segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Rasen Dunkel - Mais uma cerveja escura nacional.

Demorei muito para degustar essa cerveja, mesmo assim ela valeu a pena. A ganhei de presente no amigo secreto promovido pelos Blogueiros Brasileiros de Cerveja. O Confrade que me enviou o presente foi o Luciano do Blog O Mestre Cervejeiro. Nada mais justo que enviar uma cerveja da região dele e essa Rasen Dunkel veio direto de Gramado juntamente com um belíssimo copo. Valeu Luciano, muito obrigado mesmo.


Rasen Dunkel - foto by Monich

A aparência não chamou atenção. Com um líquido escuro cor de café médio mas que contra a luz ficou avermelhada. Um creme bege que não subiu tanto, apresentou média consistência e durou pouco, ficando somente aquele fiozinho de espuma. Leves marcas no copo. 
Os aromas agradaram bastante com o café predominando, um torrado simples, caramelo e chocolate bem leves e ainda um defumado muito sutil e bem inserido.
No sabor um equilíbrio entre o café, o caramelo, leve chocolate amargo, um toque defumado e amargor na medida. Retrogosto longo, suave e torrado.
É uma cerveja de corpo médio, carbonatação média baixa, que agrada a cada gole. Muito boa representante do estilo. Apenas parece que possui mais álcool que os 4,8% porém não desequilibrou.

Resumex:
Estilo: 4C. Schwarzbier (Black Beer)
Álcool (%): 4,80%
Ingredientes: Água, malte, lúpulo e levedura.
Cervejaria: Rasen Bier Ltda
Site: http://www.rasenbier.com.br/
Localização da Fábrica: Gramado - RS - Brasil
Tipo de Copo: Caldereta ou Tulipa
Envase: Garrafa
Volume: 600 ml
Temperatura de serviço: Entre 8 a 12 graus
Preço Médio: R$ 16,00
Onde comprar: Em Joinville eu só encontrei essa cerveja no quiosque da BeerCode no Joinville  Garten Shopping.
Degustada em: 23/04/2012.

Curiosidades:
  • A Dunkel da Rasen é produzida com 4 tipos de malte e 2 tipos de lúpulo e respeita a  a Lei de Pureza Alemã.
  • A Rasen Bier Foi fundada em dezembro 2008. 
  • Para a criação de receitas foi contratada a mestre-cervejeira Kátia Jorge, que já trabalhou para Brahma ,Eisenbahn, Devassa entre outras.
  • Rasen é uma palavra alemã e que em português significa "Gramado", isso mesmo, Gramado.
  • Em 2012 a Rasen Bier está investindo R$ 600 mil na ampliação da produção, por intermédio da aquisição de um equipamento que enxágua, abastece, lacra, pasteuriza e rotula as garrafas, reduzindo o processo manual.  A capacidade da Rasen saltará de 28 mil litros para 64 mil litros por mês.
    Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/caixaforte/2012/07/07/rasen-bier-de-gramado-aposta-em-tecnologia-para-ampliar-producao/


Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 4 Dark Lager é subdividido em três:

4A. Dark American Lager
4B. Munich Dunkel
4C. Schwarzbier ou Black Beer
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Rasen Dunkel é classificada como  4C. Schwarzbier ou Black Beer.
Conforme o BJCP, uma Munich Dunkel tem aromas de malte de baixo a moderado, com pouco dulçor no aroma e/ou notas de malte torrado frequentemente percebidos. A coloração vai de de marrom médio até bem escuro, frequentemente com reflexos de cor rubi ao granada, mas nunca totalmente preta. Colarinho volumoso, persistente e com tons de bege. Sabor de malte leve a moderado e podem fornecer um paladar de chocolate amargo que persiste no final, mas nunca com gosto de queimado. Amargor de médio-baixo a médio.

Cerveja em Vídeo:
Não encontrei nada de novos vídeos da Rasen. Então, vou aproveitar e repetir o último vídeo postado.

Rasen Rock


Meu Ranking no Estilo:
Com essa temos seis cervejas degustadas do estilo 4C. Schwarzbier (Black Beer). Então, vamos atualizar esse ranking no estilo:
01 – Eisenbahn Dunkel
02 – Köstritzer
03 - Bierbaum Dunkel
04 - Rasen Dunkel
05 - Petra Schwarzbier
06 - Bohemia Escura

Sigo eu, degustando e postando todas, sejam elas nacionais ou importadas, caras ou baratas, compradas ou presenteadas, boas ou ruins, não importa. O que importa é o registro.

Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário