quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Saint Bier Bock

Sinceramente não lembro onde comprei essa cerveja mas eu acho que foi na Brothaus. Ultimamente a variedade lá diminuiu muito, infelizmente. Mas temos outras excelentes opções de lojas em Joinville como a  Beer Code no Joinville Shopping Garten. Só não sei se tem essa Saint Bier Bock porque acho que é sazonal e produzida somente para o inverno. 
Saint Bier Bock - Foto By Monich
Boa aparência com um líquido rubi, um tanto turvo e de cor um pouco mais escuro que o normalmente vemos em uma bock. Creme bem bege de uma altura boa, com uma consistência média mas de pouca persistência.
Aromas bem presentes e típicas de uma bock, com malte predominando nada de lúpulo, um leve adocicado e caramelo presente.
No sabor a  potência de malte caramelo se apresenta logo de início. Um melaço também é bem percebido Um tostado levemente demasiado desequilibra um pouco parecendo um caramelo queimado. Outro detalhe é que aparenta ter mais do que os 5,5% de álcool que está descrito no rótulo. O retrogosto é doce e aquecido pela sensação alcoólica.
A sensação é de que faltou um pouco de corpo. Mesmo assim tem as características básicas de uma bock e uma carbonatação baixa.
Boa cerveja com uma proposta um pouco diferente das demais do mesmo estilo. Menos álcool e cor mais escura. Fã de cervejas desse estilo fico contente a cada nova marca que encontro. Para quem curte vale a pena experimentar a Saint Bier Bock.

Resumex:
Álcool (%): 5,50 %
Ingredientes: Água cervejeira, malte pilsen, maltes tostados, lúpulos e fermento.
Cervejaria: Cervejaria Santa Catarina Ltda.

Website: http://www.saintbier.com/
Estilo: 5B. Traditional Bock.
Tipo de Copo: Tulipa
Volume: 600 ml
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus
Preço Médio: R$ 11,00
Onde comprar: Em Joinville você encontra Saint Bier no Beer Code do Joinvile Garten Shopping.
País de origem: Brasil
Localização da Fábrica: Forquilhinha
Degustada em: 02/10/2011.

Curiosidades:

  • A Saint Bier Stout é produzida respeitando a Lei de Pureza Alemã de 1.516 (Reinheitsgebot). 
  • A Cervejaria Saint Bier foi fundada por Abrahão Paes e inaugurada em 2008, em Forquilhinha/SC já com uma capacidade de produção de 100 mil litros/mês. 
  • O grande BrewPub anexo à fábrica chama bastante atenção pelo bom gosto. 
  • No Facebook da Cervejaria é possível encontrar informações de que a cerveja é produzida com blend de cinco maltes tostados, o que proporciona sabor levemente adocicado.  
Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 5. BOCK é subdividido em quatro:
5A. Mailbock / Helles Bock
5B. Traditional Bock
5C. Doppelbock
5D. Eisbock
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor.
A Saint Bier Bock é classificada como 5B - Traditional Bock.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", Uma Traditional Bock deve ter teor alcoólico entre 6,3% a 7,2%. Vejam que pelo estilo ainda faltou um pouco de álcool na Saint Bier mas, sinceramente, acho que se tivesse mais álcool ia atrapalhar o sabor. As cervejas desse estilo tem forte aroma de malte e quase nenhum de lúpulo, são encorpadas, com carbonatação moderada e álcool levemente perceptível.

Cerveja em Vídeos:
Mesmo com a grande divulgação da Duff produzida pela mesma cervejaria ainda não encontrei vídeos comerciais, apenas um programa curto feito pela UNISUL e outro relacionado a IV Heimatfest em Forquilhinha:


Saint Bier - Programa Unisul


Saint Bier na IV Heimatfest em Forquilhinha


Meu Ranking no Estilo:

Quinta cerveja degustada do estilo 5B. Traditional Bock. Veja como ficou a atualização do ranking no estilo:
1 – Bierland Bock
2 – Kaiser Bock
3 - DaDo Bier Royal Black
4 - Saint Bier Bock
5 - Petra Bock


Iniciando as férias tentando publicar as postagens pendentes mas já pensando em pegar uma praia.
Sigo eu, fazendo uma lista de cervejas que pretendo degustar e outra das que faltam postar.
Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário