domingo, 2 de dezembro de 2012

Rock your taste. Way Beer Irish Red Ale.

Já bebi essa cerveja várias vezes mas não havia registrado nada sobre ela e nem ao menos eu havia tirado fotos. Aproveitei o encontro de terça-feira, no Beer Code, e degustei novamente a Way Irish Red Ale.


Way Beer Irish Red Ale - foto by Monich
Bela cerveja com um líquido cobre escuro, quase pinhão mas levemente turvo. Creme branco perolado, de ótima altura, de incrível consistência e ótima persistência.
Aromas bem complexos mas bem destacados e agradáveis. Predominância de malte mas perceptíveis também leve caramelo, panificação, um toque de biscoito e leves frutas vermelhas. Lúpulos herbais aparecem para complementar.
No sabor o início apresenta um dulçor com um leve tostado. Logo aparece um amadeirado e um leve amargor equilibra muito bem. Mesmo sedosa ela termina mais seca. O retrogosto é persistente e equilibrado. Cerveja de corpo médio baixo, de pouca carbonatação, que agrada bastante pela complexidade e pelo equilíbrio.
Excelente cerveja essa da Way. Eu gosto desse estilo e acho que a Way soube fazer essa cerveja de um jeito especial. Experimente essa.

Resumex:
Estilo: 9D. Irish Red Ale
Álcool (%): 5,0%
Ingredientes: Água, malte, lúpulo e levedura.
Cervejaria: 
Cervejaria Way.
Site: http://www.waybeer.com.br
Localização da Fábrica: Pinhais - Paraná - Brasil
Tipo de Copo: Pint
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Envase: Garrafa

Volume: 310 ml
Preço Médio: R$ 10,00
Onde comprar: 
 Em Joinville já encontrei no quiosque Beer Code e na OPA Store.
Degustada em: 15/07/2012


Curiosidades:
  • Na receita da Way Beer Irish Red Ale são utilizados cinco diferentes maltes caramelizados, lúpulos ingleses, água com sais e levedura de alta fermentação.
  • Não há um consenso sobre o motivo original da cor avermelhada das Red Ales, mas hoje isso se dá pela utilização de um pouco de malte torrado. 
  • O jornalista britânico Michael Jackson, apelidado de Beer Hunter, autor de vários livros sobre a bebida, foi o responsável pela valorização desse estilo. No livro Ultimate Beer ele descreve esse estilo como carregado de doçura e cremosidade. A presença de amargor é de média a baixa e quase não há aroma de lúpulo, mas sempre mantendo o equilíbrio com o malte típico da boa cerveja.
    Fonte: http://www.waybeer.com.br/cerveja/irish-red-ale/.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 9. Scottish E Iris Ale é subdividido em cinco:
9A. Scottish Light 60
9B. Scottish Heavy 70
9C. Scottish Export 80
9D. Irish Red Ale
9E.Stong Scotch Ale 
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Way Beer Irish Red Ale é classificada como uma 9D Irish Red.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", uma Irish Red é bastante maltada com leves toques amanteigados, frutados e, às vezes, toffee. Produz uma espuma cremosa e clara, usam pouco lúpulo e é pouco encorpada. Normalmente, em sua produção é utilizado um pouco de malte de cevada torrada para conferir cor e sabor levemente torrado..

Cerveja em Vídeos:
procurei bastante mas não encontrei vídeo sobre essa cerveja. Fica para a próxima então.

Ranking no Estilo:
Essa é a terceira cerveja desse estilo que bebo. Particularmente gosto bastante desse estilo e só agora percebi que sempre bebo a mesma. Vou procurar outras para degustar. Vamos atualizar o ranking:
01 – Murphy's Irish Red
02 - Way Beer Irish Red Ale
03 - Leuven Red Ale

Sigo eu, a cada dia mais curioso e feliz por tantas novas boas opções de cervejas.


Até o próximo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário