quarta-feira, 25 de abril de 2012

Eisenbahn 5 - Cerveja para Comemorar

A Eisenbah é uma dessas micro cervejarias que nasceram prezando pela qualidade e, apesar de já terem passado por várias incorporações, continuam com o mesmo foco. Já tinha ouvido falar muito da cerveja que a Eisenbahn criou para comemorar os 5 anos de cervejaria, mas ainda não tinha experimentado. Quanto tempo perdido! Apesar de eu realmente curtir todas da Eisenbahn, acho que agora descobri a minha preferida deles, Eisenbahn 5.


Eisenbahn 5 - Foto by Monich
Boa aparência com um belo líquido cobre avermelhado escuro, creme bege claro, de baixa altura, média consistência e pouca duração.
O aroma é um dos destaques dessa cerveja. O lúpulo cítrico e floral domina. Não tenho certeza mas arrisco que tem dry hopping nessa. É possível perceber um leve caramelo e um amadeirado mediano.
O sabor também chama muita atenção. Já no primeiro gole a potência do lúpulo é apresentada, mas a carga de malte dá conta de equilibrar muito bem o sabor. O retrogosto é longo, bem amargo e seco. Essa é uma cerveja encorpada, com média carbonatação, que refresca mas também esquenta. Maluco isso, mas é o que eu senti.
Não conhecia essa cerveja da Eisenbahn e posso dizer que fiquei muito impressionado. Todas outras Eisenbahn que já tomei têm um nível de qualidade muito bom, mas essa chamou atenção pela cor, aromas e amargor. É hora de comprar algumas mais.


Resumex:
Estilo: 3A. Vienna Lager
Álcool (%): 5,4%
Ingredientes: Água, malte e lúpulo.
Cervejaria:  Sudbrack Cervejaria.
Grupo: Kirin
Site: http://www.eisenbahn.com.br/
Localização da Fábrica: Blumenau - SC - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Caldereta ou taça
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Volume: 355 ml
Preço Médio: R$ 10,00
Onde comprar: Você encontra a Eisenbahn 5 no quiosque do BeerCode no Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 16/01/2012

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 3. European Amber Lager é subdividido em dois:
3A. Vienna Lager
3B. Oktoberfest/Märzen
Aroma: Moderado de malte especial Alemão (de Viena e / ou malte Munique). Um leve aroma de malte tostado pode estar presente. Similar, embora menos intensa do que a Oktoberfest. Característica limpa de lager, sem ésteres frutados ou diacetil. Pouco a nenhum aroma de lúpulo nobre. Aroma de caramelo é inapropriado. A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Eisenbahn 5 é classificada como uma Vienna Lager.
A Amber Lager tradicional foi desenvolvida por Anton Dreher, pouco depois do fermento das lager ser isolado pela primeira vez. Perto de ser extinta em sua região de origem, o estilo continuou no México, onde foi levado por Santiago Graf e outros cervejeiros austríacos, no final do século XIX.
Lamentavelmente, a maior parte das cervejas deste estilo, que são fabricadas hoje, usam suplementos que diminuem a complexidade e a riqueza do malte característicos das melhores cervejas Amber Lager.
Fonte: http://www.eisenbahn.com.br
Cervejas desse estilo deve ter uma aparência límpida de cor que vai do avermelhado ao cobre, com espuma branca, persistente e larga. O sabor deve ser leve mas com uma complexidade sutil. Deve ter a presença do amargor e final seco sem a percepção de doçura.

Curiosidades:

  • A Eisenbahn 5 foi feita em comemoração ao aniversário de 5 anos da cervejaria;
  • É produzida pelo método dry-hopping, que leva uma segunda adição de lúpulos aromáticos durante a maturação. Com isso, o aroma de lúpulo, muito apreciado em cervejas especiais, fica bem mais intenso.
  • Para a produção dessa cerveja são utilizados 4 tipos diferentes de malte.
  • A cervejaria sugere harmonizar a Eisenbahn 5 com grelhados, queijos azuis, carne de porco, peixes fritos e hambúrguer.
  • No website da Eisenbahn, cada cerveja tem descrições de características e um quadro com o perfil da cerveja. Veja o da Eisenbahn 5:



Cerveja em Vídeo:
Até hoje não encontrei vídeos comerciais sobre as cervejas Eisenbahn. Nem ao menos lembro de ter visto algum deles. Encontrei esse que não é um comercial mas sim uma apresentação da Eisenbahn 5.

Eisenbahn 5 por Juliano Mendes.


Meu Ranking no Estilo:
São cervejas realmente muito boas e é difícil, nesse caso, dizer qual delas é a melhor. Mesmo assim vamos atualizar o Ranking no Estilo:
01 – Eisenbahn 5
02 - Bierland Vienna

É natural ver como aos poucos nosso paladar vai pedindo a presença de lúpulo. E não adianta carregar no lúpulo e sim o que precisa é um equilíbrio. E as nacionais estão ficando cada vez melhores nesse assunto.
Sigo eu, cada vez mais fã de amargor mas sem esquecer que malte também é preciso e precioso.
Até o próximo......

8 comentários:

  1. Essa é uma das cervejas nacionais de que mais gosto! O lúpulo é marcante, a cor é fascinante e o preço é bastante acessível aqui em SP! Um excelente custo-benefício pra nós brasileiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dantoshi realmente o lúpulo dessa é incrível e o custo benefício também é d+.
      Se gosta dessa, experimente a Bierland Vienna que também tem lúpulo potente e o preço agrada.
      Valeu pelo comentário.
      Um abraço.
      Monich

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me, ainda não tomei, sim foi Bierland Imperial Stout que já tomei. Na casa da minha tia em SBC, Monich

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lucas, tudo certo?
      Obrigado pelo acesso e comentário.
      Dá um jeito de achar essa porque vale a pena.
      Um abraço.

      Excluir
  4. Tomei e achei lupulada!!!! Que delícia da cerveja. Gosto de cervejas extremas, fui tomando Invicta 1000 IBU e Brewdog Hardcore IPA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lucas, obrigado pelo acesso.
      Realmente essa é uma ótima cerveja e com um preço camarada.
      Um abraço.
      Monich

      Excluir
  5. É vmosca branca, dificílima de achar. Se alguém souber onde acho em campinas, agradeço.

    A última vez q consegui comprar foi no walmart

    ResponderExcluir