quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Conhecendo mais lúpulos com Single Hop Project da Way - Amarillo

Um dos grandes desafios dos amantes de cervejas é reconhecer as características que cada lúpulo transfere para a cerveja. Nessas características citamos os aromas, gosto e amargor. Cada lúpulo é único e há quem goste e quem não goste de cada um deles. Tudo normal até aqui. Acontece que uma das melhores formas de conhecer essas características dos lúpulos é provar a mesma cerveja, feita com a mesma receita mas com lúpulos diferentes.

Normalmente as cervejarias fazem apenas a versão final de cada uma de suas cervejas, mas, de vez em quando uma cervejaria lança um Kit Sigle Hop, justamente com o objetivo específico de avaliar cada lúpulo. 

A Way é uma dessas cervejarias que nos ajuda nessa aprendizagem. Com o Kit American Pale Ale Single Hop Project nos proporcionou conhecer individualmente os lúpulos Citra, Cascade e Amarillo. Eu aproveitei, comprei um kit e já iniciei com a versão Amarillo. Ponto positivo para a quantidade de informações tanto na caixa do Kit como nos rótulos de cada cerveja, mas, uma informação importante faltou. Quantos IBUs? 


Way Beer Single Hop Amarillo - Foto by MRMonich

No copo um líquido laranja escuro, quase cobre, límpido e brilhoso. Espuma de cor branca perolada, bem formada, com uma excelente altura, ótima consistência e duração, deixando marcas incríveis no copo.
Aromas bem presentes e os frutados cítricos aparecem bem com bastante maracujá, abacaxi e laranja também. Essa combinação agradou bastante e ficou bastante presente.
O sabor dessa cerveja inicia mais adocicado de maltes caramelos, logo seguido por toques frutados de laranja e maracujá. Infelizmente o amargor esperado apareceu bem menos potente. Ele aparece mas de forma tímida e acaba não dando conta de equilibrar com o dulçor do malte de se sobressai. Já o retrogosto é persistente, mais amargo que adocicado e bem seco.
Essa é uma cerveja de corpo médio baixo, com uma média carbonatação e, mesmo com essa complexidade, é refrescante. Foi uma excelente experiência mas que, pela expectativa criada pelo aroma, deixou um pouco a desejar no potencial de amargor. Mesmo assim ela é uma cerveja muito bem feita e que merece ser bebida novamente.

Resumex:

Estilo: 10A. American Pale Ale
Álcool (%): 5,2%
Ingredientes: Maltes, lúpulos cítricos americanos, água e levedura ale.
Cervejaria: 
Way Beer Ind e Com Bebidas Ltda
Site: http://waybeer.com.br
Localização da Fábrica: Pinhais - PR - Brasil
Tipo de Copo: Caldereta
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Envase: Garrafa

Volume: 310 ml
Preço Médio: Uns R$ 18,00
Onde comprar: 
 Não tenho bem certeza onde comprei o Kit e também não sei se ainda temos ele em Joinville pra vender. Precisa pesquisar nas principais lojas especializadas.
Degustada em: 18/01/2013


Curiosidades:
  • Conforme informações do Website da cervejaria Way a Way Beer American Pale Ale foi eleita pela revista Maxim como a melhor Pale Ale do país no 1º Prêmio Maxim de Cerveja.
  • A Way American Pale Ale (APA) é produzida com maltes caramelizados importados e lúpulos críticos americanos, como Cascade, Citra e Amarilo. A água usada é tratada para realçar o aroma e o amargor dos lúpulos, além de deixar a cerveja mais seca. Ela ainda é submetida ao método Dry Hopping, que é a adição de lúpulo no final do processo de maturação, para lhe conferir ainda mais aroma.da para realçar o aroma e o amargor dos lúpulos, além de deixar a cerveja mais seca.
  • Single hop é o nome dado para as cervejas que são produzidas com um único lúpulo em sua receita.
  • O primeiro Single Hop Project da Way é produzido com a receita padrão da cerveja American Pale Ale, que leva, em sua produção, os lúpulos Amarillo, Cascade e Citra. Nesse projeto, cada cerveja é feita com um único desses lúpulos. Bem pensado, não é?
  • Para a primeira versão do Single Hop Project da Way foram produzidos 1.500 kits, com três cervejas cada.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 10. American Ale é subdividido em três:
10A. American Pale Ale
10B. American Amber Ale
10C. American Brown Ale
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Way Beer American Pale Ale é classificada como 10A - American Pale Ale. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", uma American Pale Ale, em relação ao estilo tradicional inglês é mais amargo e alcoólico. Sua cor varia de amarelo-claro ao âmbar. Bons exemplos de Cerveja desse estilo são consideradas refrescantes e com aroma de lúpulo levemente cítrico. A espuma deve ser branca e com boa retenção.

Cerveja em Vídeos:
Não encontrei nada de vídeo sobre o Single Hop Project então vamos ficar com esse de sempre da Way. É o que tem:


Semana da Cerveja CWB Gourmet - Way Beer 



Ranking no Estilo:
Essa é a oitava American Pale Ale que eu degusto. Sendo assim, está na hora de atualizar o ranking no estilo:


01 - Anchor Liberty Ale
02 - Way Beer American Pale Ale - Amarillo
03 - Way Beer American Pale Ale
04 - Schmitt Sparkling
05 – Dado Bier Red Ale
06 - OPA Bier Pale Ale
07 - Kunstmann Torobayo Pale Ale
08 - Coopers Original Pale Ale

Sigo eu, feliz com essas iniciativas e já degustando a próxima.


Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário