quarta-feira, 18 de julho de 2012

Leuven Red Ale - Belo nome não?

Essa cerveja eu não estou lembrado se eu mesmo comprei ou eu ganhei de presente. Acho eu que ganhei no Natal junto com o Kit da Bier Hoff. Demorei um pouco para degustar e mais ainda para postar sobre a Leuven Red Ale


Leuven Premium Red Ale - Foto ruim by Monich
A aparência não surpreendeu tanto, com o líquido acobreado bonito, mas o creme branco não subiu tanto. A consistência até estava boa mas o creme logo desapareceu.
Sem muitos destaques nos aromas, mas o caramelo predomina e aparece também um leve tostado.
O sabor inicia com um dulçor leve e toques de caramelo. O lúpulo aparece para equilibrar e o amargor é agradável e mediano. O álcool também é presente. O retrogosto é curto e maltado. É uma cerveja de corpo médio, com uma baixa carbonatação.
É agradável, levemente adocicada e alcoólica. Como não é tão fácil encontrar uma cerveja desse estilo, acredito que essa cervejaria merece respeito pela coragem.
A cerveja ainda carece um pouco de equilíbrio, mas na apresentou defeitos. 

Merece ser comprada novamente.

Resumex:
Estilo: 9D. Irish Red Ale (Discutível)
Álcool (%): 6,00%
Ingredientes: Malte, lúpulo e água.
Cervejaria: FAG Ind. E Com. de Bebidas Ltda
Site: http://http://www.cervejaleuven.com.br
Localização da Fábrica: Piracicaba - SP
Tipo de Copo: Taça
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 13,00
Onde comprar: Em Joinville encontrei no supermercado Angeloni.
Degustada em: 27/02/2012

Mais sobre o Estilo:

Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 9. Scottish E Iris Ale é subdividido em cinco:
9A. Scottish Light 60
9B. Scottish Heavy 70
9C. Scottish Export 80
9D. Irish Red Ale
9E.Stong Scotch Ale 
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor.
Há controvérsias sobre o estilo da Leuven Red Ale. Eu acho que ela está mais para uma 9D Irish Red.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", uma Irish Red é bastante maltada com leves toques amanteigados, frutados e, às vezes, toffee. Produz uma espuma cremosa e clara, usam pouco lúpulo e é pouco encorpada. Normalmente, em sua produção é utilizado um pouco de malte de cevada torrada para conferir cor e sabor levemente torrado.

Curiosidades:


Cerveja em Vídeos:
Infelizmente não encontrei vídeo algum sobre a Leuven. Paciência.


Ranking no Estilo:

Independente da possível dúvida sobre o estilo, mantenho a classificação da leuven Red Ale como Irish Red . Então vamos atualizar o ranking:
01 – Murphy's Irish Red
02 - Leuven Red Ale

Seja de perto ou de longe não interessa. O importante é termos cada vez mais opções de cervejas disponíveis.
Sigo eu, degustando independente de estilos.
Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário