segunda-feira, 19 de agosto de 2013

No aniversário do Filho, a cerveja do Pai. Cerveja Deus Brut des Flandres!

Era 25 de dezembro, natal e Recebi uma ligação do meu amigo Marcos Alberti.
- Chega aqui em casa que vamos abrir uma cerveja que você não pode perder. 
Chegando lá percebi que ele o nosso amigo Fábio Cascaes estavam degustando algumas cervejas, mas não vi nenhuma de tão especial. Como havia levado algumas garrafas minhas já estava abrindo uma quando o Marcos berrou, espera, espera, espera.  Vamos abrir a Deus. Eu pensei, Deus?
Beber a Deus é sempre um desejo da maioria dos cervejeiros e degustadores e eu não sou diferente. Ela estava na minha lista de cervejas a beber, mas como seu preço é normalmente salgado, ela vai ficando para outrora. A Lú trouxe lá de dentro e já avisou que quem conseguiu a cerveja foi ela. Muito obrigado Lú, por proporcionar esse desejo nosso. 


Cerveja Deus - Foto by MRMonich

Ela vem em uma garrafa de champagne propícia, pois o processo de produção exige.
O rótulo é simples mas tem seu charme. No copo um líquido dourado claro, brilhoso, bonito e translúcido. Espuma bem branca, de ótima altura, excelente consistência mas de pouca duração.
Aromas, ahh os aromas. Muita complexidade com frutados (maçã, pêra e abacaxi), condimentados ( manjericão, gengibre) e toques florais e leve cítrico.
Assim como nos aromas, os sabores também são complexos. Inicia já mostrando um dulçor e frutados como o abacaxi e pêra. Os condimentos também aparecem, com uma leve acidez e picância. Não percebi nada de amargor de lúpulo. O álcool aparece bem, demonstrando força e potência. O retrogosto é adocicado e frisante. 
Apesar de todas essas complexidades é uma cerveja de corpo médio com uma alta carbonatação persistente. A sensação é de estar bebendo uma cerveja muito diferente, que refresca inicialmente mas que também deixa a sensação de esquentar a garganta. Em resumo a cerveja demonstra um arsenal de sensações e sabores. Tudo como resultado de tanto trabalho na produção.  Em função do dulçor predominante, senti ela um pouco enjoativa. O Ideal mesmo é dividi-la com mais pessoas.

Resumex:
Estilo: 16E. Belgian Specialty Ale - Bière Brut
Álcool (%): 11,50%
Ingredientes: Água, malte de cevada, açúcares, lúpulo e levedura.
Cervejaria: 
Bosteels Brewery.
Site: http://www.bestbelgianspecialbeers.be/
Localização da Fábrica: Buggenhout - França
Tipo de Copo: flauta
Temperatura de serviço: 
entre 2°C. e 4°C.
Envase: Garrafa

Volume: 750 ml
Preço Médio: R$ 160,00
Onde comprar: 
 Em Joinville é possível encontrar nas lojas especializadas.
Degustada em: 25/12/2012


Curiosidades:
  • A Deus tem uma produção anual limitada a 15 mil garrafas.
  • Em sua produção é utilizado o método "champegnoise".
  • Ela é produzida inicialmente na Bélgica com a base de uma Belgian Strong Ale onde ainda é fermentada e maturada em tanques especiais. Após, o líquido vai para Champagne na França onde recebe açúcares e fermentos especiais já na garrafa. Também é colocada uma tampa provisória para a terceira fermentação. É nessa etapa que cada garrafa passa pelo processo de remuage. Após uma longa maturação, com a garrafa inclinada, o fermento se deposita no pescoço da garrafa. O fermento é então congelado e retirado por pressão. Para completar cada garrafa recebe cerveja já pronta, compensando o que foi retirado e ainda recebe nova rolha de cortiça. Daí volta para a Bélgica para ser distribuída.


    Mais sobre o Estilo:
    Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 16. Belgian E French Ale é subdividido em cinco:
    16A. Witbier
    16B. Belgian Pale Ale
    16C. Saison
    16D. Bière de Garde
    16E. Belgian Specialty Ale
    A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. Não há, oficialmente no BJCP, uma subcategoria "Belgian IPA" por isso entendo que ela seja classificada como 16E. Belgian Specialty Ale. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", esse estilo acomoda uma ampla faixa de cervejas Ale belgas. Normalmente cervejas produzidas como produtos únicos e exclusivos. 

    Cerveja em Vídeos:
    Infelizmente, mesmo pesquisando bastante, não encontrei um vídeo comercial sobre a Deus.

    Ranking no Estilo:
    Vamos aproveitar e começar então um novo ranking no estilo para 16E. Belgian Specialty Ale - Bière Brut
    01 - Deus Brut des Flandres


    Sigo eu, agradecido aos amigos pelas excelentes cervejas.

    Até o próximo.....

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário