terça-feira, 20 de novembro de 2012

Kunstmann Torobayo Pale Ale - Diretamente do Chile

Mais uma cerveja degustada no encontro de terça-feira no Beer Code. Sinceramente não lembro quem é que trouxe essa cerveja lá do Chile, mas a lata de Kunstmann Trobayo Pale Ale estava lá e aproveitei para degustar um copo dela. 


Kunstamann Torobayo Pale Ale - Foto by Monich
Bela lata que chama atenção pelas cores e pelo rótulo. No copo um líquido cobre médio. Creme branco, bem formado, com média altura, boa consistência e média duração.
Aromas bem destacados de cereais e amadeirados. Também perceptível um frutado e florais do lúpulo. Mas a impressão é a de estar dentro de um silo de cereal.
No sabor nada de especial, um pouco de caramelo, leve amadeirado, amargor leve levedura aparente e novamente bastante cereal. O retrogosto é curto e maltado. 
Cerveja leve, de média carbonatação, que dá a impressão de ser feita na fazenda.
Como é a minha primeira cerveja chilena, fiquei positivamente impressionado. Mais pela expectativa que estava baixa do que realmente pela qualidade da cerveja. 
De qualquer forma gostaria de bebê-la novamente. Além do que a Kunstmann merece respeito por continuar fazendo diferentes cervejas em um país tão famoso por seus vinhos.

Resumex:
Estilo: 10A. American Pale Ale
Álcool (%): 5,0%
Ingredientes: Maltes de cevada, lúpulo, levedura e águas das montanhas valdivianas.
Cervejaria: 
Compañía Cervecera Kunstmann S.A.
Site: http://www.cerveza-kunstmann.cl/
Localização da Fábrica: Valdivia - Chile
Tipo de Copo: Tulipa
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Envase: Lata

Volume: 330 ml
Preço Médio: Não tenho ideia
Onde comprar: 
 Também não tenho ideia. No Chile, com certeza.
Degustada em: 15/07/2012


Curiosidades:
  • Immanuel Hermann von Lüttichau Kunstmann, de Dresden, Alemanha, em 1850 chegou em Valdivia a bordo de navio Hermann. Esscolhido para liderar o primeiro grupo de imigrantes alemães que começaram a chegar no país, em resposta à política de imigração dirigida por Vicente Pérez Rosales. Desde então, a família Kunstmann tem mantido e ampliado suas raízes e tradições nos Chile.
  • A Kunstmann promove, todo ano, a Bierfest em Valdivia. Festa Alemã no Chile? Isso mesmo. Veja mais informações no link da 10a. Bierfest .
  • Atualmente são 10 diferentes tipos de cervejas são produzidos pela Kunstmann.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 10. American Ale é subdividido em três:
10A. American Pale Ale
10B. American Amber Ale
10C. American Brown Ale
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Kunstmann Torobayo Pale Ale é classificada como 10A - American Pale Ale. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", uma American Pale Ale, em relação ao estilo tradicional inglês é mais amargo e alcoólico. Sua cor varia de amarelo-claro ao âmbar. Bons exemplos de Cerveja desse estilo são consideradas refrescantes e com aroma de lúpúlo levemente cítrico. A espuma deve ser branca e com boa retenção.

Cerveja em Vídeos:
Encontrei alguns vídeos sobre a Kunstmann e separei dois. O primeiro é um breve institucional bem interessante. O segundo é um comercial bem tosco:


Conhecendo a Kunstamnn 



Comercial Kunstamnn 


Ranking no Estilo:

Essa é a quinta American Pale Ale que eu degusto. Sendo assim, vamos atualizar o ranking no estilo:
01 - Schmitt Sparkling
02 – Dado Bier Red Ale
03 - OPA Bier Pale Ale
04 - Kunstmann Torobayo Pale Ale

05 - Coopers Original Pale Ale

Sigo eu, surpreso por encontrar boas cervejas até no Chile e continuando a degustar.


Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário