quarta-feira, 17 de abril de 2013

Samuel Smith's Oatmeal Stout - Que cerveja!!!

Faz um tempinho um grande amigo, Eric Menau veio conversar comigo sobre cerveja. De cara já demonstrou que conhecia do assunto e que já tinha bebido várias boas cervejas por aqui e nos states em suas viagens. Combinamos uma troca. Eu entreguei uma cerveja minha e ele ficou de trazer uma em sua próxima viagem. Apesar de ir para os Estados Unidos ele trouxe uma clássica e maravilhosa Inglesa. Nada menos que Samuel Smith's Oatmeal Stout. Eric, muito obrigado. Mandou muito bem.

Samuel Smith's Oatmeal Stout - foto by MRMonich
Bela garrafa com um rótulo de muito bom gosto e criatividade.
No copo uma aparência incrível, com um líquido escuro total. Creme fantástico, bem formado de minúsculas bolhas, de cor bege bem escuro, altíssimo, de consistência excelente e muito persistente. Destaque para o creme que dá para comer de colher.
Aromas simples mas bem presente de café fresco, chocolate e baunilha, provável resultado de muitas viagens.
Sabores muito presentes, apresentando cacau, leve tostado, amargor bem inserido e interessante. Consistência sedosa e o álcool também aparece. O Retrogosto é longo, licoroso e tostado. Cerveja de muito corpo, de carbonatação baixa, que merece ser bebida aos poucos, valorizando seus detalhes.
Incrível é que a conhecemos muito pouco por aqui. Essa merece estar disponível nos supermercados e empórios, para noooooosssa alegria.

Resumex:
Estilo: 13C. Oatmeal Stout
Álcool (%): 5,0%
Ingredientes: água, malte de cevada, açúcar de cana, malte torrado, levedura, lúpulo e aveia.
Cervejaria: Samuel Smith Old Brewery
Site: http://www.samuelsmithsbrewery.co.uk/oatmealstout.html
Localização da Fábrica: Tadcaster - distrito de Selby - North Yorkshire - Inglaterra
Tipo de Copo: Pint
Temperatura de serviço: entre 8°C. e 13°C
Envase: Garrafa

Volume: 355 ml
Preço Médio: Nem ideia
Onde comprar: Não encontrei ela por aqui em Joinville e nem sei se temos ela no Brasil. Precisa pedir aos amigos.
Degustada em: 04/11/2012

Curiosidades:

  • Essa cervejaria possui muita carga de história e ainda utiliza tanques de pedra (ardósia) para realizar a fermentação das cervejas. Eles declaram que, em função disso, as cervejas possuem uma espuma densa e persistente e aromas e sabores únicos.
  • A Cervejaria Samuel Smith foi criada em 1758 e é a mais antiga da pequena cidade de Tadcaster que abriga três cervejarias. A Samuel Smith é uma pequena cervejaria, produzindo menos que 5% da cerveja produzida na cidade.
  • As cervejas da Samuel Smith são fabricadas com água do poço, cavado em 1758 e que tem 85 metros de profundidade.
  • A Samuel Smith ainda é uma cervejaria familiar e sua produção não é tão representativa. Por isso não é tão fácil encontrar suas cervejas mas dá ainda um 
  • Cervejas Stout com aveia foram originalmente produzidas para mães que estavam amamentando. A ideia era alimentar de forma nutritiva as mães. 
  • A Samuel Smith's Stout possui o selo da Vegan Society, confirmado que está adequada ao consumo de veganos e vegetarianos.
  • Diz a Lenda que na produção das cervejas da Samuel Smith é utilizada a mesma cepa de levedura desde o século XIX.
  • Outra ação para manter a história viva é que as entregas locais da cervejaria são feitas de carroça puxadas por Cavalos Samuel Smith.
  • As cervejas da Samuel Smith são produzidas somente com produtos naturais, sem qualquer aditivo químico.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 13. Stout é subdividido em seis:13A. Dry Stout
13B. Sweet Stout ou Cream Stout
13C. Oatmeal Stout
13D. Foreign Extra Stout
13E. American Stout
13F. Russian Imperial Stout
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Samuel Smith's Oatmeal Stout é classificada como 13C. Oatmeal Stout. Conforme o livro de diretrizes do BJCP, as cervejas desse estilo possuem aroma de cereais suavemente tostados e com características de café.  Leve dulçor que pode apresentar impressão de café com creme. Lúpulo baixo a nenhum. 
Na aparência tem coloração de marrom médio a preto, de colarinho bege a marrom bem cremoso e persistente. Nos sabores um dulçor médio com complexidade vinda da aveia e dos cereais tostados. Pode apresentar sabor semelhante a nozes, chocolate ao leite e café com creme. Amargor médio com bom equilíbrio.

Cerveja em Vídeos:
Não encontrei vídeos específicos sobre a cervejaria ou a cerveja, mas como nem tudo é só alegria, encontrei um vídeo documentário da BBC com denúncias sobre o exagero do uso de poder da cervejaria.


BBC's Documentary - Denúncia sobre o uso do Poder de Samuel Smith Old Brewery.


Ranking no Estilo:
Sendo essa a primeira Oatmeal Stout que eu bebo, não há muito o que comparar. Então vamos direto ao assunto e vamos criar um novo ranking no Estilo;
01 - Samuel Smith's Oatmeal Stout

Sigo eu, grato novamente aos amigos que, de bom coração, nos presenteiam com cervejas tão especiais.



Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário