domingo, 5 de janeiro de 2014

Bier Hoff Witbier - Presente para comemorar.

No último trimestre de 2012 ganhei o meu primeiro "brinde" de uma cervejaria. Por princípio, jamais faço pedidos de qualquer brinde ou cerveja para cervejarias ou distribuidoras, o que for. As outras cervejas que já ganhei foram sempre de amigos e não das próprias cervejarias. Nesse caso, não pedi, mas veio. Então, lógico que agradeci e aceitei a garrafa da Bier Hoff Witbier.  Esse post é simplesmente a minha percepção sobre a cerveja, independente se ganhei ou comprei. Assim como já faço com todas as outras.   Chama a atenção a garrafa de 750 ml, padrão de espumantes, com um rótulo simples mas assertivo e com a informação de que é uma cerveja comemorativa aos 10 anos da cervejaria.

Bier Hoff Witbier - Foto by MRMonich

No copo um líquido dourado claro, bem palha e levemente turvo. Espuma bem branca, de boa altura, excelente consistência e ótima duração.
Aromas clássicos e presentes de laranja, coentro e um pouco de levedura. Algo ainda bem leve de azedo que não ajudou muito. 
Gostei do sabor com cítrico de laranja bem presente, frutado de abacaxi e laranja, dulçor sutil, amargor bem fraco e coentro presente. Ainda acho que poderia ser um pouco mais condimentada e um pouco menos dulçor. Talvez fermentar um pouco mais. Retrogosto persistente e cítrico. Cerveja levíssima, com uma excelente carbonatação, bem refrescante e condimentada.
Acontece que nossa referência para Witbier é sempre a Hoegaarden, que na minha situação, foi a primeira que bebi e ainda não encontrei outra melhor. Já bebi outras witbier nacionais, já fiz a minha própria e realmente não é uma cerveja simples de produzir. Na verdade acho que devíamos tentar mais vezes produzir essa pois é uma cerveja bem típica para o nosso clima de verão. Posteriormente conheci o cervejeiro da Bier Hoff o Sr. Jacir Cavalheiro que foi colega de classe em um curso do SENAI. Acredito muito que essa primeira versão tenha evoluído e já está na hora de comprar uma garrafa para relembrar.

Resumex:
Estilo: 16A. Witbier
Álcool (%): 5%
Ingredientes: Malte, especiairias (sementes de coentro), lúpulo, fermento, casca de laranja curaçao e água
Cervejaria: Cervejaria CNS Ltda
Site: http://www.bierhoff.com.br
Localização da Fábrica: Curitiba - PR - Brasil
Tipo de Copo: Tumbler
Envase: Garrafa
Volume: 750 ml
Temperatura de serviço: entre 5°C. e 7°C.
Preço Médio: R$ 31,00
Onde comprar: Em Joinville eu ainda não vi essa cerveja pra vender.
Degustada em: 19/01/2013


Curiosidades:
  • A Bier Hoff foi fundada no ano de 2002, em Curitiba, com o conceito bastante diferenciado de ser uma microcervejaria com a produção dentro do próprio restaurante. Uma ideia inspirada após uma viagem dos dois sócios, que notaram o grande número de fábricas do gênero fora do Brasil. 
  • Hoje a Bier Hoff conta com restaurantes espalhados pelo Paraná e uma filial na cidade de Joinville, Santa Catarina e as cervejas já não são mais produzidas nos locais onde são servidas.
  • A Bier Hoff Witbier recebeu medalha de Bronze no 1o. Concurso Brasileiro de Cervejas que ocorreu em 2013 n Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenau.
  • A sugestão da Bier Hoff é harmonizar a Witbier com comida mexicana, hambúrgueres, carnes assadas, salmão e pratos condimentados.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 16. Belgian and French Aleé subdividido em cinco:
16A. Witbier
16B. Belgian Pale Ale
16C. Saison
16D. Bière de Garde
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Bier Hoff Witbier é classificada como 16A - Witbier. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as Witbier são muito diferentes das cervejas de trigo alemãs. Normalmente são utilizados trigos não maltados, e condimentos como coentro e casca de laranja. São cervejas claras, turvas e com aromas cítricos e secos.

Cerveja em Vídeo:
Já postei esses mas como não encontrei novos vídeos da Bier Hoff, repito o institucional da cervejaria e outro que é um Cervejacast do Blog Bar do Celso. Seguem os vídeos abaixo:


Institucional Bier Hoff


Bier Hoff e as novas cervejas da marca - CervejaCast - Episódio 18




Meu Ranking no Estilo:
Vamos atualizar o ranking no estilo, incluindo essa que é a sexta Witbier que eu degustei:
01 - Isaac Baladin
02 - Hoegaarden
03 - Bier Hoff Witbier
04 – Wäls Witte
05 - Witbier Taperebá
06 - Patricia Weisse


Sigo eu, contente por ber que as cervejarias estão se arriscando mais e tentando receitas novas e de estilos pouco disponíveis no Brasil.

Até o próximo......

2 comentários:

  1. Tem no bier hoff do garten.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, muito obrigado pela dica.
      Já liguei lá e chegam nessa semana.
      Um abraço.
      Monich

      Excluir