sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bamberg München - A gente não vê por aqui!

Encontrar boas cervejas artesanais em Joinville ainda é uma tarefa árdua. Por mais que os supermercados estejam melhorando muito suas prateleiras e novas opções de bares e restaurantes estejam pipocando, algumas cervejas nunca apareceram por aqui, nacionais inclusive. Outras aparecem só de vez em quando e logo desaparecem. Em uma das visitas no Beer Code acabei encontrando uma das cervejas da Bamberg que ainda não havia provado. Bamberg em Joinville só na garrafa e com preço de shopping mesmo. Sendo assim, levei para casa uma garrafa da Bamberg München.


Bamberg München - Foto by Monich

A aparência agrada bastante, com um líquido acobreado, pouco translúcido. Sinceramente a cor não parece com a das Dunkel que estamos mais acostumados. Eu achei que seria mais escura, mas sem problemas. Creme bege claro, de boa altura, com uma consistência excelente e uma ótima persistência.
Aromas excelentes e bem destacados com dulçor presente. Predominância do caramelo mas também é possível sentir o torrado dos maltes.
Pelos aromas, espera-se uma cerveja mais adocicada, porém ela já inicia com um leve amargor que logo é equilibrado com o gosto do caramelo. Novamente um amargo de tostado é presente e também um levíssimo defumado. O retrogosto é longo e equilibrado.
É uma cerveja de corpo médio, com uma carbonatação média-baixa e que agrada no geral. Os aromas destacam essa cerveja. Mesmo assim o sabor também agrada e o equilíbrio é bem presente. Belo exemplar.
O ponto negativo é a dificuldade em encontrá-la por aqui.

Resumex:
Estilo: 4B. Munich Dunkel
Álcool (%): 5,0%
Ingredientes: Água, maltes de cevada (Agrária e Weyermann), lúpulo (de Hallertauer) e fermento bávaro.
Cervejaria: Bamberg Ind e Com de Bebidas Ltda
Site: http://www.cervejariabamberg.com.br/
Localização da Fábrica: Votorantim - SP - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Caldereta e Taça
Temperatura de serviço: entre 4 a 8 graus.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 15,00
Onde comprar: Em Joinville só no Beer Code no Shopping Garten.
Degustada em: 22/02/2012

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 4 Dark LAger é subdividido em três:
4A. Dark American Lager
4B. Munich Dunkel
4C. Schwarzbier ou Black Beer
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Bamberg München é classificada como 4B - Munich Dunkel.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", uma Munich Dunkel tem aromas doces natural do malte, além de toques de chocolate, caramelo, nozes e não é frutado. A coloração vai de cobre intenso a marrom-escuro. De média carbonatação e colarinho cremoso.

Curiosidades:

  • Essa cerveja da Bamberg já conquistou vários prêmios conforme lista a seguir:
    Australian International Beer Awards 2010.A Bamberg Munchen conquistou Bronze na categoria Dark LagerAustralian International Beer Awards 2011Novamente a Bamberg München conquistou Bronze na categoria Dark LagerSouth Beer Cup 2011Bronze para a Bamberg München na Categoria MunichCopa Cervezas de America 2011
    Medalha de Prata conquistada pela Bamberg München
  • Sugestão: harmonizar a Bamberg München com carnes de porco, culinária mexicana, carnes vermelhas e pratos apimentados.
    Fonte:  http://www.cervejariabamberg.com.br/cerveja.php#munch

Cerveja em Vídeos:
Não encontrei um vídeo específico dessa cerveja, então achei melhor compartilhar esse abaixo.




Ranking no Estilo:
Com a Bamberg München, agora são seis cervejas já degustadas do estilo 4B. Munich Dunkel. Vamos atualizar o ranking no estilo.
1 - Bamberg München

2 - Therezópolis Ebenholz
3 - Weltenburger Kloster Barock Dunkel
4 - Bock Damm
5 - Nova Schin Munich

6 - Chopp Kalena 

Sigo eu em busca por mais cervejas, sejam elas boas, simples ou mesmo difíceis de encontrar por aqui. 

Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário