quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Arcobräu Premium Urfass - Muita Tradição

Era uma terça-feira, eu já tinha trabalhado bastante e estava cansado. Também já havia degustado 2 outras cervejas mas que não agradaram muito. Então pensei, não dá para ir dormir com gosto de cerveja ruim na boca. Para não correr risco tomei duas decisões, a primeira foi escolher uma cerveja que veio na assinatura do Have a Nice Beer. A segunda decisão foi escolher uma cerveja alemã. Difícil essa combinação dar errado. Então acabei ficando com a Arcobräu Premium Urfass
Arcobräu Premium Urfass - foto by Monich
Essa cerveja é feita em uma cervejaria que tem muita história e tradição no Sul da Baviera. Além disso, essa é uma cerveja de um estilo bem peculiar e que não possui muitas opções disponíveis. " Líquido amarelo claro brilhante e translúcido Creme branco bem formado e de média altura pouca consistência e pouca duração Aromas bens leves com presença de cereal e damasco Sabor predominantemente maltado, com toques de cereal, biscoito e um amargor bem leve O retrogosto é longo e maltado. Cerveja levíssima de carbonatação média e refrescante É uma cerveja simples, muito bem feita, ideal para dias quentes pois não é enjoativa, nem alcoólica demais nem tampouco muito doce. Esse seria um padrão ideal para cervejas de massa no Brasil.

Resumex:
Estilo: 1E. Dortmunder Export
Álcool (%): 5,20%
Ingredientes: Água, malte de cevada e lúpulo
Cervejaria: Arcobräu Graflides Brauhaus GMBH & Co.
Site: http://www.arcobraeu.de/en/
Localização da Fábrica: Moos - Baviera - Alemanha
País de origem: Alemanha
Tipo de Copo: Chopp
Temperatura de serviço: entre 5°C. e 7°C.
Volume: 500 ml
Preço Médio: R$ 20,00.
Onde comprar: Não encontrei essa para vender em Joinville
Degustada em: 04/09/2012

Curiosidades:
  • A cervejaria é administrada pela mesma família desde sua fundação em 1567, quando ainda chamava-se Schlossbrauerei, a Arcobräu é uma cervejaria alemã tradicional do sul da Baviera.
  • Você encontra um excelente resumo sobre a crevejaria na revista do Have a Nice Beer do mês de Julho de 2012.  Fonte: http://www.haveanicebeer.com.br/mags/julho-2012
Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 1. Light Lager é subdividido em cinco:
1A. Lite American Lager
1B. Standard American Lager
1C. Premium American Lager
1D. Munich Helles
1E. Dortmunder Export
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Arcobräu Premium Urfass é classificada como 1E. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", esse estilo é originário da região de Dortmund na Alemanha. As cervejas desse estilo são bem equilibradas (malte x lúpulo), de média carbonatação espuma branca e consistent e com um retrogosto amargo. No aroma é mais leve que uma Pilsen porém no sabor são mais fortes, amargas e picantes.

Cerveja em Vídeo:
Está mais difícil encontrar vídeos para essas cervejas. Então dessa vez ficamos sem vídeo mesmo.

Ranking no Estilo:
Apesar de ser a segunda que eu bebo desse estilo ela já assume a liderança. Vamos atualizar o ranking no estilo:
01 - Arcobräu Premium Urfass
02 - Pilsen Ambar

Interessante como cervejas que, mesmo não surpreendendo tanto, ainda assim merecem atenção porque são saborosas e não apresentam defeitos.

Sigo eu, trabalhando bastante mas mesmo assim degustando e postando com alegria. 

Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário