segunda-feira, 21 de março de 2011

Pilsen Ambar! Uma Uruguaia bem diferenciada.

Então já que a última cerveja trouxeram do Paraguay nada mais justo do que degustar uma vindo diretamente de Montevideo Uruguay. Brussain, como sempre, fazendo mais do que pode para ajudar os amigos. Muito obrigado. Degustei essa Pilsen Ambar com todo carinho.
Pilsen Ambar By Monich
A aparência é muito boa pois o líquido tem uma coloração única. Um dourado escuro já indo para o avermelhado. Formou um creme branco, mas indo para o bege, que não subiu muito (dois dedos), mas tinha boa consistência e durou o suficiente.
O aroma é principalmente maltado, mas apresenta toques amadeirados e um fundinho de mel
O sabor é um pouquinho adocicado e inicia bem maltado e com toques de mel. Logo em seguida percebe-se um pouco de grãos/cereias e um amargor muito de leve O retrogosto é curto mas agradável com toques maltados.
É uma cerveja de corpo leve com média carbonatação que refresca bem e surpreende para quem está acostumado em degustar as cervejas Uruguaias padrão. 
Essa Amber impressiona pois é de um estilo não muito comum e tem uma drinkability alta.
Sinceramente achei que seria mais uma cerveja comum, porém tive uma bela surpresa. Pena que achei por aqui. Realmente, para o meu gosto, faltou um pouco de amargor, mas eu sou um tanto exagerado no lúpulo, então não sou muito referência. Por um preço justo compraria sim uma caixinha para fim de semana.



Resumex:
Estilo: 1E. Dortmunder Export
Álcool (%): 5,20%
Ingredientes: Água, malte, adjuntos cervejeiros, lúpulo, antioxidante 224., estabilizante INS 405, Dióxido de carbono INS 290.
Cervejaria: FNC.
Grupo: Anheuser Inbev
Site: http://www.pilsen.com.uy ou http://www.fnc.com.uy/
Localização da Fábrica: Montevideo - Uruguai
País de origem: Uruguai
Tipo de Copo: Chopp e Caldereta
Temperatura de serviço: entre 8 a 10 graus. (conforme fabricante)
Volume: 330 ml
Preço Médio: R$ Pesquisei mas não encontrei o preço.
Onde comprar: Por aqui em Joinville, também não achei.
Degustada em: 24/11/2010


Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 1. Light Lager é subdividido em cinco:
1A. Lite American Lager
1B. Standard American Lager
1C. Premium American Lager
1D. Munich Helles
1E. Dortmunder Export
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Pilsen Ambar é classificada como 1E. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", esse estilo é originário da região de Dortmund na Alemanha. As cervejas desse estilo são bem equilibradas (malte x lúpulo), de média carbonatação espuma branca e consistent e com um retrogosto amargo. No aroma é mais leve que uma Pilsen porém no sabor são mais fortes, amargas e picantes.

Curiosidades:
Em 1866, Conrado Niding fundou a "Cervecería La Popular" e por isso é considerado como o autêntico criador da cultura cervejeira no Uruguai. Ele chegou a construir, sucessivamente, três fábricas: "La Popular", "A Vapor" y "La Montevideana". Esse então foi o ponto de partida para o que hoje é conhecida como FNC - Fábricas Nacionales de Cerveza S.A.
Uma Pilsen Ambar harmoniza bem com carnes vermelhas, branca, defumadas ou picantes. Também é uma boa combinação com queijos de meia cura e sobremesas à base de bolos, frutas ou sorvetes cítricos.

Cerveja em Vídeo:
A marca Pilsen possui uma ação forte nas mídias sociais. Em função disso transferiu seu Website oficial para o Facebook e lá publica todos os links dos seus vídeos. Separei dois deles.




Ranking no Estilo:

Essa é a primeira cerveja que eu degustei no estilo 1E. Vamos em busca de outras. Mais um novo ranking no estilo:
01 - Pilsen Ambar


Que bom que os Uruguaios também oferecem cervejas para degustação e não somente para larga escala. Isso nos dá um excelente motivo para planejar uma viagem a esse país vizinho.
Sigo eu, ainda postando cervejas degustadas no ano passado e planejando viagens futuras.  
Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário