segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Província Pilsen - Mas não é bem assim uma Pilsen!

O Edson luis de Souza, vulgo Velho, grande amigo meu há mais de 30 anos, foi fazer uns trabalhos lá prás bandas de Caxias do Sul e mandou uma mensagem. Tem cervejas por aqui, quer que eu leve? Sem dúvida, respondi. Mesmo morando em Jaraguá, trouxe as cervejas até Joinville e não aceitou o pagamento. Amigo é amigo. Várias garrafas e latas e entre elas escolhi a Província Pilsen para degustar primeiro. Muito obrigado Edson.


Província - Foto by Monich

Essa é uma cerveja que não encontramos nos supermercados por aqui em Joinville.

Boa aparência dessa cerveja, com destaque para o líquido dourado médio. Um creme branco, de boa altura, boa consistência e média duração.

Inicialmente precisou de uma ajuda para os aromas aparecerem, mas logo o malte apareceu bem presente e agradável. Lá no fundo um leve toque de lúpulo herbal melhorou o aroma, mas em seguida percebi leve metalizado.

O malte é realmente o destaque dessa cerveja. Um leve dulçor aceitável e agradável aparece. Fiquei esperando o amargor que não veio. O Retrogosto é curto e mais maltado.
Cerveja de corpo médio-baixo, porém com uma boa carga de malte, média carbonatação, refrescante e agradável. A quantidade de malte agradou porém faltou amargor e mais um pouco de carbonatação. De qualquer forma, sempre vale a experiência.

Resumex:

Estilo: 1B. Standard American Lager
Álcool (%): 5,0%
Ingredientes: Água, malte, carboidrato, lúpulo, antioxidante INS 316 e estabilizante INS 405.

Cervejaria: Fabricado pela Santamate Ind. e Com. Ltda para a Cervejaria Riograndense Ltda
Site: www.cervejariaprovincia.com.br
Localização da Fábrica: Santa Maria - RS
País: Brasil
Tipo de Copo: Caldereta
Envase: Lata
Volume: 473 ml
Temperatura de serviço: entre 0 a 4 graus.
Preço Médio: R$ 3,00.
Onde comprar: Em Joinville não encontrei. O jeito é pedir para algum amigo trazer.
Degustada em: 29/05/2012

Curiosidades:

  • A cervejaria foi fundada em 2003 e atualmente tem uma capacidade para produzir mais de 60 milhões de litros de cerveja por ano.
  • A Cerveja Província é produzida em um moderno parque fabril na cidade de Santa Maria, na BR 392 – Km 5, ocupando uma área de 10 hectares e uma área construída de 12.000 metros quadrados.
  • Conforme informações do Website da Província, essa é uma cerveja gaúcha com jeito uruguaio. Produzida com lúpulo importado e ingredientes cuidadosamente selecionado.

Cerveja em Vídeo:
Nada de comerciais da Província mas encontrei um vídeo com uma interpretação de Pirisca Grecco no Dhomba e ao que tudo indica a Cerveja Província estava patrocinando o evento.

DHOMBA



Meu Ranking no Estilo:
Mais uma para engrossar o maior dos rankings. Vamos atualizar então:
01 - Bierland Pilsen
02 - Eisenbahn Natural
03 - Mythos Hellenic Lager
04 - OPA Bier Chopp Pilsen
05 - OPA Bier Cerveja Pilsen
06 - Bierbaum Lager
07 - CERPA Draft
08 - Estrella Damm Barcelona
09 - Devassa Loura
10 - Polar Export
11 - Schneider
12 - Província Pilsen13 - Paceña
14 - Norteña
15 - FIX Hellas
16 - Super Bock
17 - Quilmes
18 - Budweiser
19 - Sol México 
20 - Dos Equis
21 - Cerpa Gold
22 - Samba
23 - Glacial
24 - Skol Beats
25 - Conti Bier
26 - Sol Brasil
27 - Malta

Sigo eu, agradecendo muito aos amigos pelos presentes e já com novas cervejas para experimentar.

Até o próximo...

18 comentários:

  1. Bom dia
    Conheci a Província no fim de 2015. Comprei uma lata para experimentar gostei muito e venho comprando em fardos agora.
    O único problema é que está ficando muito cara agora...
    concordo com seu ranking.
    Minha preferida é a Bierland seguida da Eisenbanh
    Gostei muito da Província, pois me pareceu um Chopp. Mas realmente tem um leve sabor adocicado e uma leve falta do amargor.
    Parabéns pelo site.
    Att
    Wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Wilson. Muito obrigado pelo comentário. Estou aproveitando a quarentena para retomar o Blog. Faz tempo que bebi essa, então teria que degustar essa novamente.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Já experimentei esta cerveja e agradou o meu paladar.. Tu disseste que teu amigo trouxe de Caxias do Sul... conseguiria com ele o nome do lugar onde ele comprou? Estou atrás dela a tempos, inclusive eles tem uma derivação sem alcool bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Estou aproveitando a quarentena para retomar o Blog. Faz tempo que bebi essa, e sinceramente não lembro quem me presenteou.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. tenho encontrado a Província no Zaffari aqui no RS...ótimo custo benefício....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Estou aproveitando a quarentena para retomar o Blog.

      Excluir
  4. JÁ PROVEI ELA , MUITO GOSTOSA, COM UM SABOR INCRIVEL PARA O MEU PALADAR,É UMA DAS MINHAS PREFERIDAS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Estou aproveitando a quarentena para retomar o Blog. Que ótimo que tenha gostado.
      Grande abraço.

      Excluir
  5. Província na cidade de Montenegro esta $2,49 o latão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Estou aproveitando a quarentena para retomar o Blog. Faz tempo que bebi essa. Bom preço.
      Grande abraço.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Estou aproveitando a quarentena para retomar o Blog. Faz tempo que bebi essa.
      Grande abraço.

      Excluir
  7. Nossa provei a cerveja pela primeira vez em 2017 até então é a minha 2 preferida adorei muito boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Estou aproveitando a quarentena para retomar o Blog. Faz tempo que bebi essa.
      Grande abraço.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Estou aproveitando a quarentena para retomar o Blog. Faz tempo que bebi essa. Procure em supermercados, deve ter.
      Grande abraço.

      Excluir
  9. Uma pena, esta ficando escassa no mercado. Não sei se não fechar a fabrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Estou aproveitando a quarentena para retomar o Blog. Faz tempo que bebi essa mas pelo que vi a fábrica continua ativa e inovando.
      Acesse.
      http://www.cervejaprovincia.com.br/

      Excluir