sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Prêmio Destaques 2012 BBC - Conheça os Vencedores

Depois da campanha online #cervejadeverdade e do Dia da Cerveja Brasileira, os Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC) decidiram prestar suas homenagens àqueles que estão na linha de frente do mercado nacional: cervejarias, lojas especializadas, importadores... Enfim, aos que têm tornado possível que o público caminhe em direção ao ideal que propagamos, de beber menos e beber melhor, e de fazer com que cada cerveja bebida seja uma experiência única. 


A partir deste ano, o grupo organiza também o Prêmio Destaques do Ano BBC, que elege, por livre escolha (sem lista de indicados) dos blogueiros, os melhores em seis categorias: Lançamento, Cervejaria, Comunicação, Inovação, e as menções honrosas de Melhor Importação e Acontecimento Cervejeiro.

Blogueiros que mantenham qualquer tipo de atividade comercial relacionada a uma categoria ficam impedidos de votar nestas categorias. Nas demais categorias, não há impedimento. 

Conheça os Vencedores



Parabéns aos vencedores. 

Abaixo é possível entender um pouco sobre cada categoria e os meus votos nesse prêmio.

LANÇAMENTO
Cerveja, independentemente de estilo, desde que registrada pelo Ministério da Agricultura e comercializada pela primeira vez entre 1o. de janeiro e 30 de novembro de 2012, que se destaque na avaliação dos jurados, em qualidade, aromas e sabores.
Meu voto foi para a cerveja Bierland Blumenau pelo fato dela resgatar um pouco da história da cerveja na cidade e região. Degustei essa cerveja na festa de aniversário da Bierland e surpreendeu bastante no sabor e no amargor. 

CERVEJARIA 
Cervejaria, independentemente de porte, desde que registrada pelo Ministério da Agricultura, que se destaque na avaliação dos jurados devido à qualidade dos produtos e a ações de propagação da cultura cervejeira.
Votei na Cervejaria Bodebrown porque além de inovar em seus produtos tem sua cervejaria escola, envolve os caseiros em suas ações, preocupa-se com a aprendizagem constante, enfim, LUTA na linha de frente na revolução cervejeira nacional. 

COMUNICAÇÃO
Cervejaria, independentemente de porte, desde que registrada pelo Ministério da Agricultura, que se destaque na avaliação dos jurados em relação ao uso das ferramentas de comunicação voltadas para o público e para a mídia especializada.
Escolhi a Eisenbahn porque, na minha opinião, foi a cervejaria que mais ações fez e que sempre recebo divulgações. Também destaco o #PROVETUITE conduzido pelo Juliano Mendes e transmitido via Twitcam

INOVAÇÃO
Contribuição de caráter inédito, de pessoa ou empresa, para o desenvolvimento do meio cervejeiro, seja novo método de produção, produto, modelo de negócios, etc.
Meu voto nessa categoria foi pensando uma forma nova de evoluir nos mercados e acho que o Kit Single Hop da Way é realmente merecedor desse prêmio, mesmo eu não tendo voltado nele. Minha opção foi pela aposta arriscada mas corajosa da Cervejaria Colorado em levar seus produtos para o mercado norte americano. 

MENÇÃO HONROSA MELHOR IMPORTAÇÃO 
Prêmio simbólico para a cerveja estrangeira regularmente importada, sob responsabilidade de uma distribuidora juridicamente constituída, que se destaque na avaliação dos jurados, em qualidade, aromas e sabores.
Novamente fiquei com bastante dificuldade na escolha pois esse anos tivemos ótimas novidades e importações de excelente qualidade. Meu voto foi para as importações da Anchor Brewing Company mas as vencedoras representam muito bem essa categoria.

MENÇÃO HONROSA ACONTECIMENTO CERVEJEIRO
Prêmio simbólico para os demais aspectos do meio cervejeiro, como eventos e produtos de divulgação da cultura cervejeira.
2012 foi um ano cheio de excelente acontecimentos cervejeiros, com muita movimentação e crescimento de público. A divulgação da cultura, na minha opinião, é o objetivo mais importante. Assim conseguimos crescer pelas críticas construtivas, aumentar o público e garantir evolução sustentável no mercado cervejeiro. Minha aposta foi para o Festival Brasileiro da Cerveja que aconteceu em Blumenau pela coragem de unir Artesanais e caseiros e ainda o South Beer Cup em um evento do tamanho da nossa vontade de degustar. Considerando o momento atual e as implicações e impeditivos da venda de cerveja caseira, acredito, tristemente, que jamais teremos um evento desse porte novamente no Brasil. isso não quer dizer que o Festival em 2013 não será bom, pelo contrário, lá estarei e tenho certeza que será um grande evento, mas entendamos todos, não é a mesma coisa.

Bom, vocês podem perceber que nenhum dos meus votos foi certeiro, hehehehe, mas não há como discordar dos vencedores. Todos são merecedores. 

Fico eu, contente pela evolução desse mercado em 2012, pelos desafios de 2013, pelo respeito à democracia dos votos e por ter participado do BBC e das suas ações nesse ano.

Parabéns especial a todos os Blogueiros Brasileiros de Cerveja. Unidos somos mais fortes.

Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário