segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Stark Bier - Cerveja Colaborativa

Esse é um dos motivos de participar de um grupo de entusiastas por cerveja. Só assim conseguimos experimentar cervejas únicas, sejam elas de cervejeiros caseiros ou ainda produções exclusivas de cervejarias artesanais. Tivemos o grande prazer de degustar a Stark Bier feita na Das Bier e trazida pelo Rubens Deeke para o nosso encontro no Beer Code. 


Stark Bier nos copos - foto by Mirian
Aparência convidativa com um líquido rubi, levemente escuro e brilhante. Creme perolado, de média altura. ótima consistência e boa duração. 
No aroma, notas tostadas, leve caramelo, um pouco de chocolate amargo, frutas passas, um herbal do lúpulo e o álcool também apareceu.
Sabor tão complexo como os aromas. Inicia com um dulçor leve, com toques de toffee, chocolate, café e frutas secas. Um levíssimo amargor aparece na forma herbal mas também é possível sentir que um pouco desse amargor vem dos maltes torrados.
O retrogosto é longo, licoroso e levemente alcoólico, esquentando as coisas, 
Cerveja bem encorpada, de carbonatação média baixa, que desafia o olfato e o paladar com seus buquês, com sua textura sedosa e sua potência alcoólica. 
Bela cerveja, que merece ser degustada em médios goles, valorizando todos seus ingredientes e todo o cuidado com que foi feita.


Resumex:
Estilo: 9E. Strong Scotch Ale
Álcool (%): entre 7,0% e 7,5%
Ingredientes: Água, malte, lúpulo, levedura e rapadura..
Cervejaria: 
Das Bier (feita lá mas colaborativamente. Vejas as curiosidades)
Site: http://www.dasbier.com.br
Localização da Fábrica: Gaspar - SC
Tipo de Copo: Taça
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus.
Envase: barril

Volume: Copos de 300 ml
Preço Médio: Não tenho ideia
Onde comprar: 
 Pelo que pesquisei não tem como comprar. Foi uma produção única.
Degustada em: 15/07/2012


Curiosidades:
  • A Stark Bier foi elaborada durante o terceiro Festival Brasileiro da Cerveja que ocorreu em 2012 em Blumenau.
  • Ela foi produzida colaborativamente por cervejeiros revolucionários das cervejarias Das Bier (Gaspar/SC), Coruja (Porto Alegre/RS), Bodebrown (Curitiba/PR), Colorado (Ribeirão Preto/SP), Wäls (Belo Horizonte/MG) e Way (Pinhais/PR).
  • O nome da cerveja leva um toque germânico já que o Bier ficou em alemão e Stark significa Forte. Ou seja, Cerveja Forte.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 9 Scottish Anda Irish Ale é subdividido em cinco:
9A. Scottish Light 60
9B. Scottish Heavy 70

9C. Scottish Export 80
9D. Irish Red Ale

9E. Strong Scotch Ale
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Stark Bier é classificada como 9E. Conforme tradução do BJCP, cervejas desse estilo possuem aroma maltoso e com caramelo  aparente. O líquido possui cor de cobre claro a castanho escuro, frequentemente com reflexos rubi profundos. É límpida e normalmente possui um colarinho bege e volumoso. O sabor é ricamente maltoso, com caramelização, notas de malte torrado ou de fumaça podem estar presentes. Sabor e amargor de lúpulo de baixo a médio baixo, portanto o sabor do malte deve dominar.

Cerveja em Vídeos:
Nada de vídeos sobre a Stark Bier. Paciência. Seria bem legal se eles tivessem filmado o processo de produção, a brassagem, etc.. Fica a dica. Se precisarem alguém para filmar, estou por aqui. hehehe


Ranking no Estilo:
Essa é a segunda Strong Scotch Ale que eu degusto. Engraçado é que quando fui verificar as pontuações elas realmente empatarem. Mesmo assim, ainda acho que a Bodebrown fica na frente, então, vamos atualizar o ranking no estilo:
01 - Bodebrown Wee Heavy
02 – Stark Bier

Sigo eu, feliz por pode fazer novos amigos nesse mundo cervejeiro e poder dividir, com eles, várias boas cervejas.

Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário