sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

La Trappe Quadrupel - Uma cerveja Trapista da Holanda

Era quinta-feira e combinamos com o James e o Roger de degustar algumas cervejas caseiras lá em casa para avaliar as amostras que iríamos enviar para o concurso da Bierland. Cada um trouxe algumas caseiras de sua produção e o Roger ainda nos presenteou com uma bela cerveja trapista. A La Trappe Quadrupel.


La Trappe 
Surpreende já pela garrafa diferenciada e com rolha. Líquido laranja escuro, nada translúcido. Creme perolado de excelente altura, incrível consistência e ótima duração.
Excelente buquê com aromas de frutas vermelhas, amora caramelo e álcool.
No sabor, o dulçor predomina, com muitas frutas morango e amora e álcool perceptível com uma leve picância. Retrogosto longo, alcoólico e doce. 
Cerveja bem encorpada de carbonatação média baixa, que aquece muito e deve ser degustada lentamente e, no caso dessa garrafa, sugiro dividir com mais amigos.

Resumex:
Estilo: 16E. Belgian Specialty Ale
Álcool (%): 10%
Ingredientes: Água da fonte de Koningshoeven, cevada, lúpulo e fermento.
Cervejaria: 
De Koningshoeven.
Site: http://www.latrappe.nl
Localização da Fábrica: Vila de Berkel-Enschot - Holanda
Tipo de Copo: Cálice Trapista
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus.
Envase: Garrafa

Volume: 750 ml
Preço Médio: R$ 45,00
Onde comprar: 
 Em Joinville é fácil encontrar essa cerveja. Já vi no Angeloni, no Beer Code,  no Empório Dublin e no Mais Bier Brew Pub.
Degustada em: 16/08/2012


Curiosidades:
  • A cerveja trapista é um tipo de cerveja produzida sob a supervisão de monges da Ordem Trapista. Dos 171 mosteiros trapistas existentes no mundo apenas oito produzem cerveja certificadas. Seis estão na Bélgica, um na Holanda e um na Áustria.
  • A La Trappe é produzida no monastério de “Onze Lieve Vrouw van Koningshoeven” na província de North Brabant onde, desde 1884, os monges vêm produzindo uma verdadeiramente gloriosa cerveja, para reais conhecedores, utilizando métodos tradicionais. Fonte: http://www.buw.com.br/info_latrappe.htm
  • Os monges trapistas já não trabalham mais na produção, mas continuam de olhos atentos em todo o processo e são os proprietários da marca registrada La Trappe. Somente se a cerveja é realmente produzida em um monastério trapista ela pode ser chamada de cerveja trapista. Uma garantia de autenticidade, técnica e tradição.
    Fonte: http://www.buw.com.br/info_latrappe.htm

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 16. Belgian & French Ale é subdividido em cinco:
16A. Witbier
16B. Belgian Pale Ale
16C. Saison
16D. Bière de Garde
16E. Belgian Specialty Ale
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A La Trappe Quadrupel é classificada como 16E. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", o estilo Belgian Specialty Ale acomoda uma ampla faixa de cervejas Ale belgas. Normalmente cervejas produzidas como produtos únicos e exclusivos. 

Cerveja em Vídeos:
Encontrei alguns vídeos sobre a La Trappe e alguns deles sobre a Quadrupel, então separei dois deles.


Comercial La Trape Quadrupel 



La Trape Quadrupel - Análise Bier & Wein


Ranking no Estilo:
Considerando esse estilo essa é a primeira que eu degusto, então é hora de criar um novo ranking no estilo:
01 - La Trappe Quadrupel

Sigo eu, degustando muitas nessa época e preparando muitos novos posts.

Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário