segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bier Hoff Nigra

Essa cerveja eu também demorei bastante para degustar, pois ganhei no natal de presente da minha esposa. Deveria ter bebido antes, mas ainda estava muito boa essa Bier Hoff Nigra


Bier Hoff Nigra - foto by Monich
Gostei da aparência. Líquido bem escuro, negro, mas que contra a luz apresenta um bonito avermelhado rubi. O creme bege, bem formado, de altura boa e com uma média consistência durou bastante e deixou belas marcas no copo. 
Aromas bem destacados de caramelo, suaves toques de café e chocolate. 
Gostei também do sabor dessa cerveja. Logo de início um caramelo e chocolate amargo. É possível perceber um leve amargo do malte torrado e também um bom amargor de lúpulo. Uma leve acidez apareceu, talvez pela demora em degustar. O álcool também deu as caras O retrogosto é curto, levemente amargo e torrado.
Essa é uma cerveja de corpo médio baixo, com pouca carbonatação e que deixa a sensação de equilíbrio. 
Confesso que não esperava tanto dessa cerveja. Está ficando bem comum as microcervejarias desenvolverem uma cerveja escura para seu portifólio e pensei que essa era só para ter de opção. Porém, acredito que esse não é o caso. Valeu a pena beber mais essa.

Resumex:
Estilo: 4B. Munich Dunkel
Álcool (%): 4,80%
Ingredientes: Água, malte, lúpulo e fermento.
Cervejaria: Cervejaria CNS Ltda
Site: http://www.bierhoff.com.br/
Localização da Fábrica: Curitiba - PR - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Tulipa
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 12,00
Onde comprar: 
 Em Joinville eu encontrei na própria Bier Hoff no Joinville Garten Shopping, mas também já vi em alguns supermercados.
Degustada em: 24/06/2012

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 4 Dark LAger é subdividido em três:
4A. Dark American Lager
4B. Munich Dunkel
4C. Schwarzbier ou Black Beer
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Bier Hoff Nigra é classificada como 4B - Munich Dunkel.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", uma Munich Dunkel tem aromas doces natural do malte, além de toques de chocolate, caramelo, nozes e não é frutado. A coloração vai de cobre intenso a marrom-escuro. De média carbonatação e colarinho cremoso.

Curiosidades:

  • A Bier Hoff foi fundada no ano de 2002, em Curitiba, com o conceito bastante diferenciado de ser uma microcervejaria com a produção dentro do próprio restaurante. Uma ideia inspirada após uma viagem dos dois sócios, que notaram o grande número de fábricas do gênero fora do Brasil. 
  • Hoje a Bier Hoff conta com restaurantes espalhados pelo Paraná e uma filial na cidade de Joinville, Santa Catarina e as cervejas já não são mais produzidas nos locais onde são servidas.
  • A produção das cervejas Bier Hoff segue a Lei da Pureza da Bavária de 1.516 (Reinheitsgebot), instituída pelo Duque Guilherme IV. Isso quer dizer que é utilizada apenas água potável triplamente filtrada, além do malte de cevada selecionado, três tipos de lúpulo oriundos da República Tcheca e levedura (fermento) de origem francesa, para garantir a preservação dos sabores naturais da cerveja. 
  • Fonte: http://www.bierhoff.com.br
  • A Bier Hoff Nigra harmoniza muito bem com churrasco, carne suína, javali, peru, salsichas, fondue de queijo,chucrute, queijos e sobremesas..
  • Fonte: http://www.bierhoff.com.br

Cerveja em Vídeos:
Já postei esses mas como não encontrei novos vídeos da Bier Hoff, repito o institucional da cervejaria e outro que é um Cervejacast do Blog Bar do Celso. Seguem os vídeos abaixo:


Institucional Bier Hoff


Bier Hoff e as novas cervejas da marca - CervejaCast - Episódio 18



Ranking no Estilo:
Que beleza. Agora com essa já são sete cervejas degustadas do estilo 4B. Munich Dunkel. Vamos atualizar o ranking no estilo.
1 - Bamberg München

2 - Therezópolis Ebenholz
3 - Weltenburger Kloster Barock Dunkel
4 - Bier Hoff Nigra
5 - Bock Damm
6 - Nova Schin Munich

7 - Chopp Kalena 

Sigo eu na correria do dia a dia mas sempre disposto a degustar e postar. 


Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário