domingo, 29 de julho de 2012

Affligem Dubbel. Essas Belgas...

Essa Affligem Dubbel eu recebi de presente dos nossos grandes amigos Eduardo Paiva e Grazziella Dalla Vechia que a trouxeram diretamente de Curitiba. Junto dessa vieram outras que ainda irão aparecer por aqui. Detalhe ainda é que eles foram a Curitiba para o PSYCHO CARNIVAL 2012. Quem sabe eu e a Mimi vamos no ano que vem.
Affligem Dubbel - Foto by Monich
A aparência por si só já é um convite especial. Um líquido vermelho escuro e intenso.
O creme bege claro e altíssimo tinha uma excelentes consistência e durou bastante. Deixou marcas no copo de dar inveja.
Essa cerveja tem aromas bem complexos. É possível perceber frutas secas e escuras tipo ameixa e  também levemente aparece o aroma de cereal e os lúpulos herbáceos. Percebi ainda uma acidez bem suave.
O sabor é bem agradável com um dulçor leve e amargor médio. Toques de frutas escuras e vermelhas e um leve caramelo. O álcool também aparece mas bem inserido. O retrogosto é longo, sedoso, levemente doce e alcoólico. 
É uma cerveja com um corpo respeitável, carbonatação média-alta que aquece e agrada.
É uma cerveja que realmente surpreende. Muito complexa e equilibrada. Que pena não encontrar por aqui. Valeu Dudu e Grazi pelo presente.

Resumex:
Estilo: 18B. Belgian Dubbel
Álcool (%): 6,80%
Ingredientes: Água, malte, lúpulo e levedura.
Cervejaria: 
N.V. BR. Alken-Maes S.A.
Website: http://www.affligembeer.be/
Localização da Fábrica: Opwijk -  Halle-Vilvoorde - Bélgica
Tipo de Copo: Cálice Trapista
Envase: Garrafa
Volume: 330 ml
Temperatura de serviço: entre 8 a 10 graus
Preço Médio: Não tenho ideia mas imagino uns R$ 12 a R$ 15
Onde comprar: Novamente não encontrei em Joinville.
Degustada em: 27/02/2012.



Curiosidades:
  • Fundada em 1935, começou a produzir a Op-Ale, uma cerveja apreciada desde o princípio pelos consumidores. Em 1951 ganhou a medalha de ouro na Feira Internacional de Luxemburgo.
  • A atual fábrica de cervejas Affligem é mais conhecida hoje por sua cerveja de abadia do mesmo nome.
  • A Abadia de Affligem está situada na fronteira das províncias de Flandes oriental e Barbante Flameno.  Foi criada em 1704 por seis cavaleiros bandidos arrependidos que se assentaram em Affligem e se adaptaram a vina monástica dos beneditinos. A Abadia passou por grandes dificuldades durante sua história. As guerras entres Brabante e Flandes no final da idade média, as sucessivas guerras de independência, as guerras religiosas e a revolução francesa assolaram várias vezes a abadia e obrigaram os Monges a fugir. Mas sempre voltavam a Affligem.
  • A vida da comunidade ficou mais estável depois da segunda Guerra Mundial e os Monges tem tomados novas iniciativas com a criação de uma fazenda para os jóvens e a construção de um centro religioso e cultural.
  • Até a revolução francesa o trabalho de produção de cerveja era feito por pessoas leigas que para isso eram remuneradas. Depois os monges se encarregaram eles mesmos de fazer suas cervejas.
  • Durante a primeira Guerra Mundial os alemães confiscaram todas as panelas de cobre e a fábrica teve que suspender a produção e ficou fechada até que novas panelas foram compradas em 1.920.
  • Em 1.970 recebeu autorização, a atual fábrica Affligem bds, para produzir a cerveja de abadia com a Fórmula Antiga Ronovada.  Uma receita autêntica para produzir a cerveja com os insumos de hoje.Fonte:  http://www.affligembeer.be/  
Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 18. Belgian Strong Ale é subdividido em cinco:
18A. Belgian Blond Ale
18B. Belgian Dubbel
18C. Belgian Tripel
18D. Belgian Golden Strong Ale
18E. Belgian Dark Strong Ale
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Affligem Dubbel é classificada como 18B.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", Uma Belgian Dubbel é uma cerveja com forte presença de malte, sabor torrado de nozes e chocolate, pouco lúpulo e quase nenhum amargor. O aroma lembra banana e frutas não-cítricas. Gera uma espuma cremosa e persistente.

Cerveja em Vídeos:
Encontrei somente esse vídeo sobre a Affligem, mas vale dar uma olhada nele.
Como Servir uma Affligem
 


Meu Ranking no Estilo: 
Olhando meus registros essa é a terceira cerveja nesse estilo que eu bebo. Então vamos atualizar o ranking para o 18B. Belgian Dubbel:
01 – Leffe Brune
02 - Affligem Dubbel
03 - Bohemia Confraria
É um ciclo. De vez em quando o que mais procuro é lúpulo, outras vezes condimentos, outras refrescância e assim vai. Ainda bem que temos muitas opções para todas essas vontades.
Sigo eu, procurando cervejas novas e diferentes mas sempre revisitando as boas já bebidas.
Até o próximo...

2 comentários:

  1. Boa tarde Monich!
    Trabalhamos com a linha da Affligem, aqui na Beermaniacs, caso você queira maiores informações a respeito dos nossos rótulos entre em contato conosco! Desculpe pela indisponibilidade das Affligem, mas estamos trabalhando duro pra que você consiga achar elas por aí!
    Qualquer coisa é só me ligar!
    Um grande abraço!
    Felipe Kuss
    Beer Maniacs - Loucos por Cerveja!
    41 3084-9700
    beermaniacs.com.br
    @beermaniacs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, muito obrigado pelo contato e pela visita.
      Com certeza tenho interesse em saber quais são seus pontos de venda em Joinville.
      Vou ligar.
      Monich.

      Excluir