terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cerveja Caseira Maruim IPA - James Jimenez


A maioria dos cervejeiros caseiros tem o dom de sempre fazer cervejas cada vez melhores. Claro que o objetivo é sempre ajustar as receitas antigas ou arriscar uma receita nova, mas temos que entender que não é um trabalho tão simples.
O James Jimenez tem conseguido muito evoluir suas receitas e essa desse post é a primeira sua desse estilo. Já recebi outras dessa que postarei futuramente. Hoje é a vez da Maruim IPA.


Maruim IPA - foto by Monich
Conforme informações do James essa é uma cerveja feita com Água, malte de cevada especial, lúpulo, levedura e açúcar invertido. Pelos cálculos dele ficou com 7,50% de graduação alcoólica.

O James é um cervejeiro caseiro de Joinville e fundador e responsável pela Cerveja Artesanal Caseira Maruim.
Por ser uma cerveja caseira não temos ela comercialmente para comprar. Você só consegue experimentá-la em um dos eventos cervejeiros promovidos pelos amigos ou diretamente com o produtor.

Excelente aparência com um líquido cobre, levemente turvo, creme bege claro de boa altura, excelente consistência e muita persistência.

Bastante aroma com o cítrico predominando. Também aparece um frutado e um tuti-fruti.

Gostei bastante do sabor dessa cerveja. Inicia com um amargor potente, um dulçor bem equilibrado. É uma cerveja bastante maltada, com toques de biscoito, e leve fermento. O retrogosto é longo, amargo, alcoólico e seco.

Cerveja de corpo médio, com carbonatação média-baixa e que esquenta a garganta pelo álcool presente. Muito bom exemplar de uma cerveja feita em casa. 

Sigo eu, confirmando a evolução das cervejas dos amigos e também tentando evoluir com as minha. Um salve especial para as cervejas caseiras.
Até o próximo....

2 comentários: