terça-feira, 8 de março de 2011

Primátor Weizenbier. Mais uma excelente Cerveja de Trigo.

Já é comum eu mesmo querer ir na padaria buscar um pão quente. Aproveito que a Brothaus é perto de casa e também invisto um tempo para analisar o quem de novo e as ofertas da carta de cervejas. O preço das cervejas na Brothaus não é dos melhores mas lá encontro rótulos inéditos e exclusivos em Joinville. Numa dessas explorações encontrei a Primátor Weizenbier que estava perto de vencer e o preço estava bem justo. Sem pensar duas vezes, foi pra cesta de compras.
Primátor Weizenbier By Monich
A aparência dessa Weizenbier realmente surpreende positivamente. Diferente da maioria o líquido é bem laranja e de média turbidez. O Creme é bem branco, muito alto, com uma consistência espetacular e com muita duração.
No aroma também agradou muito. Excelentes aromas quase perfumados de banana e cravo
bem equilibrados e com um fundinho de melaço.
O sabor muito bom e típico de uma weizen com destaque maior para o cravo do que para a banana. Além disso um leve mel é percebido e um agradável e leve amargor de lúpulo. O que deu um toque especial para essa cerveja.
O retrogosto apresentou um toque seco, um pouco ácido, mas bom e um leve amargor do lúpulo.
Possui um corpo equilibrado e uma carbonatação bem alta.
É uma sensação agradável para quem espera uma weizenbier padrão. Além do alto frescor e dos aromas e sabores comuns de uma cerveja de trigo, a Primátor destaca-se pelo toque de amargor do lúpúlo. É uma boa surpresa já que o lúpulo não aparece em excesso.
Certamente é uma cerveja que merece ser adquirida e degustada de vez em quando.

Resumex:
Estilo: 15A. Weizen/Weissbier
Álcool (%):  5,60%
Ingredientes: Água, malte, levedura e lúpulo.
Cervejaria: Pivovar Náchod a.s.
Localização da Fábrica: Náchod - República Tcheca
País de origem: República Tcheca
Tipo de Copo: Weizen
Temperatura de serviço: entre 5 e 7 graus.
Volume:  500 ml
Preço Médio: R$ 12,00
Onde comprar: Em Joinville encontrei somente na Brothaus.
Degustada em: 15/11/2010

Curiosidades:
  • Até 1.871, em Náchod, havia uma cervejaria municipal porém a cerveja era fabricada nas casas dos moradores. Essa cultura foi levada a um fim em junho de 1871 por um decreto do conselho da cidade que determinou que fosse determinado um local único para a fabricação.
  • A pedra fundamental foi lançada em 08 de abril de 1872. As obras ocorreram com sucesso. A construção da fábrica foi acompanhada de perto por praticamente toda a cidade. A primeira cerveja na nova fábrica foi iniciada em 03 de outubro de 1873 pelo cervejeiro Antonín Lutz.
  • Com a popularidade crescente, entre os anos de 1925 e 1930 a operação foi ampliada com a construção de uma nova sala de brassagem.
  • Em 1935 a marca patenteada Náchodský Primátor começou a ser utilizada ao invés de Cervejaria Municipal.
  • A cerveja começou a ser engarrafada em 1937, em máquinas manuais. Só após a Segunda Guerra Mundial, em 1948 e anos seguintes, que maiores investimentos foram feitos e houve a aquisição de uma máquina de enchimento de cerveja engarrafada, aquisição de equipamentos de refrigeração, a expansão da casa do malte e da aplicação de vapor de tubos para a produção de cerveja e de secagem do malte.
  • Em 2006 iniciou-se um novo processo de reestruturação com investimentos em tecnologia em toda a fábrica,inclusive com aumento da capacidade de produção.Fonte: http://www.primator.cz

Cerveja em Vídeo:
Infelizmente não encontrei vídeos sobre essa cerveja.

Meu Ranking no Estilo:
O ranking de cervejas degustadas no estilo 15A. Weizen/Weissbier está crescendo rápido. Vamos atualizar o ranking por estilo:
01 – Edelweiss Weißbier Hefetrüb
02 - Primátor Weizenbier
03 - Franziskaner Heffe-Weissbier Hell
04 - Licher Weizen
05 – Bierland Weizen
06 - Eisenbahn Weizenbier
07 - Schneider Weisse Unser Original TAP 7
08 – St. Gallen
09 - OPA Bier
10 - Schlau Hefeweizen
11 - Erdinger WeissBier
12 - Bohemia Weiss
13 - Petra Weiss Bier
14 - Erdinger Champ

Realmente essa Primátor chamou atenção, principalmente pelo leve amargor de lúpulo um tanto incomum para o estilo para que me agradou.
Sigo eu, investindo tempo em fazer, degustar e postar, sem se arrepender.
Até o próximo...

Um comentário:

  1. Boa noite, feliz em achar o seu blogspot. Dúvida.... Comprei essa cerveja, sem ler direito o rótulo....estava sem óculos.
    Na loja me venderam como Viena Lager. No rótulo diz que sob este rótulo pode-se degustar mais de dez tipos de cerveja, mas classifica esta de weizenbier english pale ale, dá para desenrolar isso aÍ ???

    ResponderExcluir