segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Eisenbahn Lust - Temos poucas dessa no mundo

Pergunta pro Monich, ele gosta de cerveja! Cada vez escuto mais isso e, na verdade, gosto muito. À medida que o pessoal vai sabendo que fazemos e degustamos cerveja facilita muito o pensamento "que presente vamos dar para ele?", seja no aniversário, natal, etc.. Realmente isso facilita muito o pensar, porém ficam na dúvida qual cerveja comprar, que copo eu ainda não tenho e assim vai. Nossa equipe de trabalho, aqui na firma, também pensou assim e bastou uma ligação para a Mimi dar as Dicas. No aniversário de 2012 ganhei algumas de presente da Sandrine, do Rafa e do Tiago. Muito obrigado mesmo pessoal. Não podia ser diferente e iniciei a degustação pela Eisenbahn Lust


Eisenbahn Lust - foto by Monich

Já antes de abrir é possível ver que trata-se de uma cerveja diferenciada, disponível em garrafas de 750ml ou 375ml à moda espumante, rolhadas. 


Eisenbahn Lust já nas taças - Foto by Monich

Nas taças um líquido dourado muito límpido e brilhoso. Creme branco, altíssimo, de excelente consistência e longa duração. Belas marcas ficaram no copo. 
Destaque especial para os aromas complexos dessa cerveja. Consigo sentir o fermento, muito frutado (frutas secas) e o álcool também aparece. 
O sabor também surpreende. Iniciando com um adocicado leve, muitas frutas e um toque picante. O gosto também lembra um pouco vinho frisante. O retrogosto é longo e quente.
É uma cerveja de corpo médio, com altíssima carbonatação que, mesmo com esse teor alcoólico, consegue refrescar nos primeiros goles.
Realmente é uma cerveja muito diferenciada. Todo o seu processo de produção gera complexos aromas e sabores. O preço é alto mas acredito que é proporcional ao custo de produção, então, na verdade, não é uma cerveja para ser degustada a todo momento, mas sim em momentos especiais.

Resumex:
Estilo: 18D. Belgian Golden Strong Ale.  
Álcool (%): 10,50%
Ingredientes: Água, malte, lúpulo e fermento.
Cervejaria: Sudbrack Cervejaria.
Grupo: Kirin 
Site: http://www.eisenbahn.com.br  
Localização da Fábrica: Blumenau - SC - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Flauta
Temperatura de serviço: entre 2°C. e 4°C.
Envase: Garrafa.
Volume: 375 ml
Preço Médio: R$ 50,00.
Onde comprar: Em Joinville não é difícil encontrar. Já vi em várias lojas de cervejas e até nos supermercados Giassi e Angeloni.
Degustada em: 18/08/2012.

Curiosidades:
  • A Eisenbah Lust é produzida com apenas um único tipo de malte.
  • Seu processo de produção é diferenciado, pois passa por uma refermentação em garrafas de cerveja com rolhas, utilizando o método champenoise.
  • A Eisenbahn foi a terceira cervejaria do mundo a utilizar esse método Champenoise. As duas primeiras cervejarias foram belgas.
  • A Eisenbahn tem um website exclusivo para a cerveja Lust.
    Acesse http://www.eisenbahnlust.com.br e conheça todo o processo de produção dessa cerveja e também outras informações interessantes.


Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 18 Belgian Strong Ale é subdividido em cinco:
18A. Belgian Blond Ale
18B. Belgian Dubbel
18C. Belgian Tripel
18D. Belgian Golden Strong Ale
18E. Belgian Dark Strong Ale
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Eisenbahn Lust é classificada como 18D. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", Belgian Golden Strong Ale é um dos mais clássicos estilos de cerveja. São bebidas fortes, muito frutadas, com bastante lúpulo (amargas) e com alto teor alcoólico. São cervejas que produzem uma espuma densa e cremosa, porém são claras, efervescentes e provocam sensação crocante e seca
.

Cerveja em Vídeos:
Encontrei alguns vídeos, uns inclusive do pessoal sabrando a Eisenbahn Lust. Separei três deles, vejam aí:

Eisenbahn Lust por Juliano Mendes
 



CervejaCast - Episódio 8 - cerveja com jeitão de Champagne





Danian Sabrando a Eisenbahn Lust



Ranking no Estilo:
Apesar de já termos um ranking para o estilo 18D. Belgian Golden Strong Ale não acho justo comparar cervejas que passam pelo processo de champenoise com outras que não, então, vamos criar um rankint específico para Bière de Champagne / Bière Brut.
01 - Eisenbahn Lust

Sigo eu, agradecendo os amigos pelos presentes e convidando todos para sempre que possível, degustarmos juntos.

Até o próximo...

Um comentário: