terça-feira, 10 de maio de 2011

Erdinger Urweisse. Essa de trigo surpreende.

Estava eu em São Paulo a trabalho e não tinha Hotel perto da FIRMA. Então arrumaram um outro hotel mais afastado da zona norte um pouco. Aproveitei para dar uma volta a pé, como sempre, e encontrei um mercadinho bem simples. Daqueles de corredores bem estreitos e com muitos produtos empilhados. Bingo. Tinham algumas cervejas que valiam a pena e a Erdinger Urweisse era uma delas. Fazia tempo que eu queria degustá-la.

Erdinger Urweisse
A aparência da garrafa e do rótulo já haviam agradado pelo bom gosto e, logo que derramada no copo, essa cerveja já deu ideia do que viria mais adiante. 

Um líquido laranja um pouco mais escuro do que o padrão para uma weiss, mas bem brilhoso, turvo e com poucas partículas de leveduras em suspensão. O creme é um show a parte. De cor meio amarelada, subiu muito e apresentou uma consistencia cremosa que dava para comer de colher. Além de tudo o creme manteve-se até o fim.
Olha a cor dessa Erdinger
O bouquet de aromas trouxe, além dos tradicionais cravo, banana e cítrico, uma pitada de laranja lima que agradou bastante e estava muito bem equilibrado. 

No sabor também surpreendeu com um leve adocicado, banana e cravo, a laranja voltou a aparecer e também um leve outro frutado que não identifiquei mas que ficou bem inserido. 
Um cítrico bem equilibrado e um leve amargor acompanhado de um  azedinho no final que caiu muito bem. Além de tudo o álcool estava imperceptível. Talvez um pouquinho mais de amargor e estaria perfeita. O retrogosto ficou levemente adocicado e cítrico.

Cerveja leve, muito refrescante, saborosa, nada enjoativa e com alta carbonatação que acabou atrapalhando um pouco a percepção de sabor e criando uma leve picância.
Uma excelente surpresa essa cerveja que surpreende pelo conjunto e deixa a saudade do tipo "Não tem mais nem um copinho"?

Essa sem dúvida fica na lista de compras sempre e merece umas harmonizações nos almoços de domingo ou nos jantares de sábado. 
Deu água na boca? compre uma e deguste também. Garanto que não vai se arrepender. Prosit!

Resumex:
Estilo: 15A. Weizen/Weissbier
Álcool (%):  5,20%
Ingredientes: Água, malte de trigo e cevada, lúpulo e levedura..
Cervejaria: Erdinger Weißbräu.
Localização da Fábrica: Erding - Alemanha
País de origem: Alemanha
Tipo de Copo: Weizen
Temperatura de serviço: entre 5 e 7 graus.
Volume:  500 ml
Preço Médio: R$ 13,50
Onde comprar: Em Joinville não encontrei.
Degustada em: 25/01/2011

Curiosidades:
  • A Erdinger Urweisse é produzida com a receita original da cervejaria, datada de sua fundação em 1886. É produzida apenas com o processo de alta fermentação nos tanques (não é refermentada na garrafa), mantendo assim as características típicas de uma cerveja Weiss, com aroma e paladar complexos, rico em notas frutadas.
  • A ERDINGER é a mais consumida e famosa cerveja de trigo do mundo e comercializa seus produtos em mais de 80 países ao redor do mundo. Hoje, cerca de 10% da produção anual de 1,6 milhões de hectolitros vai para o exterior, principalmente para a Áustria, a Suíça e a Itália. No Brasil a cerveja chegou oficialmente em 2000.
  • Toda garrafa de ERDINGER consumida no mundo, não importa se na China ou na Austrália, é produzida na Alemanha, ou melhor, na Baviera. A empresa se orgulha disso e faz questão de destacar sua origem no slogan corporativo “In Bayern daheim, in der Welt zu Hause” (em uma tradução aproximada: “A Baviera como lar. No mundo, em casa”)Fonte: http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/erdinger-traditional-bavarian.html

Cerveja em Vídeo:
Não localizei um vídeo oficial da cervejaria com a Erdinger Urweisse mas achei um da importadora Bier & Wein que vale a pena.




Meu Ranking no Estilo:
Essa Erdinger bagunçou muito o ranking de cervejas degustadas no estilo 15A. Weizen/Weissbier. A atualização vai mudar logo nas primeiras posições desse ranking por estilo:
01 – Edelweiss Weißbier Hefetrüb
02 - Primátor Weizenbier
03 - Erdinger Urweisse
04 - Franziskaner Heffe-Weissbier Hell
05 - Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb
06 - Licher Weizen
07 – Bierland Weizen
08 - Eisenbahn Weizenbier
09 - Backer Trigo
10 - Schneider Weisse Unser Original TAP 7
11 – St. Gallen
12 - OPA Bier
13 - Schlau Hefeweizen
14 - Erdinger WeissBier
15 - Bohemia Weiss
16 - Petra Weiss Bier
17 - Erdinger Champ

Grande surpresa pois eu mesmo não estava botando muita fé nesse exemplar.
Sigo eu, surpreso de vez em quando mas correndo ainda atrás dos posts que faltam.
Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário