segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Rauchbier da Bamberg. Gosta de defumado?

Como estou sempre visitando o quiosque do BeerCode no Joinville Garten Shopping, fico prestando atenção nas novidades mas também tenho uma lista de compras de cervejas que ainda quero degustar. Nessa lista tem ainda algumas da Bamberg e, como por enquanto só encontro elas no BeerCode, sempre que posso levo uma. Não é de hoje que eu queria degustar essa, mas somente agora foi possível. Chegou a vez da Bamberg Rauchbier
Bamberg Rauchbier - Foto by Monich
A aparência estava incrível. No copo um líquido cobre escuro que contra a luz apresentou um vermelhado rubi muito bonito. O creme bege claro subiu bastante, mostrou boa consistência e média duração. 
Os aromas foram o destaque dessa cerveja com um defumado no ponto, lembrando bem o bacon e um leve torrado. 
Excelente sabor com destaque óbvio para o defumado que predomina. Apesar disso há um equilíbrio entre o adocicado e o bom amargor. O retrogosto é longo, defumado e com um leve toque caramelado. Cerveja de corpo médio com baixa carbonatação e que aos poucos vai esquentando a garganta. 
A sensação principal é de experimentar uma cerveja muito diferente com aromas e sabores únicos, surpreendentes e fantásticos. Incrível experiência.
Apenas reforçando, essa é uma cerveja de um estilo específico e que utiliza maltes defumados em sua produção. Isso gera aromas e leve sabor de defumado. Sendo assim é melhor que quem vá beber a cerveja já saiba disso antes.

Resumex:
Estilo: 22A. Classic Rauchbier
Álcool (%):  5,20%
Ingredientes: Água, malte de cevada, lúpulo e fermento.
Cervejaria: Bamberg Ind e Com de Bebidas Ltda
Site: http://www.cervejariabamberg.com.br
Localização da Fábrica: Votorantim - São Paulo - Brasil
Tipo de Copo: Cilíndrico ou Tulipa
Envase: Garrafa
Volume: 600 ml
Temperatura de serviço: Entre 6 a 10 graus
Preço Médio: R$ 18,00
Onde comprar: Em Joinville você só encontra essa cerveja no quiosque da BeerCode no Joinville  Garten Shopping.
Degustada em: 27/02/2012.

Curiosidades:
  • Rauchbier é um jeito alemão de cerveja de baixa fermentação no qual a secagem do malte de cevada se faz com a  queima de madeira, que produz fumaça. Antigamente este processo era muito utilizado na Alemanha, mas foi sendo substituído por outros métodos que davam maltes mais claros, devido ao sucesso das cervejas claras.Fonte das curiosidades: Só restam duas cervejas defumadas de Bamberg por Celso Nogueira, disponível em   http://www.charutosebebidas.com.br/materias/so_restam_duas_cervejas.html
  • Rauchbier é uma tradicional cerveja da cidade de Bamberg, onde o malte passa pelo processo de defumagem onde são utilizadas madeiras das florestas daquela região. É uma cerveja de baixa fermentação. Harmoniza com churrasco, feijoada, carnes de porco, carnes vermelhas, grelhados e com charutos. 
  • Fonte: http://www.cervejariabamberg.com.br/cerveja.php#rauch
  • A Rauchbier da Bamberg já recebeu diversos prêmios:
    2009 - 
    European Beer Star - Bamberg Rauchbier é eleita a segunda melhor cerveja rauchbier do mundo.2009 - Revista Prazeres da MesaBamberg Rauchbier conquista segundo lugar entre as 50 melhores cervejas disponíveis no Brasil.2010 - World Beer Awards - a Bamberg RauchBier ganha dois prêmios,  no World Beer Awards na Inglaterra, World's Best Flavoured Lager e The Americas' Best Flavoured Lager.2010 - Mondial de la Biere - a cerveja Bamberg Rauchbier fatura medalha de ouro.2010 - Australian International Beer Awards - medalha de Prata para a Bamberg Rauchbier na categoria Smoked Beer.
    2010 - Revista Prazeres da Mesa -  A Bamberg Rauchbier ficou entre as 50 melhores cervejas à venda no Brasil, segundo ranking de Prazeres da Mesa.
    2011 - South Beer Cup - Medalha de prata para a Bamberg Rauchbier.2011 - Australian International Beer Awards - medalha de Bronze para a Bamberg Rauchbier na categoria Smoked Beer.

Mais sobre o Estilo:

Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 22. Smoke-Flavored E Wood-Aged Beer é subdividido em três:
22A. Classic Rauchbier - Smoked Beer
22B. Other Smoked Beer
22C. Wood-Aged Beer
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor.
A Bamberg Rauchbier é classificada como 22A - Classic Rauchbier.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", em uma Classic Rauchbier parte do malte utilizado é seca por defumação com madeira. Em função disso os aromas e sabores valiram do levemente queimado ao tostado parecido com bacon.

Cerveja em Vídeo:
Não encontrei comercial da Bamberg, mas encontrei um vídeo feito por alunos acadêmicos.
Comercial Acadêmico

Meu Ranking no Estilo:

Essa é a terceira cerveja degustada do estilo 22A. Classic Rauchbier então, vamos atualizar esse ranking no estilo:
Nas pontuações as duas primeiras empataram, porém deixo a Bamberg em primeiro por ela ser mais tranquila de degustar. 
1 – Bamberg Rauchbier
2 - Aecht Schlenkerla Rauchbier
3 – Eisenbahn Rauchbier

Sigo eu, bebendo, degustando, fazendo e escrevendo. 
Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário