domingo, 23 de dezembro de 2012

Jennings Sneck Lifter - Já Experimentou uma Old Ale?

Grande ideia essa de fazer a assinatura no Have a Nice Beer. Mesmo que, após a distribuição via assinatura, essas cervejas estejam disponíveis nas lojas especializadas em cerveja, aqui por Joinville elas normalmente não chegam. Então, em alguns casos, essa é a única oportunidade de tê-las sem sair da cidade. A cerveja degustada dessa vez foi a Jennings Sneck Lifter.


Jennings Sneck Lifter - foto by Monich
Aparência incrível, com um líquido rubi escuro, quase cobre. Belíssimo creme perolado, bastante alto, com uma excelente consistência e uma boa duração, sobrando um dedo sobre o líquido até o fim da cerveja. 
Nos aromas é possível você sentir o café, que novamente me lembrou as balas soft de café, um leve aroma de chocolate e ainda algo floral do lúpulo. 
Nos sabores o chocolate, o café e um levíssimo tostado. O amargor médio alto também está presente. O retrogosto é longo e amargo.
Apesar da complexidade é uma cerveja de corpo médio mas suave, de média carbonatação e que acabou esquentando um pouco a garganta, mesmo com apenas 5,1% de álcool. Essa é uma cerveja que tanto eu como a Mirian gostamos bastante. 
Tranquilamente beberíamos mais uma na sequência e outros copos em outros dias.
Também agradou mais do que a Jennings Cumberland Ale que já havíamos degustado.

Resumex:

Estilo: 19A. Old Ale (há controvérsias)
Álcool (%): 5,10%
Ingredientes: Água, malte de Cevada, lúpulo e levedura.
Cervejaria: Jennings Brewery

Grupo: Marston's Beer Company
Site: www.jenningsbrewery.co.uk
Localização da Fábrica: Lake District - Inglaterra
País de origem: Inglaterra
Tipo de Copo: Pint
Temperatura de serviço: entre 8 e 12 graus.
Volume: 500 ml
Preço Médio: R$ 20,00
Onde comprar: 
 Em Joinville eu ainda não encontrei.
Degustada em: 10/08/2012

Mais sobre o Estilo:

Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 19. Strong Ale é subdividido em três:
19A. Old Ale
19B. English Barleywine
19C. American Barleywine
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Jennings Sneck Lifter é classificada como 19A. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", originalmente as Old Ales eram cervejas envelhecidas durante meses, e às vezes durante anos e consideradas ideais para aquecer no inverno. Mesmo, atualmente, não sendo tão envelhecidas ainda guardam um pouco da tradição e são ricas no aroma frutado, frequentemente amargas, mas atenuada pela suavidade do malte. O malte domina no aroma, que também apresenta notas adocicadas de caramelo, melado e toffee. Cor de âmbar-claro ao marrom escuro e sabor de nozes e caramelo.

Curiosidades:

  • Jennings Brewery foi fundada na cidade de Lorton (situado entre Keswick e Cockermouth) em 1828 por John Jennings (1783 - 1876), filho de William Jennings (1751 - 1848).
  • Hoje pertence à Marston's Beer Company.
  • A cervejaria está localizada ao lado do castelo de Cockermouth, no distrito de Lake.
  • A Jennings Cumberland Ale é produzida utilizando três diferentes lúpulos: Challenger, Fuggles e Goldings.
  • Cri­ada em 1990 co­mo cer­ve­ja sa­zonal, ra­pida­men­te pas­sou a ser uma das ma­is pe­didas do por­ti­fi­olio da cer­ve­jaria.
  • fonte: http://www.costibebidas.com.br/produto_detalhado.php?referencia=cerveja-jennings-sneck-lifter-500ml-&categoria=167
  • A Jennings Sneck Lifter já recebeu diversos prêmios como o de ouro no Be­er Chal­lenge de 2009.
  • No dialeto do norte “sneck” significa trinco da porta e “sneck lifter” era antigamente um homem que levantava o trinco da porta dos bares para comprar cerveja, na esperança de encontrar lá amigos que pudessem convidá-lo para tomar uma ou duas cervejas. Fonte: http://cervanossa.wordpress.com/category/pais/inglaterra/

Cerveja em Vídeos:

Vou repetir dois videos que apresentam a visita na cervejaria e um rápido tour. O outro vídeo é um link para o próprio Website da cervejaria em que é feita uma análises da Jennings Sneck Lifter:


Visita na Cervejaria


Um Rápido Tour

Lúpulo fresco é outra coisa!!!!!

Ranking no Estilo:
Segunda cerveja desse estilo pouco degustado por mim e pouco produzido nacionalmente. Vamos atualizar o ranking no estilo.
01 - Jennings Sneck Lifter  
02 - OPA Bier Weihnacht's

Sigo eu, na correria, mas degustando e postando. 


Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário