando as investigações que cabem aos órgãos envolvidos.
      Não sou da Cervejaria, apenas faço post sobre cervejas que bebi e faço minhas cervejas em casa.
      Pode ter sabotagem? Pode
      Por ser problema no processo? Pode
      Mas vamos aguardar.
      Um abraço

      Excluir