sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Doppelbock Bambergerator - Equilíbrio é tudo.


Mesmo com o mercado de cervejas bem aquecido, muitos rótulos ainda não chegam facilmente em vários pontos de venda. Os rótulos das cervejas produzidas pelas microcervejarias normalmente não são vendidas nos grandes mercados. Além disso, nem sempre as distribuidoras conseguem atender bem geograficamente, seja por falta de demanda em volume ou mesmo por falta de condições de entrega ou ainda mesmo pelo alto preço final. Em alguns casos fico acompanhando o mercado e tento comprar via internet ou mesmo solicitar para as lojas especializadas que tragam. Algumas chegam, outras não. Lembro que essa doppelbock da Bamberg eu fiquei esperando chegar no quiosque do Beer Code e, quando chegou, não deixei escapar. Vamos então aos registros sobre a Bambergerator.

Bambergerator - Foto by MRMonich

Destaque inicial para o rótulo divertido e muito bem pensado e desenhado.
No copo um líquido de cor pinhão que contra a luz apresentou um belo rubi. Espuma de cor branca perolada, de excelente altura, ótima consistência mas com pouca duração.
Aromas dão a impressão de doçura, com toques de caramelo. Senti um leve tostado com lembrança de café e também uma ótima presença de lúpulos herbais. 
Apesar da impressão inicial de que seria uma cerveja doce e dela iniciar mesmo com um dulçor caramelado, com leve amadeirado e leve tostado, o amargor aparece muito bem inserido e equilibra tudo. Nesse amargor, toques herbais e um leve resinoso. O retrogosto é persistente e equilibrado.
Cerveja bem encorpada, com baixa carbonatação e que, em função da graduação alcoólica, esquenta bem, dando a sensação de lareira no inverno.
Até hoje não me arrependi em comprar cervejas da Bamberg. Todas, sem exceção, agradaram. Essa doppelbock também mostrou personalidade e força. Sendo asism, mesmo não tendo uma distribuição regular de cervejas da Bamberg por aqui, sempre que acho com preço aceitável, compro.


Resumex:
Estilo: 5C. Doppelbock.
Álcool (%): 8,2%
Ingredientes: Água, maltes de cevada e lúpulo
Cervejaria: Bamberg Ind. e Com. de Bebidas Ltda.
Localização da Fábrica: Votorantim - SP
Tipo de Copo: Tulipa
Envase: Garrafa
Volume: 600 ml
Temperatura de serviço: Entre 8°C e 12°C graus
Preço Médio: R$ 19,00
Onde comprar: Em Joinville, eu encontrei no Beer Code.
Degustada em: 20/01/2013

Curiosidades:

  • A Bambergerator é uma evolução da cerveja Bock tradicional da Cervejaria Bamberg, criando assim uma Doppelbock.
  • Conforme citado no Blog da Bamberg, tradicionalmente as cervejas deste estilo terminam com o sufixo ATOR. A pronúncia correta é “ator” e não “eitor”.
  • A Bambergerator foi lançada no dia 1 de julho de 2012 e é produzida, atualmente, com três diferentes lúpulos, sendo dois deles vindos das regiões de Hallertau e Tettnang e ainda seis diferente maltes, sendo cinco deles de Bamberg, da Weyermann e um deles, da Maltaria Agraria, em Guarapuava. Já a levedura é da Baviera.
  • Há uma descrição do próprio Alexandre Bazzo sobre ela no seu blog http://cervejariabamberg.blogspot.com.br/2012/06/o-rotulo-e-degustacao-da-bambergerator.html Nessa descrição ele explica sobre a cerveja e sua percepção sobre ela.
  • Mais um rótulo da Bamberg que foi produzido pelo artista André Clemente.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 5. BOCK é subdividido em quatro:
5A. Mailbock / Helles Bock
5B. Traditional Bock
5C. Doppelbock
5D. Eisbock
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Bambergerator é classificada como 5C - Doppelbock. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", Doppel significa "dobro". É uma bebida normalmente consumida em estações frias como se fosse um conhaque. A cor varia do dourado ao marom-escuro e rubi. Têm aroma bem forte de malte e podem apresentar algumas vezes um achocolatado ou tostado. As versões mais claras são mais secas, amargas e lupuladas.

Cerveja em Vídeo:
Pesquisei bastante e não encontrei vídeos sobre essa cerveja.

Meu Ranking no Estilo:
Ranking novo já que essa é a primeira cerveja desse estilo que eu provei:
01 – Paulaner Salvator
02 - Primátor Exkluziv
03 - Bambergerator

Sigo eu, buscando as cervejas, mesmo que elas não cheguem tão fácil por aqui.

Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário