segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Green Cow IPA da Seasons - IPA de respeito.

Em um de nossos encontros de Terça-feira do Instituto Joinvilense da Cerveja, lá no quiosque BeerCode, encontramos uma novidade não pasteurizada. Para quem gosta de apreciar um bom volume de lúpulo, essa é uma cerveja que deve ser degustada. Tem um amargor bem potente e interessante. Além das que experimentamos lá, resolvi levar uma garrafa da Seasons Green Cow para casa.


Green Cow IPA - foto by Monich
Aparência incrível. Líquido cobre, brilhante e bem translúcido. Um creme branco de boa altura bela consistência e média duração, deixando belas marcas no copo. 
Aromas excelentes que realmente apresentam um diferencial nessa cerveja. A carga de malte aparece nos aromas e até um leve caramelo e um melaço, mas o floral e cítrico do lúpulo domina logo. 
Sabor incrível com uma pancada de amargor logo muito bem equilibrada pelo dulçor caramelado do malte. O dulçor e o amargor ficam brigando por atenção mas o amargor é realmente o destaque. O retrogosto é bem longo, amargo e seco. 
Cerveja com um bom corpo e carbonatação média. Essa cerveja deixa a sensação de que aqui no Brasil estamos fazendo cervejas incríveis também. 
Bela surpresa essa Season Green Cow. A vaca verde apresenta uma aposta ousada dessa cervejaria mas que já vem mostrando resultados muito positivos.
Recomendo muito essa cerveja para quem gosta de amargor extremo.

Resumex:
Estilo: 14B. American IPAÁlcool (%): 6,20%
Ingredientes: Água, malte, lúpulo e fermento.
Cervejaria: Cervejaria Seasons Ltda.
Site: http://www.cervejariaseasons.com.br
Localização da Fábrica: Porto Alegre - RS - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Pint
Envase: Garrafa
Volume: 500 ml
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Preço Médio: R$ 18,00
Onde comprar: Em Joinville eu só encontrei essa cerveja no quiosque da BeerCode no Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 26/04/2012


Curiosidades:
  • É realmente estranho o nome dessa cerveja. Conforme informações disponíveis no Website da Seasons o nome é uma homenagem especial para as vacas pois elas se alimentam do bagaço de malte que é sobra da fabricação da cerveja. Uma brincadeira considerando que essa cerveja leva muito lúpulo é o que de as vacas ficam verde ao comerem o bagaço. É muita criatividade!
  • Também é possível ver no website da Seasons os ingredientes utilizados na fabricação dessa cerveja, como: 
  • maltes e grãos: 2-row Pale Ale, Munich II, Vienna, Crystal 140.
    lúpulos: 100% Centennial.
    água: triplamente filtrada e devidamente ajustada com ácidos e sais minerais
    fermentos: US-05
    Dados técnicos: 15º Plato OG: 1.060 IBU: 62 Cor: 12,8 ºSRM ABV: 6,2%
  • A Seasons destaca-se por suas receitas originais e diferenciadas, pela qualidade e pelo forte envolvimento no movimento de fabricação de cerveja artesanal.

Mais sobre o Estilo:

Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 14. India Pale Ale - IPA é subdividido em três:
14A. English IPA
14B. American IPA
14C. Imperial IPA
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Green Cow é classificada como 14B. American IPA.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo normalmente possuem aroma de lúpulo logo ao servir, cor âmbar-dourado ao cobre-claro, pouca mas persistente espuma e características dos lúpulos americanos que são perfumados, cítricos e florais.

Cerveja em Vídeo:
Não encontrei um vídeo específico da Green Cow mas encontrei outros vários de entrevistas com o pessoal da Seasons. Separei essa feita pelo Raphael da All Beers.
Acesse o Link e veja o vídeo




Meu Ranking no Estilo:
Eu mesmo fiquei surpreso que essa é apenas a segunda cerveja que eu degusto desse estilo. Então vamos atualizar e beber outras:
01 - Green Cow IPA

02 - Colorado Indica


Sugiro sempre aos amigos várias cervejas diferentes. O mais importante é ir buscando informações e garimpando novas cervejas.

Sigo eu, garimpando e estudando sempre.

Até o próximo......

2 comentários:

  1. É só degustar e postar as impressões da Maruim IPA POW, hauhauaua. Logo terá a segunda versão da IPA POW, que será concorrente no concurso da ACERVA -PR.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Estou com uma postagem da primeira IPA sua quando nem era IPA Pow. Vou postar logo. Boa sorte no concurso e separa uma garrafa para trocarmos.
    Um abraço.
    Monich

    ResponderExcluir