quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cerveja Diabólica com 6,66%

Já estava registrada a frase na letra do Matanza, "Bebendo que o diabo é mais Feliz".
Essa cerveja veio diretamente do Psycho Carnival 2012 em Curitiba em que essa cerveja é mais uma atração no evento. Nossos amigos Eduardo e Grazi a trouxeram de lá e nos presentearam novamente. Excelente presente essa Diabólica


Diabólica - foto by Monich
A aparência dessa cerveja chamou a atenção positivamente com um líquido bem acobreado, translúcido e brilhante. Creme bege, quase cobre, de excelente altura, muito denso, que durou bastante mesmo e deixou belas marcas no copo.
Os aromas já não surpreenderam tanto pois os adocicados dominam com caramelo e mel. Os lúpulos não dão as caras nos aromas, uma pena. 
O sabor inicia bem maltado e traz um amargor potente mas um tanto curioso. Mesmo assim, o dulçor ainda ganha a briga. Nessa cerveja o retrogosto é médio curto e mais maltado. 
É uma cerveja de bom corpo, com carbonatação média baixa e que chega a ser levemente enjoativa pelo dulçor. A impressão é que o amargor ficou curto e faltou a cerveja ficar mais seca. O dulçor dominou demais. 
Mesmo assim é uma bela cerveja. Destaque também para o percentual de álcool declarado 6,66%.

Resumex:
Estilo: 14A. English IPA
Álcool (%): 6,66%
Ingredientes: Água, malte e lúpulo.
Cervejaria: Produzida pela Way Beer
Site: http://www.cervejadiabolica.com/blog/
Localização da Fábrica: Pinhais - PR - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Pint
Envase: Garrafa
Volume: 310 ml
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Preço Médio: R$ 15,00
Onde comprar: Em Joinville eu só encontrei essa cerveja no quiosque da BeerCode no Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 26/04/2012


Curiosidades:
  • Quando foi lançada, durante a 10ª edição do Psycho Carnival em 2009, a Diabólica era literalmente uma produção caseira. No entanto, após a surpreendente repercussão Brasil logo passou a ser produzida em uma microcervejaria. Desde então a cerveja Diabólica produziu festas memoráveis e passou a ser encontrada nos melhores bares da cidade.
  • A cerveja Diabólica é inspirada nas clássicas ales inglesas. A quantidade de malte é muito bem calculada para alcançar a maldade desejada de 6,66% abv. O aroma traz uma refrescância levemente cítrica e a cor é avermelhada, parecendo um braseiro. O paladar é complexo, tendo como característica a harmonia entre o dulçor do malte e o amargor. O final é limpo, amargo e refrescante.

Mais sobre o Estilo:

Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 14. India Pale Ale - IPA é subdividido em três:
14A. English IPA
14B. American IPA
14C. Imperial IPA
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Diabólica é classificada como 14A. English IPA.
Conforme o BJCP, as cervejas desse estilo normalmente possuem aroma médio ou médio alto de lúpulo de natureza floral, terrosa ou  frutada. A cor varia de âmbar dourado até cobre claro, mas a maioria vai de âmbar pálido a médio e com tons alaranjados. Deve ser límpida, mas pode ser levemente turva caso tenha passado por dry hopping. No sabor deve apresentar lúpulo de médio a alto, com amargor de lúpulo de moderado a assertivo. O sabor do lúpulo deve ser similar ao aroma (floral, terroso, frutado, e/ou levemente gramíneo). O sabor do malte deve ser de médio-baixo a médio-alto, mas deve ser perceptível, agradável e deve dar suporte ao lúpulo. O malte deve apresentar um caráter inglês que lembre pão, biscoito, tostado e/ou caramelo.

Cerveja em Vídeo:
O vídeo abaixo fez um baita sucesso durante o Psycho Carnival e também rolaram diversas divulgações pelas redes sociais. Vale a pena ver de novo.


Ceveja Diabólica 666 - Azar de quem foi pro céu.



Meu Ranking no Estilo:
Revisando essa cerveja para o estilo 14A essa é incrivelmente a primeira desse estilo que estou degustando. Vamos criar um novo ranking e procurar outras desse estilo para comparar:
01 - Diabólica


Como é gratificante presentear amigos com boas cervejas. Tanto quanto ser lembrado e receber algumas de presente. Fica a sugestão. Ajude seus amigos a conhecer e apreciar cervejas diferentes, mas sem ser xarope.

Sigo eu, presenteando, sendo presenteado mas sempre com alegria, sem xaropisses.

Até o próximo......

7 comentários:

  1. Fala Marcelo.
    Tinha curiosidade de tomar essa Diabólica, mas esse comentário da "doçura" me desanimou. Parece que não combina com o rótulo, nome, graduação (666).
    Mas veremos, se um dia ela aparecer na minha frente, experimentarei.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Luiz.
      Realmente eu também esperava mais amargor. Mesmo assim é uma bela cerveja e merece, ao menos, uma experimentação. Também pode ser que tenha perdido amargor porque demorei uns 2 meses para beber. Vamos ver se conseguimos mais uma dessas no Beer Code. Daí te aviso.
      Um abraço e obrigado pela visita.
      Monich

      Excluir
  2. Ola Monich, primeiro gostaria de te parabenizar pelo blog, leio regularmente seus comentários. Agora, falando um pouco sobre a diabólica, você avaliou ela como sendo uma American IPA (14B) e realmente pensando em uma American ela deixa a desejar. Mas tente pesar nela como uma English IPA (14A).. (inclusive é o estilo sugerido pelo rótulo). Ela se encaixa bem melhor mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Guilherme.
      Pois eu estava pensando exatamente nisso. Comprei outra garrafa e experimentei novamente. O amargor estava mais agradável, apesar de não muito potente e o dulçor pareceu mais de mel, então concordo com você.
      Faz todo sentido nesse estilo.
      Muito obrigado pela participação e pela Dica. Vou revisar o post e trocar de ranking.
      Um abraço.
      Monich

      Excluir
  3. Essa cerveja é vendida na lojas Zuffa em Joinville também.... !!!

    ResponderExcluir
  4. Essa cerveja é vendida na lojas Zuffa em Joinville também.... !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia é vendida em vários lugares em Joinville...acabei de degustar uma que comprei no Angeloni...

      Excluir