terça-feira, 17 de maio de 2011

Cordoba Dorada - Pilsen Mesmo?

Tenho percebido que as cervejas de massa argentina são, de alguma forma, melhores que as nossas de massa. Normalmente mais maltadas e mais lupuladas. Essa Cordoba Dorada eu não conhecia. Então aproveitei que era novidade no mercado e coloquei no carrinho de compras.
Cordoba Dorada
Em relação as outras argentinas essa é de uma coloração um pouco mais fraca, com um dourado bem de leve e bem translúcida. Por outro lado o creme bem branquinho subiu bem, apresentou uma boa consistência e durou bastante.
Os aromas agradaram com potência do malte, biscoito, mel e lúpulo floral bem de leve.
O sabor apresenta um maltado com adocidado evitente e donimador. Mesmo com o lúpulo tentando amargar o adocidado toma conta com um mel e açucar mascavo.
Ainda no retrogosto o adocicado mantém-se até incomodando um pouco.
É uma cerveja de corpo leve, com carbonatação abaixo da média que ficou devendo na aparência e também no sabor. Faltou corpo e amargor. Não é ruim mas fica devendo.
Realmente eu esperava um pouco mais dessa cerveja, mas mesmo assim é possível notar que os argentinos estão com uma cultura cervejeira avançada em relação a nossa. Ainda não degustei nenhuma artesanal argentina, mas já ouvi falar muito bem delas. Eu gostaria é de ter experimentado a que era produzida em Córdoba mesmo para ver se o sabor era o mesmo. Nos resta aprender com os Argentinos, mas essa Córdoba de hoje pode ficar por lá mesmo. Até porque, na minha opinião não é uma German Pilsner e sim uma Premium American Lager e parecidas com essa temos muitas por aqui.

Resumex:
Estilo: 2A. German Pilsner (Pils)
Álcool (%):  4,70 %
Ingredientes: Água, malte, cereais, lúpulo, antioxidante 224 e estabilizante 405.
Cervejaria: Compañia Industrial Cervecera S.A.
Localização da Fábrica:  Santa Fé - Argentina
País de origem: Argentina
Tipo de Copo: Chopp ou Caldereta
Temperatura de serviço: entre 0 a 4 graus
Volume:  1.000 ml
Preço Médio: R$ 6,20
Onde comprar: Encontrei no Angeloni.
Degustada em: 05/02/2011

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 2. Pilsner é subdividido em três:
2A. German Pilsner - Pils
2B. Bohemian Pilsener
2C. Classic American Pilsner
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Krombacher PIls é classificada como 2A - German Pilsner - Pils. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo possuem um caráter menos maltado e mais lupulado. Com espuma branca, cremosa e persistente.

Curiosidades:
  • A cerveja Cordoba Dorada é uma Pilsen de longa tradição na província de mesmo nome.
  • Começou a ser desenvolvida em 1917, em Córdoba, com água, cevada maltada e lúpulo selecionado.
  • Atualmente a Cerveja Cordoba Dorada é produzida na cidade de Santa Fé na Argentina em uma planta reconhecida como uma das mais modernas da América do Sul.
  • Em 2010 ocorreu a demolição da chaminé da antiga cervejaria Cordoba localizado na Calle Arturo Orgaz. Uma parte da história se perde. Algo que não irá se recuperar, independente do que será construído no local.
  • Em 1995 a Companhia de Cervejarias Unidas inicia suas atividades na Argentina e em 1998 incorpora em seu portfólio a cerveja Córdoba, tradicional cerveja elaborada na cidade de Córdoba desde 1917.
  • CCU Argentina é uma sociedade cujos principais acionistas são da CCU do Chile (Majoritários) e Anheuser-Busch. 
  • Entre as inovações mais importantes desenvolvidas na planta onde se produz a cerveja Cordoba se destacam:   -  A sala de cozimento mais moderna da América do Sul cujos 18 cozimentos diários são record no país. -  Três linhas de envase de garrafas, uma de latas e uma de barris conseguem entregar mais de 20 milhões de litros de cerveja por mês.
  • Com mais de 150 anos de tradição histórica, CCU SA é uma empresa diversificada de bebidas e com operações, principalmente no Chile e Argentina.
  • CCU é a maior cervejaria do Chile e a segunda na Argentina. A companhia tem contratos de licença, distribuição e/ou joint venture com Heineken, Brouverijen B.V., Anheuser-Busch Inc., PepsiCo Inc., Paulaner Breuerei AG, Schweppes holgings Limited e Watt's Alimentos..
Cerveja em Vídeo:
Separei três vídeos de comerciais da cerveja Cordoba e um sobre a derrubada da chaminé.

Amigos

Faculdade

Aprendizagens

Derrubada da Chaminé

Meu Ranking no Estilo:
Com a Cordoba são cinco cervejas degustadas nesse estilo. Ainda é muito pouco. Vou buscar outras dessas pois tenho um carinho especial por cervejas desse estilo. Vamos atualizar o ranking no estilo então:
01 - König Pilsener
02 - Wernesgrüner
03 - Krombacher Pils
04 - Warsteiner Premium Verum
05 - Cordoba Dorada

Sigo eu, já sentindo um vento mais frio e isso pede cervejas mais encorpadas, com certeza.
Até o próximo...

2 comentários:

  1. Caramba, nunca ouvi falar nessa. Acho em supermercado comum mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Viu só João.
    Supermercado mesmo.
    Podia ser umas melhores, mas fazer o que?
    Um abraço.

    ResponderExcluir