quinta-feira, 12 de maio de 2011

Duas produções no mesmo dia. Uma atrás da outra.

Degustar com a família e os amigos uma cervejinha feita por você mesmo não tem preço. É realmente uma prazer enorme. Acontece que todo prazer exige um esforço. 
No nosso caso, cada produção exige um desce equipamentos, sanitiza tudo, monta ambiente, etc.. e assim é com a maioria dos cervejeiros caseiros. Acontece que eu pensei, já que dá um trabalhinho, por que não começar bem cedo e fazer duas já de uma vez?  Boa ideia.
Preparei duas receitas novas para a 5a. e 6a. brassagem. Uma weizen que fazia tempo que queria fazer. Também montei uma receita de uma Irish Red Ale com algumas alterações básicas para ver como ficava.
Essas brassagens ocorreram no dia 27 de janeiro desse ano, mas como perdi todos os videos e a maioria das fotos só estou conseguindo postar hoje. Mesmo assim vale o registro só que serão sem muitos detalhes.
Os trabalhos começaram no dia anterior com a moagem dos maltes para ganhar o tempo. Esses maltes abaixo são alguns da Red Ale que levou aveia também.


Maltes para a Irish Red Ale
Incrível como cada malte tem sua dificuldade de moer e seu aroma característico. Um melhor que o outro. Só quem já ajudou na moagem sabe do que estou falando.
Já passando para a brassagem, todas as duas tiveram paradas protéicas. Novidade para mim. Mas OK, tudo certinho.


Brassagem da German Weizen
É incrível como cada estilo gera uma coloração diferente já na brassagem. Pena que não sobrou uma foto da brassagem da Irish Red Ale. 


Weizen no descanso protéico
Vamos direto aos resultados que foram mesmo surpreendentes. 
A Irish Red Ale não ficou com a cor que eu planejei mas a aveia ajudou muito no corpo e na formação do creme. Resultou uma cerveja bem encorpada e lupulada. Mesmo não tendo a cor devida foi batizada de Red Sea Monich Bier.


Red Sea Monich Bier


Como não é fácil fotografar uma cerveja dentro de casa e representar realmente a cor da cerveja, aproveitei para registrar com diferentes fundos. Neste abaixo a cor cobre já puxa um pouco mais para o vermelho.


Contraste na Red Sea
Por fim, nada melhor do que contrastar contra a luz mesmo. Acho que vale a pena tentar fazê-la novamente. Além de ficar boa, já acabaram-se todas.


Red Sea contra a Luz
Quase deu. Ainda ficou muito acobreada, mas como foi a primeira vez, valeu.
A segunda produção foi de uma German Weizen que é um estilo que, particularmente, gosto muito. 
Nessa primeira versão eu exagerei um pouco no malte caramelizado, ficando ela com uma coloração um pouco mais escura, porém dentro do estilo. Tipo uma Schneider, de cor.
Mesmo mais escura do que planejamos, o corpo, sabor e carbonatação ficaram bem dentro do esperado. Assim, nasceu Alpina Monich Bier.


Alpina um tanto escura. hehehe
Na verdade a foto acima escurece ainda mais o líquido. Então, seguem outras fotos que ajudam a evidenciar a cor da Alpina.


Alpina - Alaranjada


Carbonatação a todo vapor
Alpina contra a luz
Ficamos bem contentes com os resultados dessas duas produções. Outro ponto muito positivo foi que dessa vez deu tudo certo com o primming e a carbonatação de cada uma ficou excelente. Para registro, fiz o primming direto no balde antes de envasar e não mais garrafa por garrafa. Não era isso que eu estava errando e sim na quantidade de açúcar que estava colocando. Mesmo assim, essa forma facilita muito o envase em garrafas.


Bom a família Monich Bier está crescendo e agora contamos com quatro opções. 
Afrodite  - Blond Ale
Black Hawk Down - Porter
Red Sea - Irish Red Ale
Alpina - German Weizen


Gostaria de agradecer novamente todos os amigos e principalmente a família que além de ajudar a produzir também ajuda a consumir.


Se você se interessou em fazer cerveja em casa, fica de sugestão que você procure uma ACERVA (Associação dos Cervejeiros Artesanais) em sua região. Ela está sempre de portas abertas para novos cervejeiros.


Fico eu, já com saudades dessas duas cervejinhas e preparando novas produções.
Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário