quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bier Hoff Weizen - Surpresa boa.

Essa é a segunda cerveja do kit da Bier Hoff que ganhei de natal da minha esposa Mirian. Deixei a cerveja uma semana na geladeira para resfriar bem. Então essa é a cerveja de trigo Bier Hoff Weizen.

Bier Hoff Weizen - foto by Monich
A aparência dessa cerveja é um pouco diferente pois seu líquido é bem amarelo palha, claro e turvo. Parecia até uma pilsen não filtrada. 
O creme estava perfeito. De cor branca, bem alto, com muita consistência e uma ótima persistência. 
Nos aromas, os clássicos toques de banana e cravo com predominância para a banana. Apresentou ainda um leve toque ácido e pela primeira vez percebi abacaxi em uma cerveja de trigo. 
O sabor não apresentou surpresas. De início um leve dulçor, banana e cravo presentes. Nada enjoativa. Retrogosto levemente doce e ácido. 
É uma cerveja levíssima, com alta carbonatação e bem refrescante.
Em meio a tantas opções de cervejas de trigo, o destaque dessa vai para o equilíbrio. A refrescância também merece atenção. Vale muito uma repetição.

Resumex:
Estilo: 15A. Weizen/Weissbier
Álcool (%): 4,8%
Ingredientes: Água, malte, lúpulo e fermento cervejeiro.
Cervejaria: Cervejaria CNS Ltda
Website: http://www.bierhoff.com.br
Localização da Fábrica: Curitiba - PR - Brasil
Tipo de Copo: Weizen
Temperatura de serviço: entre 4 a 7 graus.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 12,00
Onde comprar:  Em Joinville eu encontrei na própria Bier Hoff no Joinville Garten Shopping, mas também já vi em alguns supermercados.
Degustada em: 21/02/2012

Mais sobre o Estilo:Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 15. German Wheat And Rye Beer é subdividido em quatro:
15A. Weizen/Weissbier
15B. Dunkelweizen
15C. Weizenbock
15D. Roggenbier
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Bier Hoff Weizen é classificada como 15A. Weizen/Weissbier.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", esse estilo é originado do sul da Alemanha. As cervejas desse estilo normalmente não são filtradas e por isso tem aparência opaca. Tem creme abundante, alta carbonatação (efervescência) e com leve sabor de fruta que pode ser de banana, maça ou ameixa.

Curiosidades:
  • A Bier Hoff Weizen recebeu medalha de Bronze no South Beer Cup 2001. Fonte:  http://southbeercup.com/wp-content/uploads/2010/09/Ganadores-SBC-20118.pdf
  • A Bier Hoff foi fundada no ano de 2002, em Curitiba, com o conceito bastante diferenciado de ser uma microcervejaria com a produção dentro do próprio restaurante. Uma ideia inspirada após uma viagem dos dois sócios, que notaram o grande número de fábricas do gênero fora do Brasil. 
  • Hoje a Bier Hoff conta com restaurantes espalhados pelo Paraná e uma filial na cidade de Joinville, Santa Catarina e as cervejas já não são mais produzidas nos locais onde são servidas.
  • A produção das cervejas Bier Hoff segue a Lei da Pureza da Bavária de 1.516 (Reinheitsgebot), instituída pelo Duque Guilherme IV. Isso quer dizer que é utilizada apenas água potável triplamente filtrada, além do malte de cevada selecionado, três tipos de lúpulo oriundos da República Tcheca e levedura (fermento) de origem francesa, para garantir a preservação dos sabores naturais da cerveja. 
  • Fonte: http://www.bierhoff.com.br
  • A Bier Hoff Weizen Harmoniza muito bem com saladas verdes, pratos da culinária alemã, pratos condimentados como os da culinária mexicana, japonesa, tailandesa, indiana e chinesa.
  • Fonte: http://www.bierhoff.com.br
Cerveja em Vídeo:
Encontrei alguns vídeos da Bier Hoff. Separei um que é o institucional da cervejaria e outro que é um Cervejacast do Blog Bar do Celso. Seguem os vídeos abaixo:
Institucional Bier Hoff


Bier Hoff e as novas cervejas da marca - CervejaCast - Episódio 18


Meu Ranking no Estilo:

Mesmo sendo controversa a inclusão dessa cerveja no estilo básico de Weissbier entendo que é aqui que ela se encaixa melhor. Sendo assim vamos então atualizar o Ranking:
01 - Coruja Alba
02 – Edelweiss Weißbier Hefetrüb
03 - Primátor Weizenbier
04 - Erdinger Urweisse
05 - Franziskaner Heffe-Weissbier Hell
06 - Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb

07 - Göttlich Divina! Weissbier
08 - Alenda Bier Weissbier
09 - Licher Weizen

10 - Bier Hoff Weizen
10 – Bierland Weizen
11 - Eisenbahn Weizenbier

12 - Colorado Appia
13 - Backer Trigo
14 - Schneider Weisse Unser Original TAP 7
15 - OPA Bier
16 - Bierbaum Weiss Helles
17 – St. Gallen
18 - Schlau Hefeweizen
19 - Erdinger WeissBier
20 - Bohemia Weiss
21 - Petra Weiss Bier
22 - Erdinger Champ

Já estava começando a ficar um pouco cansado de degustar tantas cervejas de trigo parecidas. Essa é diferente.
Sigo eu, bem atrasado com os posts e tentando controlar o peso bebendo só de vez em quando.
Até o próximo......

Um comentário: