Brooklyn Brown Ale - Foto By Monich |
Os aromas também estavam excelentes com caramelo, mel, açúcar queimado, chocolate amargo, torrefação e um leve cítrico, provavelmente de lúpulo.
O sabor dessa cerveja também surpreendeu. Caramelo bem leve e toques de chocolate amargo. Notei ainda uma acidez fraca que não atrapalha e um amargor na medida. O álcool também se apresentou. O retrogosto é seco e amargo de curta persistência.
Cerveja de pouco corpo, baixa carbonatação, leve e muito agradável.
Pelos aromas espera-se uma cerveja mais encorpada e adocicada, mas, para minha grata surpresa, ela é leve e amarga. Muito boa. Essa Brooklyn Brown Ale você deve experimentar.
Resumex:
Álcool (%): 5,6 %
Ingredientes: Água, malte de cevada, lúpulo e levedura.
Cervejaria: Brooklyn Brewery.
Website: http://www.brooklynbrewery.com
Estilo: 10C. American Brown Ale.
Tipo de Copo: Taça
Volume: 355 ml
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus
Preço Médio: R$ 8,00
Onde comprar: Em Joinville já encontrei no Angeloni e no Beer Code do Shopping Garten.
País de origem: EUA
Localização da Fábrica: Nova Iorque - EUA
Degustada em: 25/10/2011.
Curiosidades:
- A cerveja Brooklyn nasceu de uma situação inusitada. O correspondente internacional da Associated Press Steve Hindy, que atuava em países do Oriente Médio onde a posse e o consumo de bebidas alcoólicas eram proibidos, aprendeu a fazer sua própria cerveja. Foi assim que, durante seis anos em terras distantes e não amigáveis ao tradicional hábito americano, ele pôde manter o costume de apreciar sua bebida favorita.
- Quando retornou aos Estados Unidos, Hindy se juntou ao ex-bancário Tom Potter e, em 1987, fundou a Brooklyn Brewery, com logotipo desenvolvido pelo designer gráfico Milton Glaser, criador do ícone I Love NY.
- A ampliação do leque de produtos também foi confiada a um mestre: o respeitado cervejeiro Garrett Oliver passou a atuar na Brooklyn Brewery, desenvolvendo novas cervejas que ganharam inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Outros detalhes da história da cerveja Brooklyn estão relatados no livro “Beer School: Bottling Success At The Brooklyn Brewery”.
Fonte: http://www.tartoni.com.br/blog/blog/a-historias-das-cervejas-brooklyn-novidade-do-cardapio-do-tarotni - Em 1989, o primeiro caminhão da empresa passou a fazer entregas de cervejas em Nova York.
- Em 1996 o prefeito Rudy Giuliani cortou a fita oficial da abertura da primeira cervejaria no Brooklyn em Williamsburg.
- Essa seria a primeira cervejaria de Nova York desde o fechamento da Schaefer & Rheingold fechada em 1976.
- Hoje a Brooklyn Brewery esta entre as 40 melhores cervejarias da America e Brooklyn Larger esta entre os chops tops em na cidade de Nova York.Fonte: http://novayorkturismo.com/cervejaria-brooklyn-brewery/
- A Brooklyn Brown Ale combina o melhor desses dois estilos clássicos e adiciona um caráter Americano, com boa presença dos lúpulos American Fuggle, Cascade e Willamette.
- A Brooklyn Brown Ale é uma das cervejas escuras mais populares do Nordeste americano.
Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 10. American Ale é subdividido em três:
10A. American Pale Ale
10B. American Amber Ale
10C. American Brown Ale
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Brooklyn Brown Ale é classificada como 10C - American Brown Ale. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", cervejas desse estilo possuem aromas com traços de nozes, caramelo e chocolate e com notas cítricas do lúpulo utilizado. O forte caráter maltado contrabalança o amargor que, junto cm a boa carbonatação e teor alcoólico, confere uma sensação seca ao final da degustação.
Cerveja em Vídeos:
Encontrei vários vídeos da Brooklyn mas nenhum específico da Brown Ale. Seguem dois que separei.
Brooklyn Brewery
Garrett Oliver - Harmonizar Cervejas e Comidas
Ranking no Estilo:
Consultando meus arquivos essa é a segunda cerveja nesse estilo que eu degustei. Vamos atualizar o ranking:
01 - Brooklyn Brown Ale
02 - Devassa Negra
Sigo eu, animado por tanta opção de cervejas diferentes atualmente e fazendo uma nova lista de compras.
Até o próximo...
Sigo eu, animado por tanta opção de cervejas diferentes atualmente e fazendo uma nova lista de compras.
Até o próximo...
Monich, a próxima vez que tomar essa cerveja, não deixe de grelhar um bife de contra filé grosso numa chapa muito quente apenas com sal grosso e pimenta-do-reino. Tire no máximo ao ponto e coma com a brown ale do lado.
ResponderExcluiré sensacional
abraço
Panela de Malte
João, realmente uma dica de dar água na boca.
ExcluirVou fazer com certeza ainda essa semana.
Posto o resultado depois.
Valeu pela visita e pelas sugestões.
Um grande abraço.
Monich
Bah! Vocês dois harmonizando essa cerveja e eu com uma Old Ale e uma Strong Ale na geladeira, terminando a maturação... acho que minha leva engarrafada vai encolher.
ResponderExcluirSalve confrade Fernando.
ExcluirSão cervejas que você fez é isso?
Compartilha umas fotos aí.
Abraços.
Monich