terça-feira, 16 de abril de 2013

Founders Porter - Fiquei muito fã dessa.

Vejam só como uma assinatura de cervejas é importante. Sem querer fazer propaganda para essa ou aquela assinatura, eu realmente acho que ainda é um bom negócio. Tenho a assinatura do Have a Nice Beer há quase um ano e sempre vale a pena. Não é só as cervejas em si, mas todo o conteúdo que vem junto, o pioneirismo, a exclusividade por antecipação e sempre algo mais. Já havia ficado bem surpreso com as Anchor e como estou sempre aprendendo e conhecendo, fiquei ainda mais quando vieram as Founders. Que raio que os norte americanos estão fazendo? Que tanto de cervejas boas!! E eu nem tinha ideia de que existia a Founders. Aproveitei e escolhi a Founders Porter para iniciar.


Founders Porter - foto by MRMonich

Bela garrafa com um rótulo curioso de estilo retrô com uma senhora de roupas antigas. Criativo.
No copo uma bela cerveja com um líquido escuro total, creme bege escuro, de boa altura, ótima consistência, média duração e que deixou belas marcas.
Aromas agradáveis com lúpulos frescos e refrescantes, toques de chocolate amargo e café.
O sabor inicia com um torrado alto, amargor potente de lúpulo, malte tostado, cacau, chocolate e leve café. O retrogosto é longo, licoroso e com amargor tostado.
Cerveja de corpo médio alto, de baixa carbonatação, que esquenta no final pelo álcool que aparece aos poucos. 
Fiquei bastante surpreso positivamente com essa cerveja e já a bebi outras tantas vezes.


Resumex:
Estilo: 12B. Robust Porter
Álcool (%): 6,50%
Ingredientes: Água, malte, lúpulos e levedura
Cervejaria: Founders Brewing Company

Site: http://foundersbrewing.com/
Localização da Fábrica: Grand Rapids - Michigan - EUA
Tipo de Copo: Pint
Temperatura de serviço: entre 5°C. e 7°C

Envase: Garrafa
Volume: 355 ml
Preço Médio: + ou - R$ 20,00
Onde comprar: Já vi elas no Empório Dublin em Joinville.

Degustada em: 02/11/2012


Curiosidades:

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 12. Porter é subdividido em três:
12A. Brown Porter
12B. Robust Porter
12C. Baltic Porter
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Founders Porter é classificada como 12B. Robust Porter. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo são densas, encorpadas e amargas. São escuras com boa formação de espuma castanha.

Cerveja em Vídeos:
Dois vídeos interessantes sobre a Founders. Um conta resumidamente a historia da cervejaria e outro uma longa entrevista com seus fundadores.:

Founders Brewing Co.: The Story



Entrevista com Mike Stevens e Dave Engebers


Ranking no Estilo:
Essa é a terceira cerveja do estilo Robust Porter que eu bebo e é top, por enquanto, deixando a Zehn Bier e a Colorado Demoiselle para trás. Vamos atualizar o ranking.
01 - Founders Porter
02 - Zehn Bier Porter
03 - Colorado Demoiselle.

Sigo eu, surpreso em encontrar cervejas tão boas feitas por cervejarias teoricamente tão novas.
Até o próximo...

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Rodrigo, obrigado pelo acesso e comentário.
      Também gosto bastante das porters americanas.
      Um abraço.
      Monich

      Excluir